quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Menino Nathan no jardim de infância

  Aqui no Canadá 4 anos é a idade de se começar o jardim de infância "oficial"  nas escolas públicas. Como o Nathan completa 4 em novembro, ou seja, ainda este ano, já começa agora em setembro.
  Depois de tanto tempo em casa, eu não sabia o que esperar do 1o. dia. Se iria chorar, se iria gostar, se ficaria bem... Mas tentei prepará-lo nos últimos meses. Como  a escola fica a apenas 2 quadras daqui e o parquinho da escola é aberto, eu o levei várias vezes lá, sempre comentando que aquela era a escola dele, que estava chegando o dia, etc. Algumas vezes ele viu crianças lá e quis ir junto pra dentro da escola (bom sinal).
  Eu também expliquei que na escola ele ia ficar sozinho, sem a mamãe. Então fui ensinando a abrir potinhos de comida, colocar roupa, tirar tênis, etc.
  O interior da escola ele também conhecia. Fomos a 1a. vez só pra conhecer, fomos uma 2a.vez pra fazer a matrícula e fomos uma 3a.vez para levar documentos. Em maio teve um dia de orientação, quando eles nos deram materiais pra fazer atividades em casa(letrinhas do alfabeto magnéticas, giz de cera, massinha, etc) e dicas de como preparar a criança para a escola durante o verão.
  Fomos uma 5a. vez pra perguntar quando começavam as aulas. Aqui o dia oficial é o dia seguinte ao feriado de Labor Day (que sempre cai numa 2a.feira) mas, na primeira semana de Junior Kindergarten (Jardim de Infância, que chamamos simplesmente de JK) eles dividem a turma, pra facilitar a adaptação. Me falaram que eu ia receber uma cartinha pelo correio informando se ele começaria na 3a. ou 4a.
  Faltando uma semana pra começar as aulas a cartinha não tinha chegado, então fomos uma 6a.vez pra perguntar quando seria o 1o. dia. Com isso ele já tava bem acostumado, porque eu aproveitava essas idas pra ele dar uma espiada na sala do JK, levava pra usar o banheiro, dava uma passeadinha no corredor, etc.
  Enfim, chegou a semana de começar as aulas!! Já tinha levado o Nathan pra escolher a mochila, lancheira, comprar lanchinhos e ele parecia animado. Mas na 3a.feira na verdade era um dia (na verdade 1hora) final de orientação, então os pais deveriam ir junto com as crianças pra tirar dúvidas, conversar com a professora, preencher mais formulários, etc. E 5a.feira (hoje), aí sim seria o 1o. dia de aulas, em que ele ficaria o dia todo na escola.
  Aí na 3a.feira, pouco antes das 13:00, chamei o Nathan pra colocar o tênis pra irmos na escola. Coloco o tênis no pé dele, aí ele corre pra porta, fecha na minha cara e diz "Tchau, mãe".
- Ei, como assim tchau? A mamãe vai junto.
- Não, sozinho!
- Não, Nathan. Hoje vamos nós dois.
- Não, um!!
- Mas hoje a mamãe vai junto pra conversar com sua professora. 5a.feira é que você vai ficar lá sozinho, ok? Hoje vamos nós dois.
- Não! Me menino grandão. Um!!

  Aí ficou emburrado o caminho todo, chorando que queria ir sozinho e que já era um menino grande, hehehe. Aí eu fiquei explicando que mesmo na 5a.feira, embora ele fosse ficar lá na escola sem a mamãe, eu ia junto até lá e depois buscá-lo. Mas ele não pareceu nada feliz com a ideia.

  Bom, depois dessa independência toda, fiquei até mais tranquila para o primeiro dia, que foi hoje. E realmente fomos até lá, ele me deu beijo, disse tchau e foi pra fila das crianças. Aí todas entraram e lá foi ele. Com uma carinha meio séria, meio desconfiado, mas foi.



  E deixou pra trás uma mãe desolada! Todas as crianças entraram, todos os pais foram embora e eu fiquei lá, olhando pra porta, rsrsrs. Como o Tyler tava no carrinho, eu tinha a desculpa de levá-lo pra passear, então fiquei rondando a escola, dei uma volta no quarteirão... Sei lá pra quê. Como se a qualquer momento ele fosse sair de lá de dentro chorando. Mas ele não saiu, eu engoli o choro e voltei pra casa.
  Aí fiquei em casa cultivando minha plantação de minhocas. Será que ele vai comer direitinho? Será que vai ficar com fome? Será que vai saber pedir água? Será que vai passar sede? Será que vai ficar com saudade de casa? Será que vai conseguir ir no banheiro sozinho?

  Fiquei contando e enfim chegou a hora de ir buscá-lo. Cheguei 15minutos mais cedo e de longe já vi que a turma dele estava no parquinho. Fui chegando perto, olhando, procurando e não conseguia vê-lo. Continuei andando e... ele estava no colo da professora, todo encolhidinho, com o rostinho molhado por lágrimas. Snif, meu menininho estava chorando. :-(
  Veio pro meu colo e aí que chorou mais ainda. A professora disse que ele estava morrendo de sono, que praticamente adormeceu no banco, quase caiu com a cara no prato. E  explicou que eles saíram pra ir no parquinho e o Nathan saiu correndo na direção de casa (como já disse, a gente sempre vai nesse parquinho, então ele sabe o caminho). Tava cansado, queria ir pra casa dormir. Aí lógico que ela não o deixou ir e, por isso, ele chorou. Bom, mas gostei que pelo menos ele não ficou chorando desconsolado. A professora parecia estar tratando o Nathan com muito carinho. E falou que, tirando esse episódio no final, ele passou o resto do dia muito bem. Brincou com vários brinquedos, não chorou, foram andando até a biblioteca do bairro, tudo numa boa.

  Tentei perguntar pro Nathan como foi na escola, mas é difícil arrancar muita coisa dele, já que ele não fala muito bem. O máximo que consigo é fazer perguntas pra ele responder sim/não. Perguntei se ele achou a escola legal, ele disse que sim. E o mais importante, perguntei se ele quer ir de novo amanhã e ele respondeu que sim!! Ufa! :-) Depois de vê-lo chorando, tava com medo de ele reclamar e chorar pra ir pra escola amanhã.

  E assim foi! Passei o dia inteiro triste, contando os minutos pra buscá-lo. :-( Mesmo tendo o Tyler em casa, parecia tudo tão silencioso e sem vida. Parecia que ele estava viajando há 2 semanas! Não achei que fosse ser tão sofrido. Aliás, o Tyler também estranhou. Passou a manhã inteira chorando grudado na minha perna.  Nada tava bom. Nenhum brinquedo era legal. Ler livrinhos tava chato. Brincar com o controle hoje não tinha graça. Nem passear no quintal de casa, que ele adora, estava legal hoje. Aí apelei. Coloquei galinha pintadinha e... nada.  Continuou grudado na minha perna, chorando. Deixei ele sentado no meu colo, assistindo galinha pintadinha e... melhorou, mas mesmo assim ele tinha chorinhos ocasionais. Tentei sair pra ir na cozinha fazer almoço, mas não deu certo. Veio berrando atrás de mim. Aí apelei mais ainda e dei chupeta. Ok, aí parou de chorar e consegui fazer almoço.
  Aí almoçamos, depois disso ele dormiu, tive que acordá-lo pra ir buscar o Nathan e, na volta, plim! Tudo estava bom de novo. :-) Eu entendo, Tyler. Eu também fiquei na fossa, hehehe. Mas a gente se acostuma. Amanhã escola de novo e assim será, por muitos e muitos anos. Ah, como mãe sofre. Mas sofro feliz, porque olha a carinha orgulhosa dele. :-)
 
 
 

7 comentários:

  1. Camilla, eu nem tenho filho ainda e já sinto um calafrio na barriga só em pensar em enviá-lo para uma escola, acredita? rsrs!
    Sério, eu meio que surto em pensar no meu filho pequeno sendo cuidado por uma pessoa estranha! Ai ai... nem quero ver como vai ser o dia que isso acontecer comigo! Ó céus! rs

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    1. Nossa, isso que é sofrer por antecedência, rsrsrs.
      Eu sofria muito quando tava grávida, em pensar em mandá-lo bebê pra escolinha. Mas no jardim de infância achava que ia ser moleza! Tsc tsc tsc, ledo engano! :-)

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  2. Como diria o sábio Henrique, a vida é assim, e as mães, sofrem sempre, quando vão, para a escola, quando se machucam, quando choram, enfim, tudo dói mais na gente do que nos filhos, nem vou falar mais, porque quero que vc aproveite e curta as fases felizes, as pequenas grandes vitórias que tanto nos enchem de orgulho, enfim, ser mãe, é bom demais, e ser vovó melhor ainda.Parabéns para o Nathan e orgulho dos papais e vovós. bjs

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    1. Ah mãe, fala mais sim! Acho que você nunca me contou sobre como se sentiu quando a gente foi pra escola pela 1a. vez. :)
      Beijo!

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  3. Bom, de mim eu sei que a mae contou :-) Que eu também fui como o Nathan, falei tchau mae e fui correndo pra escola. E a mae ficou lá toda tristinha pois foi preparada para me consolar, para me dar colo, para enxugar minhas lágrimas e eu entrei toda orgulhosa e feliz da vida, hahahah!

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  4. Olá Camila! Sou estudante de pedagogia, tenho um blog na área de educação e pretendo escrever uma postagem sobre a escola de ensino integral para crianças de 0 a 5 anos aqui no Brasil. Eu não sou favorável a ideia e estou pesquisando como são os modelos nos países de primeiro mundo. Acredito que vc possa me ajudar a entender. Pelo que percebi, a escola de seu filho se assemelha pedagogicamente aos modelos aqui no Brasil, diferente da Noruega, Finlândia e Suécia... Aí em Toronto as escolas recebem crianças de 1 ou 2 anos? O que chamamos de Infantil II. E bebês? Em qt tempo seu filho se adaptou a escola? Pergunto em relação ao choro... Pelo que entendi ele foi a única criança que sentiu com seu afastamento. Eu entendo esse comportamento pelo modo que nós brasileiros cuidamos de nossas crianças. Somos mais apegados, acho que acalentamos mais... Vc acha os canadenses mais "frios" no modo de educar? Desculpa o interrogatório, rsrsrs Só estou querendo entender mesmo! Tenho amigos que moraram aí e amam o Canadá! Meu blog: www.eduqueparafelicidade. blogspot.com.br

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