terça-feira, 8 de setembro de 2015

Nathan - 5anos e 3/4

  Faz tanto tempo que não escrevo sobre o Nathan. Por onde começar? Bom, devo dizer que ele é canadense. Tem um amigo que fica "teasing" falando pra ele que ele é brasileiro e ele fica super bravo!! Ele diz que é Canadian e que o Canadá é muito melhor que o Brasil. :-)
  Estamos planejando passar o Natal no Brasil e ele estava muito preocupado, porque disse que no Brasil não tem neve e, portanto, o Papai Noel não ia aparecer por lá! Ele também está com uma ideia maluca de que vai ganhar um cachorrinho no Natal e que se o Papai Noel deixar o cachorrinho aqui na nossa casa enquanto a gente está viajando, ele ia ficar sozinho! Tentei argumentar que o papai noel também vai pro Brasil, mas ele não pareceu muito convencido.
  Por falar em animaizinhos, quando ele fez 5anos ganhou um peixe de aniversário e o batizou de Isaac. Ele estava indo bem, mas depois que viajamos pro Brasil e deixamos pra uma amiga cuidar, acho que ele estranhou as mudanças. Parou de comer e depois de 2 meses se foi. Fizemos a cerimonia de jogar na privada. O Nathan ficou tristinho, mas... até que não foi tão traumático quanto imaginei. Bom, se bem que me lembro de nos dias seguintes ele acordar no meio da noite e ir pra minha cama.
  Durante o ano letivo 2014/2015 o Nathan tava fazendo karatê todos os dias, como parte do programa de after-school. Esse programa o busca na escola às 15:10. Aí as crianças tomam lanche, fazem tarefa, brincam, fazem artes e... praticam karatê. :-) O Nathan começou na faixa branca, aí ganhou a yellow stripe (listra amarela), depois orange stripe e finalmente purple stripe.
  No verão praticou baseball e futebol. Foi bem interessante ver a mudança de atitude no baseball. No verão passado ele pediu pra entrar, mas nos treinos e jogos ele não tava muito interessado. Briincava com a areia, desenhava no chão, brincava com os outros meninos, reclamava do capacete, não prestava muita atenção no que o técnico falava... Só gostava mesmo da hora que acabava o treino e vinha o lanchinho. :-) No último dia da temporada falou que não ia mais querer jogar baseball.
  Mas quase um ano se passou e, quando chegou a primavera (época de inscrição) perguntei se ele queria jogar baseball esse ano e ele disse que sim. Chegando lá ele era um novo Nathan. A mira melhorou, tava rebatendo com mais força, prestava atenção no que o técnico explicava, se esforçava pra melhorar... Muito legal de ver a diferença que um ano faz!! Ele era o melhor jogador do time.
  O Nathan também é super sociável, então nos treinos ficava sempre falando "Treinador! Olha o que eu fiz!" e coisa parecida. Ele se achava o auxiliar, ficava ajudando as outras crianças e passando instruções. Aliás, de um modo geral ele é sempre sociável. Quando vamos em um parquinho, splash pad, piscina ou qualquer outro lugar com crianças, ele rapidamente se enturma e acha alguém pra brincar.
  Ele gosta muito de jogos de tabuleiro e jogos com cartas. Mas ainda não lida muito bem quando perde, hehehe. Como toda criança. Engraçado que as professoras da escola sempre falam que ele joga com os amigos numa boa, que sabe perder, que leva na esportiva. Oh well, acho que todo mundo guarda seu pior comportamento para as pessoas que mais amam, certo? Ele também continua gostando de videogame, mas acho que está mais na fase de desenho. Ele gosta de descobrir novos desenhos no netflix. Agora tá assistidno yu-gi-oh, pokemon, um tal de samsam e também um desenho francês, pra minha alegria. ;-) Amanhã é o primeiro dia de aula e ele vai começar a 1a. série num programa de french immersion. Nessa escola ele vai ser alfabetizado em francês. Fico bastante preocupada e ansiosa, considerando o atraso na fala e que ele ainda tem dificuldade com alguns sons. Mas... me arrependeria pra toda a eternidade se não tentasse, então vamos lá. É escola pública e todos falam que as escolas de "imersão em francês" são melhores que as tradicionais. Enfim, espero que dê tudo certo, que ele faça bons amigos na escola nova, que aprenda tudo certinho e seja feliz!! Comecei a estudar francês na primavera, pra conseguir ajudá-lo se necessário. Parei os estudos no verão, mas amanhã vou aproveitar o começo do ano letivo e retomar. Também quero comprar uns livrinhos em francês pra gente ler em casa.
  O Nathan ainda faz bastante manha, principalmente pra comer. Ele volta e meia esquece que gosta de uma comida, geme, chora, grunhe, grita, reclama, fala que não quer, fala que não gosta, mas se a gente insiste muuuuito, ele acaba experimentando, aí fala "Ah, eu esqueceu que gosta!" e come feliz e contente. Também reclama de vez em quando que não quer arrumar os brinquedos, que não quer por o tênis sozinho, que não quer dormir... Enfim, uma criança normal. :-)
  Ele também é fofinho e carinhoso. Assim como o Tyler, vem do nada me abraçar e me falar "I love you, mommy". Pede pra eu brincar com ele, quer dormir comigo e, se está vendo desenho, quer que eu sente pra assistir com ele. Também adora o papai. E protege bastante o Tyler. Aliás, ele parece ser bem apegado a nossa familiazinha. Eu tenho uma foto da Sophia (minha sobrinha e afilhada) na geladeira e o Nathan sempre vai lá e esconde atrás de uma foto dele. Ele diz que na geladeira só pode ter foto dele e do Tyler. Ou da mamãe e papai. Eu expliquei pra ele que a Sophia é prima, que também é da nossa família, mas acho que vou precisar continuar tentando convencê-lo.
  Meu meninão tá crescendo. Tá bronzeado demaaaaais!! Esse verão tá um feijão com arroz bem forte, com uma bundona branca. :-) Ele bronzeia muito facilmente. Quase 6anos e um dos meus momentos preferidos do dia ainda é ir lá olhá-lo dormir. Vou lá dar um beijo, ele resmunga, eu o cubro e falo boa noite. I love you too, meu menino Nathan!

3 comentários:

  1. Olá Camilla, tudo bem?

    Cai aqui no seu blog porque estava procurando informações sobre redes de proteção em apartamentos em Toronto, e vc escreveu sobre isso num post antigo.

    Estou indo para Toronto ano que vem e como vi, tenho algumas coisas em comum, pois tb sou da area de IT, também me formei na UFSCar e estou indo com 2 filhos pequenos (4 anos e 1 ano).

    Gostaria de saber se tem um contato (email, facebook, etc...) para que possa tirar algumas dúvidas ou dar algumas dicas, isso se puder ou quiser me ajudar...rsrsrs

    Abraços e boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo. Me procura no facebook. Sou a unica Camilla Brandel la. Se nao for, devo ser a unica que mora em Stoney Creek, Ontario. :-)

      Excluir
  2. Camila, muito obrigada pelo seu blog, é muito informativo. Passei a madrugada revirando ele, rsrsrs...
    MAs estou com uma dificuldade, nao estou encontrando escola de inglês para Teens em Burlington. Meu filho vai chegar ai com 15 ou 16 e diferente do elementary school (pelo que li) ele ja tem que entrar no High school proficiente em ingles. Só achei em Toronto.

    ResponderExcluir