terça-feira, 30 de julho de 2013

No, thank you

  Esse post tá meio atrasado. Escrevi mais ou menos 1ano atrás, mas por algum motivo não apertei o botão de Publicar.

  O Nathan é um menino muito educado. Quando alguém oferece algo e ele recusa, sempre diz "No, thank you". Se a pessoa insiste, ele vai ficando bravo. Mas ainda assim, ele não perde a educação e grita bravo, a plenos pulmões: NO, THANK YOU!!!!!!!!

Baby Táiou

  O Nathan agora tenta falar tudo! Antes ele achava que esse negócio de falar era muito difícil, então a maioria das palavras desconhecidas ele nem tentava. Mas estamos insistindo bastante desde que ele começou a ir na speech pathologist (espécie de fonoaudióloga), então agora ele sempre tenta, mesmo falando errado.

  Até há pouco ele só chamava o Tyler de bebê. Mas aí ele começou a tentar falar o nome e saiu "baby Taia", hahaha. Mas agora já evoluiu e mudou pra "baby Táiou" (não confundam com bebê taiou, embora ele realmente o faça com frequência, hehehe). Ufa! Ainda bem que mudou, afinal já temos uma Taia na família. :-)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Baby Tyler - 1 ano

  Não vou nem comentar (muito) sobre o quanto esse 1ano passou depressa, correndo, voando!!!!! Vamos direto aos fatos!

1. Desenvolvimento motor
  O Tyler continua gostando muito, muito meeeesmo da escada. Se deixá-lo escolher, é lá que ele vai passar a maior parte do dia. Ele fica subindo, descendo, subindo, descendo. E agora ainda está mais ousado, ele não sobe/desce engatinhando. Ele vai de pé, mesmo, se agarrando na grade lateral. Se acha o grande!!
  Continua engatinhando muito, em altas velocidades (especialmente quando ouve alguém entrando no banheiro), mas também está começando a dar seus passinhos. Hoje deu uns 6 passinhos seguidos!! Já faz algumas semanas que ele dá uns passinhos, então sei que a qualquer momento ele vai disparar e não parar mais.

2. Refeições
  Atualmente ele gosta bastante de comer, bate um pratão! Quer dizer, isso se ele gostar do cardápio. Se não estiver super delicioso come umas 5 colheradas e para. E adora comer sozinho! Muitas vezes eu vou tentar colocar a colher na boca dele e ele vem com a mãozinha, tentando pegar. Aí dou o cabo na mão dele e ele leva à boca, direitinho. :-) Já teve dias de comer refeições inteiras assim.
  O que ele mais gosta de comer é abobrinha e couve de bruxelas. A couve eu só cozinho e dou inteira na mão dele, enquanto a abobrinha corto em rodelas (as duas cozinho no vapor). Muita vezes ele prefere comer esses legumes do que a papinha. Tomate ele também gosta bastante. Já brócolis, o preferido do Nathan, ele não gosta muito, não. Agora está melhorando, acho que de tanto eu insistir.
  Das frutas, as preferidas são pêra, manga e banana.
  Ah, quando eu acho que ele não quer mais comer, pergunto se ele quer descer, aí ele levanta os dois bracinhos. :-)
  Ele também continua um ladrãozinho de comida. Principalmente do Nathan, que às vezes come no sofá. Ah, mas o Tyler ataca mesmo! Muitas coisas que eu não queria que ele comesse ainda, ele já roubou do Nathan. Já roubou bolacha, roubou bolo, roubou panqueca, roubou sorvete. Pipoca eu já dou um potinho pra cada um, porque não tem jeito, meus ouvidos não aguentam. Mas sempre fico de olho e ele nunca engasgou. Come feliz e contente. :)
  Brandel que se preza gosta de pipoca!

3. Fala
  Não dá pra chamar de "fala" ainda os barulhinhos dele, mas até que já saíram algumas coisas interessantes. A primeira palavra dele foi banana. :-) Acho que é de tanto ver o Nathan jogar o "jogo do macaco" e falar essa palavra o tempo todo. Também fala "mãmãmã" pra mim, supostamente tentando falar mamãe. E quando não quer uma colherada de comida, ele fala "nãnãnão" e balança a cabecinha fazendo que não, uma graça!! :-)
  Lembrei de outra, quando troco a fralda dele, falo pra ele "Tyler fez cocô", aí ele tenta repetir e fala "Totôôôô".

4. Sono
  Ele continua dormindo comigo e mamando no peito. Normalmente as duas coisas ao mesmo tempo, hehehe. De dia quase sempre dorme só uma vez, depois do almoço. A não ser que acorde muito cedo, tipo 06:30. Aí tira um cochilo de manhã e outro à tarde, só que daí à noite dorme bem tarde, por volta de 22:00.

5. Brincadeiras
  Ele gosta muito de um brinquedo que era do Nathan, que você joga bolinhas dentro de um "vulcãozinho" e, quando ela cai lá dentro, toca uma musiquinha. Adora bolas e bexigas. Gosta de tirar todos os legos de dentro da caixinha.  
  Ah, ele adora um controle remoto e sabe muito bem pra que serve. Digo isso porque, quando ele mexe no celular, fica olhando atentamente pra tela. Mas quando mexe no controle, ele aperta os botões e olha pra tv. :-) Óbvio, não? E se dou um controle do videogame desligado, ele reclama. Sabe muito bem que está desligado, hehehe.

  Mais do que tudo isso, ele gosta de brincar no quintal. Arranca folhas, cava na terra, come o mulch (se a gente bobear), tenta pegar formigas... E também brinca bastante na water table que temos lá fora. Sempre volta pra casa molhado e sujo. E bravo claro, porque ele nunca quer voltar pra casa. :)

 6. Banho
  O Tyler gosta muito de tomar banho. Principalmente se o Nathan toma junto. Na verdade ele gosta é de água, de modo geral. Gosta de banheira, de piscina, de copo... :)


7. Fuga
  Esses dias ele tentou fugir de casa! Estávamos os 4 no quintal dos fundos, aí de repente eu pergunto pro Alessandro: "Cadê o Tyler??" Eu tinha esquecido o portãozinho aberto e ele tava engatinhando em direção à rua!! Que susto!!! E nem precisam falar nada, que obviamente agora nunca mais vou esquecer esse portão aberto.

8. Sei lá
  Sempre que escrevo esses posts genéricos, sobre o Tyler ou o Nathan, fico achando que foi pouco, que estou esquecendo mais alguma coisa. Eu já contei que ele é super fofinho? Que é uma gracinha? Que é super bonzinho? Que vem engatinhando todo feliz na minha direção quando me vê? Que gosta de tentar comer o meu nariz? Que ultimamente fica tentando (e muitas vezes conseguindo) me morder, principalmente quando tá com fome? Que ele adora brincar com o montinho de sujeira, depois que eu varro o chão?
  Bom, se não contei fica pra próxima. Comecei a escrever este texto há 2 semanas, então melhor finalizar logo, senão vai ficando obsoleto. Ele já tá praticamente um andarilho.


  Bom, mas pra finalizar de verdade verdadeira só mais uma foto que eu gosto muito! Achei que ele ficou super gracinha com esse bonezinho virado pra trás!