terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nathanices (2anos e 10meses)

Esses dias o Nathan estava com o telefone na mão, brincando, quando tocou. Ele atendeu e era a vovó Moka. Conversaram um pouquinho, depois falei com ela e, após desligar, o Nathan veio conversar comigo, com seu pequeno vocabulário.
- Mãe, cadê uouó?
- A vovó foi pra casa dela.
- Bláblábláblá uouó.
- Não entendi, Nathan. Você tá com saudade da vovó?
- Yeah. Passeá carro mãe, bebê, uouó?
- Você quer ir de carro até a casa da vovó?
- Yeah.
- Ah, mas não dá pra ir de carro até a casa da vovó. Ela mora muito longe. Tem que ir de avião.
- Passeá uouó!!
- Ano que vem a gente vai na casa da vovó, tá bom?

  Aí ele fez aquela cara de quem não acredita muito e não faz a mínima ideia do que seja ano que vem. :-)
------------------------------
  Agora no outono o Nathan está em um dos programas registrados do Early Years. Esse que ele está indo é específico pra 2-4 anos (ou algo assim) e é toda 3a.feira pela manhã. Ele participou desse mesmo programa na Primavera e deu pra ver como ele já está diferente. Participa mais, canta, dança e até presta atenção na historinha.
  Na hora de colorir, ele é bem detalhista. Pode pintar bastante em volta do desenho, mas fica lá riscando, riscando, riscando, até cobrir totalmente as partes brancas. :-)
  Outras coisas que ele adora lá é brincar com massinha de modelar e fazer colagens. Ah, e agora, quando faz pintura com tintas, ele até deixa colocar o avental pra proteger a roupa. Antes, fazia um escândalo enorme!! Se eu insistisse em colocar o avental, ele preferia não pintar nada e arrumar outra coisa pra fazer.
------------------------------
  O Nathan adora os joguinhos do meu celular. O preferido dele é o Angry Birds. E atualmente ele também está gostando do "Cut the Rope. Esse é bem interessante, porque envolve raciocínio, estratégia. Ajuda a desenvolver a criatividade e a encontrar soluções.
  Ele também gosta bastante de um aquário. É praticamente um tamagochi. Você dá comida pros peixes, limpa o aquário, vende os peixes quando estão adultos, etc.
  Ele assiste mais tv do que eu gostaria, mas é interessante ver como ele já aprendeu a usar o netflix. Põe um desenho, tira, põe outro, avança, pausa, volta...
 --------------------------------
   Aqui em casa, ele adora ajudar com tudo. Se eu vou passar aspirador, ele quer passar também. Se eu varro, ele também varre. Se vou limpar os vidros, é ele que borrifa o spray e depois também quer ajudar a passar o pano. Quando estou cozinhando, às vezes o chamo pra ajudar. Principalmente quando vou fazer pão, aí passo os ingredientes pra ele, que vai colocando na máquina. Esses dias ele me ajudou a fazer pizza. Quando o papai chegou, foi todo orgulhoso falar pra ele que fez pizza. Falou na linguagem dele, claro: "Pai! Pizza me!".
  Ele também ajuda a cuidar do irmãozinho. Quando o Tyler baba, ele vem correndo gritando pra mim "Mãe!! Bebê baba!". Aí procura um paninho e vai lá limpar a baba. Quando vou trocar a fralda do Tyler, ele pega uma nova pra mim na caixa, depois jogo a suja no lixo. Na hora do banho, sobe no banquinho e fica jogando água nele.
  Às vezes os dois ficam na sala e eu fico pra lá e pra cá, cozinhando, lavando roupa, limpando, etc. Aí, se o Tyler começa a chorar, o Nathan vem correndo me avisar.
 -------------------------------- 
  Ele continua bem grudado em mim. Só não gruda mais porque não dá, por causa do Tyler. Mas me dá muito abraço, muito beijo, sempre quer que eu sente do lado dele no sofá, seja pra ler, pra comer, pra brincar ou pra assistir tv. Adora brincar de pega pega pela casa, brincar de se esconder, brincar de fingir que a chupeta sumiu e sair procurando...
  Ele é muito fofinho, muito querido. E como toda criança, o que o faz mais feliz é receber atenção do pai e da mãe. Se for dos dois ao mesmo tempo, então, melhor ainda.
 -------------------------------- 
   Normalmente meninos não ganham bonecas. O Nathan mesmo não tem nenhuma. Isso porque nunca pediu, porque se ele quiser eu dou, sem problema nenhum. Mas não faz muita diferença, porque ele brinca de casinha com os bichinhos que tem. Ele dá banho, põe pra dormir, dá comidinha. Esses dias ele tava ninando o Toopy (um ratinho de pelúcia) cantando a musiquinha: "Go to sleeeeeeep, go to sleeeeeep, go to sleeeep liiiiittle Toooooopy). Aí ele coloca pra dormir na almofada e depois cobre com um paninho.
  Ele também tem um leão e um filhotinho de leão e nas brincadeiras, embora eu não entenda nem metade do que ele fala, vejo que o leãozinho sempre chama o leão de pai.
 --------------------------------  
Dizem que quando nasce um irmãozinho, a criança regride um pouco, volta a fazer coisas de quando era bebê. Eu acho que isso é lenda...


4 comentários:

  1. Olá, foi uma deliciosa surpresa telefonar e ouvir uma voz toda meiguinha atendendo o telefone... alô Uouó....
    Muita, mas muita saudade mesmo desse menininho todo fofo, e dizendo: stop Uouó, ou guaguá uouó...

    ResponderExcluir
  2. Oun...ele é fofo demais! E chupa o dedo do pé? hahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só, Aline? O que o ciúme não faz, rsrsrs.
      Já vi que ele vai passar por todas as fases novamente. Vai rastejar, engatinhar, cambalear... :-)

      Excluir