sábado, 14 de dezembro de 2013

Toddler Tyler - 1 ano e 5meses

  Aos 17meses, o Tyler claramente não é mais um bebê. Ele anda, corre, escala, sobe e desce escadas de pé (se segurando no corrimão). Ele tenta pular, mas o pulo dele é basicamente dobrar os joelhos e depois ficar na ponta do pé. Igualzinho o Nathan fazia nessa idade. :-)
  Ele já entende bem como o mundo funciona e também entende muito o que eu falo. Pede o que quer e reclama quando é contrariado.
- Se ele quer assistir desenho, me puxa até a frente da tv e fica apontando pro blu-ray player, que fica numa estante acima da tv. Esses dias ele achou um dvd perdido e também veio me pedir pra colocar.
- Se está com sede, me puxa até a cozinha e fica sapateando em frente à pia. :-) E agora ele também fala "babá", que é a palavra dele para água. Se quer leite, me traz um copinho. E se quer suco, ele mesmo pega a caixinha de suco no armário e vem pedir pra eu abrir.
- Se está com fome, também me puxa pra cozinha, começa a revirar o armário, ou me traz o prato, que nem cachorrinho, hehehe.
- Dá tchauzinho e fala "ta ta" (tchau tchau). Quase sempre nas horas certas. :-)
- Me dá beijo quando peço e de vez em quando espontaneamente (fofíssimo!).
- Ele adora bringar de serrador. Quando estou sentada, vem no meu colo e fica cantando "sééé sééé séééé ô".
- Ah, depois do aniversário do Nathan ele começou a cantar a música dos parabéns. Sempre o mesmo trecho, na verdade. Às vezes tá brincando na sala e, do nada, começa a cantar "nene data queeeiiii". É muuuuito fofinho. Acho que consegui filmar! Só não tô conseguindo embutir o vídeo aqui, então fiquem com o link pro vídeo no youtube: http://youtu.be/mGfQb2n6ADU


- Hoje, quando falei pra ele que era hora de dormir, já virou pro papai, deu tchauzinho e falou "ta ta". Aí foi me puxando pra escada. Algo me diz que ele estava com sono, hehe.

 Nas últimas 2 semanas ele resolveu que quer falar. Muitas coisas ele repete depois de mim e também adora tentar imitar o Nathan. Mas claro que o repertório ainda é muito limitado.
- Babá (água)
- Mamá (pedindo pra mamar)
- Papá (papai)
- Mãmã (mamãe)
- Cadê
- Dadi (abre)
- Ta ta (tchau tchau)
- Dá (quando ele quer alguma coisa)
- De (descer, normalmente pra sair da cadeirinha)
- Não
- Daaauda (Fralda)
- Dodô ou totô (cocô)
- Dagum
  Esse dagum merece um comentário especial. Foi a 2a. palavra que ele aprendeu a falar, depois de cadê. Quer dizer, não dá pra dizer que ele "aprendeu". Ele inventou, hehehe. Do nada, cada vez que algo caía, ele começou a falar "daguuuuum".

  Ele continua dormindo uma vez durante o dia, depois do almoço. Normalmente da 1 às 3. Dá um dó, porque quase sempre ele ainda está dormindo às 15:00 mas tenho que acordá-lo pra ir buscar o Nathan na escola. :-( Acordar bebê/criança é sempre terrível, ainda mais se deu trabalho pra fazê-la adormecer.
  Ele ainda mama, mas só pra dormir. Então mama uma vez depois do almoço, uma vez à noite pra dormir e algumas vezes de madrugada. Ele ainda dorme comigo, então as mamadas noturnas variam bastante. Às vezes dorme direto a noite toda, mas tem dias que parece que não larga o peito. Deve ser dias que tá com mais fome, mais sede, dente nascendo, dor de alguma coisa, sei lá.
  Mas nessas horas fico bem feliz com a minha decisão de amamentação prolongada e cama compartilhada. Se não fosse assim, essas provavelmente seriam noites que ele ia ficar acordando a noite toda e eu indo de um quarto pro outro, sem saber o que ele queria.

  Ah, outra coisa legal que ele fala é "Ra raaaiiiiiiii". Bem à la Sílvio Santos, hehe. Isso acho que não significa nada, mas ele fala quando fica muito feliz com alguma coisa. Tipo quando eu estou na cozinha cortando tomates e ele fica sapateando do lado, pedindo. Aí quando finalmente dou um pra ele, ele solta um Ra Raiiiiii e vai pra sala comer.

  Ele também adora brincar na caixa de fraldas. Primeiro, ele gostava de ser empurrado, puxado. Depois ele mesmo ficava empurrando/puxando a caixa vazia pra lá e pra cá. Mas um dia eu brinquei de ficar fazendo cadê/achou no buraquinho que tem na lateral, aí pronto! Agora só quer brincar disso.

  Que mais? Ele continua gostando muito de acender/apagar luz, de destruir as torres ou qualquer coisa que a gente construa, de comer giz de cera, de colinho, de bexiga, de tomar banho com o Nathan... Ah, também adora uma toalha de sapinho (com capuz) que era do Nathan. Se colocar na cabeça dele, ele sai correndo pela casa  segurando como se fosse uma capa.

  Ele também adora brincar na cama do Nathan. Aliás, os dois gostam. A hora do dia que parece que eles mais se divirtem é depois do banho, quando ficamos um pouco nós 4 lá no quarto do Nathan. Aí rola cócegas, historinha, musiquinha, ficar pulando na cama, take down... Uma bagunça básica! E dois filhos muito felizes por terem a atenção exclusiva dos pai, que nessa hora não ficam querendo fazer coisas "bobas" tipo cozinhar, trabalhar, limpar casa, jogar videogame...


  Ele adora esse carrinho que já foi do Nathan.

  Tyler no Early Years:

 Tyler preparado para ir buscar o Nathan na escola:

   Subiu nessa cadeira, ligou o videogame e dormiu sozinho!


  O Tyler aprendeu a abrir essa gaveta e subir em cima pra alcançar coisas em cima do balcão. Então, obviamente, tivemos que mover esse monte de facas. Mas agora quem fica ali é o micro-ondas e o Tyler adoooooooora ficar ali apertando os botões. 


  Bom, acho que o principal tá aí. Finalizo com o Tyler desejando um Feliz Natal pra todos!

4 comentários:

  1. Que lindinho cantanto, essa é a primeira vez que vejo ele falando. Ele é pequeno Lica ainda, 1 aninho aproveite, esses dias eu e o guinho estávamos olhando uma foto da Gi pequena e deu uma saudadeeeeee, mas vou curtir meus sobrinhos, mesmo por foto. Ele é lindo acho ele parecido com a Gica, o Nathan com vc é o Alessandro, principalmente pequeno.O importante é que estão bem com saúde, e o Tio Guinho já falou que logo vai visitar. Bjossss não esqueça as fotos do niver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo, Ju. Quando estávamos no Brasil janeiro passado, ficavam achando que o filho era dela, rsrsrs. :-)
      Nossa, ainda não coloquei as fotos do aniversário do Nathan. Estou atrasada!
      Beijos.

      Excluir
  2. hummmm pelo jeito o Tyler puxou para a mãe dele, logo, logo, ele vai estar escalando o vão das portas!!
    A foto dele dormindo na cadeira assistindo desenho está fofíssima, e como ele já está falante, e bom que
    ele também entende português não ?
    Assim como o Nathan, ele também vai falar dois idiomas !!
    Continuo entrando bem pouco no cp , e somente hoje lí esse post, mas foi bem gostoso saber das
    novidades dos meninos, como sempre eles continuam lindos !
    bjs

    ResponderExcluir