sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Canadá me dá dinheiro

  Lembram que faz um tempo escrevi aqui que o Canadá tem alguns programas de auxílio a famílias com filhos? Pois é, em novembro do ano passado finalmente mandei o formulário com nossas informações, pra nos inscrevermos nos programas. Eu só mando minhas informações e eles verificam a qual dos programas tenho direito. Aí, semana passada, começaram a chegar cartas.

1. A primeira carta dizia que não tínhamos direito ao Ontario Child Benefit, que é pra famílias de baixa renda.
2. Por outro lado, informava que tínhamos direito ao Canada Child Tax Benefit, mas não ao valor total, também por causa da nossa renda. O que me surpreendeu foi ver que, junto com a carta, veio um cheque!! Assim, pelo correio. E caixinha de correio normal, sem precisar assinar nem nada. Doido, não?
3. Dias depois recebi outra carta, falando que tínhamos direito ao Universal Child Care Benefit. Novamente, veio junto um cheque. Tá certo que é um cheque nominal, mas ainda assim é muito estranho!
 4. Quando eu achei que já tinha recebido tudo o que tinha direito, recebia uma carta falando que eu tinha direito a um tal de Ontario Sales Tax Transition Benefit. Que não tem nada a ver com o Nathan ou crianças. A cartinha falava brevemente que o governo da província fez algumas mudanças no esquema de impostos e, para me ajudar nessa fase de transição, eu estou recebendo esse auxílio. E assim recebi mais um cheque pelo correio.

  Aliás, cheque pelo correio aqui parece ser a coisa mais normal do mundo. Dia desses recebi uma conta da fedex porque comprei algo nos Estados Unidos e precisava pagar o imposto. Eu li a carta umas 10 vezes procurando alguma outra forma de pagamento, fui no site da internet, no site do meu banco, mas nada feito. Tive que mandar um cheque pra eles!
  Mas enfim, a gente se acostuma. Aliás, me acostumar a ganhar dinheiro do governo vai ser facílimo, hehehe. Os impostos aqui não são pouca coisa. Por outro lado, eu vejo retorno o tempo todo. As ruas não têm buracos, as escolas são de qualidade, a saúde é pública, tem vários programas para crianças (Early Years Centres), centros comunitários, piscinas públicas e por aí vai. Aí você não se sente explorado ao pagar os impostos.
 

3 comentários:

  1. Oi Lica é a Ju tudo bem, nossa ainda hj estava falando com o Guinho sobre os lixos nas ruas aqui no Brasil uma vergonha.... e cheque pelo correio ha, agora a moda aqui é assaltar caixas eletronicos pensa.Um Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, lixo na rua é realmente uma tristeza... Não vou dizer que aqui a gente NUNCA vê uma coisinha no chão, mas é beeeem raro.

    ResponderExcluir
  3. e aí Ca?!
    Qntas semanas já?!
    O Ben anda mamando pouco....de 2 a 3 x no máximo....qnd acorda, qnd vai dormir e uma na madrugada...mas essa estou pensando em tirar tbm...
    Passa tão rápido, né?!
    Vai dar td certo na próxima amamentação!! Nada de fissuras, dor....agora vc é pró!!! rs
    bj

    ResponderExcluir