domingo, 15 de setembro de 2013

Baby Tyler - 14 meses

  Os progressos do Tyler continuam. Essa idade é tão legal, né? Todo mês tem novidade.

  Ele continua gostando bastante de bater palmas. Bate palmas andando, comemora quando encaixa o bloco no buraco certo e às vezes bate palma até mamando. Sei lá, vai ver está me parabenizando pelo leite aquele dia estar particularmente gostoso. Tão delicioso que merece até aplausos! Obrigada, obrigada. Eu me esforço. Gostaria de agradecer à Feira do Produtor que providenciou as frutas orgânicas, ao Fortinos, onde eu faço quase todas as minhas compras, ao Canadian Tire, onde eu comprei as panelas e... o quê? Acabou meu tempo? Ok.
  O Tyler também já dá tchauzinho e às vezes até fala "ta ta" (tchau tchau). Quando quer descer da cadeirinha, ele já aponta pro chão e fala "de de de".
 E continua gostando muito de andar. Se eu abrir a porta da frente e der bobeira, pronto, lá vai ele! Dispara em direção à rua. Quer dizer, nas primeiras vezes ele tentava ir até a rua. Agora ele já sabe que não pode, então vai até a calçada e segue andando, andando, andando, vai dando a volta no quarteirão. Até que chega na casa preferida dele, aí ele sempre trava. É que essa casa tem o quintal da frente todo enfeitado, com florzinhas, arbustinhos, uma bicicletinha, um coelhinho... Enfim, um sonho!! Aí ele sempre quer ir lá mexer. Então eu dou meia volta nele, ele reclama um pouco e já volta a dar no sentido contrário. O importante é seguir andando!

  Além de andar, ele também gosta de simplesmente ficar brincando ali na frente de casa. Anda pra lá, anda pra cá, mexe nas flores, pega pauzinhos, come pedrinhas... Ele e o Nathan também gostam de arrancar folhas e ficar colocando no escapamento do carro ou na parte da frente, pra enfeitar. :-)

  Dentro de casa, o lugar preferido é o banheiro! Talvez porque seja o cômodo proibido da casa. Lá ele adora ficar batendo as portas do armário. Faz um barulhão, o que é extremamente divertido! Outra atividade muito legal é brincar com a aguinha da privada. Pena que mamãe não deixa... De tanto ouvir "não", agora ele chega perto da privada, começa a abrir, aí fecha com tudo e fala "No no!". :-)
 
  Fora o banheiro, o que ele mais gosta são interruptores! Ele sempre aponta pra eles e fica falando "Uá! Uá!" (que significa lá). Aí eu pego no colo e ele fica brincando de acender e apagar uma luz. Foi muito legal o dia que ele entendeu como funcionava. Primeiro ele colocou a mãozinha, apertou, tentou puxar, até que plim! A luz acendeu. Aí ele voltou a mexer, mexer, mexer, até que plom! A luz apagou. Aí ele captou que aperta em cima pra acender e embaixo pra apagar. Aí ele fica brincando de acender, olha pra luz, apagar, olha pra luz. Ele pode ficar repetindo isso minutos a fio. E mesmo assim, a cada acendida ou apagada ele olha pra lâmpada, maravilhado e sorrindo, com aquela cara de "Uau! Fui eu que fiz isso!". :-)
  Ele também aprendeu a desligar/desligar a televisão, aumentar/abaixar o volume e gosta muito de ficar praticando, pra ver se entendeu mesmo. Ele também gosta de pegar o controle remoto do videogame e ficar fuçando. E não adianta dar um controle desligado, que ele não é bobinho. :P

  Esses dias eu o deixei ir na minha plantação de tomates pela 1a.vez. Quando vi, ele estava dando dentada em um dos tomates, hehehe. Colhi pra ele, pausa para gritos enquanto eu lavava o tomate, aí devolvi. Ele adorou!! Comeu aquele tomatão inteirinho, como se fosse uma maçã. Desde esse dia, os tomateiros estão sempre na mira dele. Hoje mesmo estávamos no quintal de manhã, e lá foi o Tyler providenciar o seu próprio lanchinho. À tarde fui recolher roupa no varal e aproveitei pra colher mais alguns que pareciam maduros o suficiente. Quando entrei em casa com aqueles tomates, o Tyler enlouqueceu!! Já quis comer mais um. Até aí tudo bem, o chato é a bagunça/sujeira que ele faz. Bom, pelo menos hoje ele tava usando um body vermelho. :-)

 Com minha cestinha e roupa branquinha, pronto para a colheita

 Colhendo

 Comendo

 
 Quintal também é lugar de ficar deitado, só relaxando

  Antigamente, quando o Tyler acordava de madrugada, ficava deitado chorando até eu chegar. Nos últimos tempos, não exatamente chorando. Ele chorava um pouquinho, esperava, se eu não chegasse chorava mais um pouquinho, esperava novamente e assim ia. Aí passou a ficar esperando sentadinho na cama.  E nas últimas 2 semanas, começou a fugir da cama. Se ele chora e eu não apareço logo, ele desce da cama e sai me procurando pela casa. E em alguns vezes ele nem chorou, simplesmente apareceu! De dia ele tem feito isso, também. Acorda, dá uns resmunguinhos e, quando eu penso que voltou a dormir, ele aparece na sala. Tá ficando independente o menino. :-)

  O Tyler gosta de comer no cantinho. Se dou uma bolacha pra ele, corre pro canto pra comer. Por outro lado, se dou banana, ele gosta de comer na frente da tv. Vai entender...

  Dia desses a gente tava se preparando para sair, aí ele subiu no carro e sentou no banco. Ficou lá quietinho, sentadinho. O Alessandro passou o cinto nele e continuou lá, pronto para passear. Deu até dó de tirar. :-)

O Tyler adora subir no criado-mudo e brincar de abajur. Muitas vezes acorda e vai direto da cama pra lá.

 
  Acho que por hoje tá bom. Mês que vem tem mais.












quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Menino Nathan no jardim de infância

  Aqui no Canadá 4 anos é a idade de se começar o jardim de infância "oficial"  nas escolas públicas. Como o Nathan completa 4 em novembro, ou seja, ainda este ano, já começa agora em setembro.
  Depois de tanto tempo em casa, eu não sabia o que esperar do 1o. dia. Se iria chorar, se iria gostar, se ficaria bem... Mas tentei prepará-lo nos últimos meses. Como  a escola fica a apenas 2 quadras daqui e o parquinho da escola é aberto, eu o levei várias vezes lá, sempre comentando que aquela era a escola dele, que estava chegando o dia, etc. Algumas vezes ele viu crianças lá e quis ir junto pra dentro da escola (bom sinal).
  Eu também expliquei que na escola ele ia ficar sozinho, sem a mamãe. Então fui ensinando a abrir potinhos de comida, colocar roupa, tirar tênis, etc.
  O interior da escola ele também conhecia. Fomos a 1a. vez só pra conhecer, fomos uma 2a.vez pra fazer a matrícula e fomos uma 3a.vez para levar documentos. Em maio teve um dia de orientação, quando eles nos deram materiais pra fazer atividades em casa(letrinhas do alfabeto magnéticas, giz de cera, massinha, etc) e dicas de como preparar a criança para a escola durante o verão.
  Fomos uma 5a. vez pra perguntar quando começavam as aulas. Aqui o dia oficial é o dia seguinte ao feriado de Labor Day (que sempre cai numa 2a.feira) mas, na primeira semana de Junior Kindergarten (Jardim de Infância, que chamamos simplesmente de JK) eles dividem a turma, pra facilitar a adaptação. Me falaram que eu ia receber uma cartinha pelo correio informando se ele começaria na 3a. ou 4a.
  Faltando uma semana pra começar as aulas a cartinha não tinha chegado, então fomos uma 6a.vez pra perguntar quando seria o 1o. dia. Com isso ele já tava bem acostumado, porque eu aproveitava essas idas pra ele dar uma espiada na sala do JK, levava pra usar o banheiro, dava uma passeadinha no corredor, etc.
  Enfim, chegou a semana de começar as aulas!! Já tinha levado o Nathan pra escolher a mochila, lancheira, comprar lanchinhos e ele parecia animado. Mas na 3a.feira na verdade era um dia (na verdade 1hora) final de orientação, então os pais deveriam ir junto com as crianças pra tirar dúvidas, conversar com a professora, preencher mais formulários, etc. E 5a.feira (hoje), aí sim seria o 1o. dia de aulas, em que ele ficaria o dia todo na escola.
  Aí na 3a.feira, pouco antes das 13:00, chamei o Nathan pra colocar o tênis pra irmos na escola. Coloco o tênis no pé dele, aí ele corre pra porta, fecha na minha cara e diz "Tchau, mãe".
- Ei, como assim tchau? A mamãe vai junto.
- Não, sozinho!
- Não, Nathan. Hoje vamos nós dois.
- Não, um!!
- Mas hoje a mamãe vai junto pra conversar com sua professora. 5a.feira é que você vai ficar lá sozinho, ok? Hoje vamos nós dois.
- Não! Me menino grandão. Um!!

  Aí ficou emburrado o caminho todo, chorando que queria ir sozinho e que já era um menino grande, hehehe. Aí eu fiquei explicando que mesmo na 5a.feira, embora ele fosse ficar lá na escola sem a mamãe, eu ia junto até lá e depois buscá-lo. Mas ele não pareceu nada feliz com a ideia.

  Bom, depois dessa independência toda, fiquei até mais tranquila para o primeiro dia, que foi hoje. E realmente fomos até lá, ele me deu beijo, disse tchau e foi pra fila das crianças. Aí todas entraram e lá foi ele. Com uma carinha meio séria, meio desconfiado, mas foi.



  E deixou pra trás uma mãe desolada! Todas as crianças entraram, todos os pais foram embora e eu fiquei lá, olhando pra porta, rsrsrs. Como o Tyler tava no carrinho, eu tinha a desculpa de levá-lo pra passear, então fiquei rondando a escola, dei uma volta no quarteirão... Sei lá pra quê. Como se a qualquer momento ele fosse sair de lá de dentro chorando. Mas ele não saiu, eu engoli o choro e voltei pra casa.
  Aí fiquei em casa cultivando minha plantação de minhocas. Será que ele vai comer direitinho? Será que vai ficar com fome? Será que vai saber pedir água? Será que vai passar sede? Será que vai ficar com saudade de casa? Será que vai conseguir ir no banheiro sozinho?

  Fiquei contando e enfim chegou a hora de ir buscá-lo. Cheguei 15minutos mais cedo e de longe já vi que a turma dele estava no parquinho. Fui chegando perto, olhando, procurando e não conseguia vê-lo. Continuei andando e... ele estava no colo da professora, todo encolhidinho, com o rostinho molhado por lágrimas. Snif, meu menininho estava chorando. :-(
  Veio pro meu colo e aí que chorou mais ainda. A professora disse que ele estava morrendo de sono, que praticamente adormeceu no banco, quase caiu com a cara no prato. E  explicou que eles saíram pra ir no parquinho e o Nathan saiu correndo na direção de casa (como já disse, a gente sempre vai nesse parquinho, então ele sabe o caminho). Tava cansado, queria ir pra casa dormir. Aí lógico que ela não o deixou ir e, por isso, ele chorou. Bom, mas gostei que pelo menos ele não ficou chorando desconsolado. A professora parecia estar tratando o Nathan com muito carinho. E falou que, tirando esse episódio no final, ele passou o resto do dia muito bem. Brincou com vários brinquedos, não chorou, foram andando até a biblioteca do bairro, tudo numa boa.

  Tentei perguntar pro Nathan como foi na escola, mas é difícil arrancar muita coisa dele, já que ele não fala muito bem. O máximo que consigo é fazer perguntas pra ele responder sim/não. Perguntei se ele achou a escola legal, ele disse que sim. E o mais importante, perguntei se ele quer ir de novo amanhã e ele respondeu que sim!! Ufa! :-) Depois de vê-lo chorando, tava com medo de ele reclamar e chorar pra ir pra escola amanhã.

  E assim foi! Passei o dia inteiro triste, contando os minutos pra buscá-lo. :-( Mesmo tendo o Tyler em casa, parecia tudo tão silencioso e sem vida. Parecia que ele estava viajando há 2 semanas! Não achei que fosse ser tão sofrido. Aliás, o Tyler também estranhou. Passou a manhã inteira chorando grudado na minha perna.  Nada tava bom. Nenhum brinquedo era legal. Ler livrinhos tava chato. Brincar com o controle hoje não tinha graça. Nem passear no quintal de casa, que ele adora, estava legal hoje. Aí apelei. Coloquei galinha pintadinha e... nada.  Continuou grudado na minha perna, chorando. Deixei ele sentado no meu colo, assistindo galinha pintadinha e... melhorou, mas mesmo assim ele tinha chorinhos ocasionais. Tentei sair pra ir na cozinha fazer almoço, mas não deu certo. Veio berrando atrás de mim. Aí apelei mais ainda e dei chupeta. Ok, aí parou de chorar e consegui fazer almoço.
  Aí almoçamos, depois disso ele dormiu, tive que acordá-lo pra ir buscar o Nathan e, na volta, plim! Tudo estava bom de novo. :-) Eu entendo, Tyler. Eu também fiquei na fossa, hehehe. Mas a gente se acostuma. Amanhã escola de novo e assim será, por muitos e muitos anos. Ah, como mãe sofre. Mas sofro feliz, porque olha a carinha orgulhosa dele. :-)