segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amamentação e desmame

MAMANDO
==========
  Antes de engravidar, eu não sabia nada sobre amamentação. Por um tempo, achei que esse negócio de mamar no peito era importante só nos 2 primeiros meses e que, depois, fórmula seria tão bom quanto. Bom, nada como assumir a própria ignorância e ir em busca de mais conhecimento. :-)
  Logo concluí que estava fora de cogitação qualquer coisa diferente de leite materno nos primeiros 6meses de vida. E assim foi, o Nathan só mamou no peito por 6 meses. Nada de complemento, nada de chá, nada de água, nada de nada. Lembro de perguntar pra pediatra: "Água nunca? Nunquinha? Nem se fizer 40 graus? Nem se eu for pro deserto?". E ela respondeu que não. Se mama apenas no peito, não precisa de água em circunstância nenhuma.
  Também aprendi que, dos 6 aos 12 meses, embora o bebê comece com os sólidos, o leite materno ainda é o principal alimento e a comida apenas um complemento. Então meu objetivo era amamentar no mínimo até 1 ano. E realmente, dos 6 aos 12 meses, o Nathan começou a comer, mas o único leite que tomava era o do peito.
  E como eu não gosto de pesquisa superficial, continuei lendo muito e fiquei sabendo de várias vantagens de amamentar após 1ano - a chamada amamentação prolongada. Algumas vantagens emocionais, várias nutricionais (o leite materno continua sendo o melhor polivitamínico que existe) e, principalmente, para a saúde. Não é realmente tão importante quanto no 1o. ano de vida, mas... já que ia tomar algum leite, mesmo, que fosse o meu. Aí tracei minha nova meta: amamentar até os 2 anos.

  Felizmente conseguimos atingir nossa meta. Não foi fácil... Os 2 primeiros meses foram de puro sofrimento. Peitos rachados, que sangravam, a ferida grudava no soutien, eu desgrudava, sangrava de novo... Dolorido e nojento. A cada mamada, eu pegava um mordedor que o Nathan ganhou no hospital e mordia forte, enquanto eventualmente lágrimas escorriam. Eu via mulheres que amamentavam enquanto conversavam, riam, caminhavam, etc e me perguntava se alguma dia ia ser assim pra mim também. Não era legal, não era prazeroso, não era sublime. Era só um sacrifício que eu fazia em prol do meu bebê. Um grande sofrimento que acontecia cerca de 10 vezes por dia. Ficava pensando no filme Jogos Mortais e pensando se a dor de cortar um dedo seria maior... O Alessandro me chamava de exagerada. Claro, fácil subestimar a dor alheia. Mas a comparação não era drama, apenas as imagens daquele filme me vinham na cabeça, uai. Nessa época, eu achava que não ia conseguir atingir minha meta de 2 anos. Mas depois que o Nathan fez 2 meses, a dor foi passando, passando e... passou! Ufa!
  Quando voltei a trabalhar, depois que ele fez 5meses, também foi trabalhoso. Eu vivia tirando leite. Tirava em casa, tirava no trabalho e, na época que o Alessandro ou minha mãe estavam cuidando dele, ia pra casa amamentar na hora do almoço. Uma correria só! Era vapt vupt. Chegar, amamentar e sair correndo pra não ultrapassar (muito) 1hora de almoço. E sempre que dava, tirava leite pra manter a produção e fazer estoque no freezer. Mas também deu tudo certo. Nunca faltou leite materno pra ele e nunca precisei complementar com outro tipo de leite.

  Não dá pra saber até que o ponto o leite materno influencia a saúde. Só sei que a saúde do Nathan, por enquanto, tem sido ótima. Teve febre umas 5 vezes no 1o.ano de vida, 1virose na praia, mas só. Nunca precisou ir no pronto socorro, nunca teve otite e nunca precisou tomar remédio, nem antitérmico.
  No 2o. ano de vida, então, melhor ainda! Achei que ao chegar no Canadá ele teria algumas gripes, mas que nada! Em um ano inteiro aqui, só tive 1dia de febre, que também foi embora no dia seguinte, sem remédio nem nada. Só leite da mamãe. E foi só! Mesmo com escolinha, o máximo que teve foi nariz escorrendo de vez em quando.
  Tá excelente ou não tá? Compensou a dor dos primeiros meses.

DESMAMANDO
==============
  Quando engravidei, o Nathan estava mamando 4 ou 5 vezes por dia. Primeira quando acordava de manhã, segunda vez antes do cochilo da tarde, terceira quando acordava do cochilo, a última antes de dormir à noite e, eventualmente, de madrugada. Mas mesmo nessa época ele já pulava uma mamada ou outra. Às vezes quando estava com a barriga muito cheia, ou quando tava com muito sono, ou quando já acordava todo animado... Enfim, já tava desacelerando.
  A ideia de amamentar dois ao mesmo tempo não me agradava nem um pouco!! Além de me parecer cansativo, eu ainda ficar toda confusa com esse negócio de peito cheio, peito vazio, qual o peito da vez.. Xiii, melhor simplificar. Fora que o peito começou a ficar bem sensível por causa da gravidez. Nessa época bati uns papos por aí e fiquei sabendo que é bem comum que o filho mais velho desmame quando a mãe engravida, porque o leite vai diminuindo e muda o sabor. Então resolvi não utilizar nenhuma estratégia e apenas torcer pra que o Nathan desmamasse sozinho. Se não fosse funcionasse... bom, aí eu pensaria em usar alguma técnica desmamante que fosse bem suave.
  Não sei se foi a gravidez ou coincidência, mas nos últimos 3 meses ele foi mamando cada vez menos. Primeiro parou de mamar no cochilo da tarde. Aí parou de mamar antes de dormir. De madrugada já era raro, porque ele tava dormindo a noite toda. A última mamada que permanecia firme e forte era a de "café da manhã".
  Até que 2 semanas atrás, na 5a.feira, ele não pediu pra mamar! Na 6a.feira também não. Nem no sábado. Já tava achando que ia dar certo, mas aí no domingo, 29/janeiro, ele pediu pra mamar quando acordou de manhã. Não sei se saiu leite ou não. Só sei que doeu bastante quando ele começou a sugar. Mas foi só no começo, depois passou. E ele ficou lá mamando, um tempão. Eu acho que no final não tava saindo mais nada, ele não parecia estar fazendo força nenhuma, a boca mal mexia. Só tava dando uma mamadinha pra se despedir. Depois de muito mamar, colocou a chupeta e adormeceu de novo.
  E... essa foi a última vez. Domingo completou 1 semana inteirinha sem mamar. Acho que agora foi, né? Hoje ele apontou pro meu peito no banho e falou "Mamá?". Aí eu falei: "É, aí é o peito da mamãe, onde você mamava. Mas você ficou uma semana sem mamar, agora acabou". Ele ainda falou de novo "mamá?" e só. Talvez estivesse só comentando... Relembrando. Vai saber o que passa na cabecinha dele? Acho que querer muito ele não queria, senão teria insistido. Afinal, ele tem 2 anos. Insistência é sua marca registrada. Talvez quisesse só dar uma enrolada pra não sair do banho...
  Bom, acho que já posso considerá-lo desmamado, né? Já tive até minha depressão pós-amamentação. :-) Lembram do meu post onde eu dizia que ser mãe é perder filhos? Então, a sensação é essa: de que perdi mais um. Perdi meu menininho pequenininho que mamava. Dá uma tristeza... Não acho que vou sentir falta do ato em si. É mais a ideia de amor e cuidado. De estar fazendo uma coisa tão importante. Vou sentir saudade dessa época em que eu era tão importante pra ele. Mas estou feliz também. Pelo menos neste quesito: missão cumprida! Mamou por 2anos e 2 meses.
  Outra coisa boa é que agora vou ter um descanso de alguns meses, até começar tudo de novo com o bebê2. Aiai, dá até preguiça de pensar que serão mais 2anos. Espero que pelo menos agora meus seios já tenham entendido o espírito da coisa e não doa tanto quanto doeu com o Nathan.

8 comentários:

  1. Oi Lica, como ainda naum temos telefone fixo,vai aqui meus PARABÉNS, felicidades da família Guinho. Concerteza o Guinho vai de mandar um email pq está viajando, chegando ele te liga..esse niver vai ser muito especial agora com o outro baby.Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Camilla, parabéns em dobro, pelo niver e pelo baby. Já sabe o sexo? em relação ao post amamentação, o meu caso foi bem parecido com o seu, já que nos primeiros meses chorava de dor... consegui amamentar a Isabella até 1 anos e 2 meses.... da Laura só até 11 meses.. o agito de duas crianças, trabalho, casa e tudo mais... vez com que a produção diminuísse e tive que dar a mamadeira. Mas em relação aos seios não sofri praticamente nada.. só nas 2 primeiras semanas os bicos ficaram sensíveis mas nada de mais grave. Um grande beijo e felicidades

    ResponderExcluir
  3. Ai, você disse muito bem daquela vez "ser mãe é perder filhos"... é um prazer vê-los conquistar novas etapas, mas o nosso coração de mãe sofre um tiquinho (ou ticão) cada vez!

    ResponderExcluir
  4. Opa voltei, vai ver quando desfraldar indo ao banheiro sozinho, se limpando...é Lica vc e a Taia tem outro eu e o Guinho naum.E quem sabe do próximo eu tenha leite, lembra que conversamos tive QUINZE DIAS DE LEITE...
    ela sofreu e nós tbm.Mas fica para o outro, tire foto da barriga queremos ver bjossss

    ResponderExcluir
  5. Hey Camilla, então, sobre a cirurgia, o médico é tio da Paula e meu chefe, hehe, trabalho na clínica dele. Eu vou deixar bem claro que quero que ele faça o possível para que eu amamente, mas sei que o risco de dar errado sempre existe! Mas resolvi não ficar mais neurada com isso, sabe? Eu sempre tive a péssima mania de querer deixar TUDO para depois que eu tivesse filhos, e resolvi não fazer mais isso! Afinal, de repente eu nem tenho filho nenhum e daí vou me arrepender...
    Enfim, espero que eu consiga amamentar no futuro, mesmo com a cirurgia... em último caso, a Paula me ajuda. rs.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, vc vai fazer cirurgia no seio? Tenho uma amiga q amamenta e teve muita dificuldade pra amamentar no começo pela cirurgia ter danificado alguns dutos...mas ela foi uma guerreira e utilizou de métodos que conseguiu hj amamentar sua filhota...o blog dela é http://avidadagravida.blogspot.com/2011/02/quem-nao-chora-nao-mama_17.html ela conta sobre essa dificuldade e como superou...ela é uma amiga não virtual q virou virtual pq ela foi pra Itália...é lindo o blog dela...bjo!

      Excluir
  6. Oi Camilla...papel cumprido exemplarmente! 2 anos é ótimo...eu quase cheguei a meta faltou 4 meses...mas a Betina não dormia direito e acho q isso influenciou na decisão...uma hora a família toda pedia por noites de sono...mas a depressão foi a mesma, feliz por ela não ter sofrido, mas eu sofri! E se eu estivesse grávida não sofreria tanto, pq logo teria outro bebê pra amamentar...sinto falta do ato, da carinha mamando...outro bebê eu já supriria isso...agora a saúde do Nathan é exemplar...sempre achei a Bê forte, mas pegou muito mais coisas q o Nathan...pq ele mesmo na escolinha ficou forte.....rico leite...rica alimentação tb né...hehehe a minha não é tão boa qto a tua :) parabéns! bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tô sentindo falta de amamentar. Mas quando penso muito no assunto, dá uma tristezazinha. Saber que o tempo foi, não volta mais, que não vou nunca ter de volta o Nathan bebezinho... Dá uma saudade.
      E embora ele nunca mais tenha pedido pra mamar, agora pra adormecer, além de ficar grudado, ele voltou a ficar colocando a mãozinha no rosto da gente. Acho que é um pouco pra suprir aquele contato físico que a gente tinha quando ele mamava. Quando ele acorda de manhã, eu deito do lado dele e sempre ficamos um tempinho lá grudados.
      Beijo!

      Excluir