quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dirigindo na neve

  Este inverno tem sido bem suave. Totalmente diferente do ano passado. Quando chegamos no Canadá, em janeiro/2011, tinha neve por toda a parte. Neve nas calçadas, neve nos parques, pilhas e pilhas de neve acumuladas em vários cantinhos, calçadas e estacionamentos. Os dias passavam, fazia sol, a temperatura oscilava, às vezes até ficava positiva, mas nunca o suficiente pra derreter as montanhas de neve.
  Um ano depois, em janeiro/2012, neve zero. Nadinha. Os gramados lá, verdinhos. Neste inverno até chegou a nevar algumas vezes (tipo 2 vezes por mês). Mas a neve nunca dou muito tempo. Passavam-se uns 2 dias, a temperatura subia, chegando até uns 8graus e a neve derretia. Compramos trenó pra levar o Nathan pra escorregar na neve mas... que neve?
  Bom, eu estava achando ótimo as temperaturas não tão horripilantes, que ficavam sempre passeando em torno dos 0graus. Mas até que tava torcendo por uma nevascazinha, pra brincar um pouco na neve. Até que... sexta-feira passada nevou. Nevou durante o dia e imagino que tenha nevado durante toda a noite, porque sábado de manhã, quando saí pra ir no pilates, as ruas estavam mais ou menos assim:

    Na verdade um pouco piores. Essa foto eu tirei na volta, quando os carros já tinham esmagado e derretido uma parte da neve. Na ida estava pior. Normalmente a prefeitura limpa a neve das ruas, então essa neve toda me pegou de surpresa. Eu estava com o carro sedan, que obviamente não é a melhor escolha para dirigir na neve.
  Dirigir na neve não é divertido!!! Bom, confesso que na verdade eu achei sim divertido, hehehe. Mas provavelmente porque foi a primeira vez, então tava no espírito de aventura. :-) A primeira coisa que a gente repara ao dirigir na neve é que o carro não anda. Você pisa no acelerador e... o carro mal se mexe. Demora muuuuito até pegar uma certa velocidade - sendo que "uma certa velocidade" é uns 40km/h. A segunda coisa é que o carro não vai reto. Ele vai dando uma dançadinhas pra um lado e pro outro. Virei à esquerda numa rua e tentei pegar a pista da esquerda, mas o carro foi escorregando, escorregando e fui parar na pista da direita.
  Outro problema é que não dá pra enxergar as marcações no asfalto. Eu não sabia se estava na pista da esquerda, do meio, da direita ou no meio do caminho.Estão vendo que nessa foto dá pra ver uma faixinha branca, né? Pois é, mas essa rua tem 4 pistas. O jeito é ir adivinhando e seguindo os outros carros. Na hora de estacionar também não dá pra ver as delimitações das vagas. Mas aí você para em qualquer lugar, ou segue os outros carros e pronto.
  Fico me perguntando se a previsão do tempo errou e pegou o pessoal de surpresa. Porque ano passado, que tinha sempre muito mais neve, me pareceu que as ruas sempre estavam limpas antes do almoço. Essa rua que passei é uma das principais, estranhei estar com tanta neve. Mas à tarde, quando saí de novo, já estava praticamente tudo limpo (só porque agora eu tava com a SUV, tsc tsc tsc). Aí vi numa rua de acesso passando o caminhão que limpa a neve das ruas. Aliás, quando saí do estacionamento à tarde vi que os carros estavam todos tortos nas vagas, hehehe.
 
  Enfim, agora já sei como é dirigir na neve. Embora eu tenha achado divertido (pelo menos na 1a. vez), é mais perigoso, lógico. O pessoal dirige mais devagar, mas ainda assim é mais comum acontecerem batidinhas e raspadinhas. Bom, isso nas ruas das cidades. Nas rodovias, aí sim deve ser perigoso, mesmo.

5 comentários:

  1. Camilla,
    Como vc é corajosa!!!
    Eu não ia dirigir de jeito nenhum!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sério, Sandra?? Ué, pra mim pareceu algo tão natural, rsrsrs. Beijo1

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tb ficaria com medo!! Difícil não ter controle! Bjo

    ResponderExcluir
  4. ah! Que chique, vcs tem um sedan e um suv pra dias de neve...gente chique é outra coisa...hehehe

    ResponderExcluir
  5. Ah, mas também não é tãããããão ruim assim. É mais difícil de dirigir, mas devagarzinho a gente chega lá.
    Hahaha, também não é como se eu tivesse um carro pra cada clima. :-) A gente tem dois carros porque facilita, lógico. E já que estamos facilitando, melhor ter um de cada tipo, né? :P
    Normalmente o Alessandro dirige o sedan e eu fico com o SUV, que é maior e, consequentemente, melhor pra levar o Nathan, cadeirinha do Nathan, tralhas do Nathan, etc. :)

    ResponderExcluir