quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quando mamãe virou um monstro

Adorei essa coluna da Isabel Clemente. Principalmente quando ela diz que "basta um homem omisso para ajudar a criar uma mulher autoritária". É verdade. Acho que uma grande parte dos maridos de hoje trocam fraldas, cozinham, dão banho no filho. As coisas estão bem melhores que antigamente. Mas tem um muito de coisinhas que são praticamente invisíveis, só que tomam muito do nosso tempo. E ocupam a mente.

  Chega a noite e o pai já tá em frente à tv, relaxando, se preparando pra dormir, enquanto a mãe tá se preocupando com o que o filho tem que levar na escola no dia seguinte, programando ida ao mercado pra comprar leite que tá acabando, pensando no tênis que tá pequeno e precisa de substituição, ter que ligar para marcar uma consulta, levar pra tomar uma vacina... São coisas que às vezes não tomam tanto tempo, mas estressam. São responsabilidades. E a mãe sabe que, se ela não fizer, elas simplesmente não serão feitas. A distribuição de tarefas ainda está muito longe de ser igual entre homens e mulheres.

  Mas como a Isabel escreveu muito bem, vou repetir aqui o que ela postou:

Quantas mulheres estão por aí, neste momento, virando monstros porque os maridos…
 
- Fingem não ouvir quando os filhos pequenos chamam várias vezes de madrugada;
-  Sentam calmamente para assistir ao jogo enquanto mamãe-monstro corre para lá e para cá, sozinha, para arrumar os três filhos para a festinha que vai começar em 15 minutos;
- Perguntam pela enésima vez onde afinal está a roupa da criança, embora ela tenha separado uma muda de roupa em cima da cama enquanto tenta tomar um banho em paz;
- Nunca sabem preparar o lanche, o prato do jantar nem a temperatura da água da banheira;
- Nunca lembram de dar o remédio diário se ela não deixar bilhete por escrito;
- Ficam irritados porque ela demorou dez minutos a mais no salão;
- nunca podem sair mais cedo do trabalho para ir à reunião na escola;
- nunca podem entrar mais tarde no trabalho para levar o filho ao pediatra;
- são sempre os bonzinhos da parada, nunca repreendem, nunca brigam e deixam o papel de cerceadora para a mãe;
- em vez de fazerem valer a autoridade paterna, preferem mandar recadinhos pela mãe;
- na vez deles de ficarem com as crianças optam sempre pela opção mais fácil: levam para almoçar num fast food, deixam a televisão ligada direto e só lembram de dar banho porque mãe-monstro ligou irritada para saber se estava tudo bem;

8 comentários:

  1. Camilla concordo plenamente, somos monstros pq eles são omissos e fazem de conta que não entendem...uma grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso então, sou quase o monstro do Lago Ness !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é verdade, mãe. Um monstro do Lago Ness com 3 cabeças!!

      Excluir
  3. é verdade Camilla...nossa, nunca parei pra pensar, pq minha mãe é assim....ultimamente, depois que comecei a trabalhar, meu marido SE OBRIGOU, a dividir as tarefas comigo ou até fazer um pouco mais, pois o começo foi bem complicado, preparar aulas...mas não devo me enganar, se precisar, sim eles ficam vendo tv e deixam elas na volta sem atividade...eu canso de pedir, traz um brinquedo, ela tá na tua volta pq não tem nada pra se distrair...mas não sei se é maldade ou simplesmente não tem a noção que a gente tem de educação, alimentação...não se interessam a ler, saber o q é importante....ontem meu marido fez almoço e tive a noção exata disso, arroz e peito de frango grelhado e só! E eu falei, amor, tem que ter uma verdura, um legumes, um terceiro prato! Sem falar no feijão que não tem tooodo dia, óbvio. Pra ele estava bom...é só juntar uma batata palha e tá jóia...hahahaha mereço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso que me irrita. O Alessandro pode gastar horas vendo filme, jogando videogame, etc. Mas não perde 10minutos pra ler sobre a importância de ler fazer atividades junto com o filho. É verdade que ele sempre leva o Nathan na piscina, brincam um montão! Mas nunca os vi lendo um livro juntos, montando lego, brincando de carrinho. É praticamente só videogame e desenho.
      E almoço... xiiii, aí piorou. Fim de semana, eu saio já sabendo que vou encontrar pizza quando voltar.

      Excluir
    2. Entao abre o olho e veja, oras. A arvora continua fazendo barulho quando cai, tendo alguem olhando ou nao.

      Excluir
  4. Eu já acho a parte mais monstra a de decidir as coisas todas: que horas é hora de dar banho, que horas é hora de botar na cama... O que fazer quando a criança não quer comer, o que fazer quando pede doce fora da hora... O que fazer quando mente, quando interrompe a conversa, quando pede pra dormir na casa da amiguinha???
    Aff, eu acho que o planejamento estratégico- educacional é o que mais me cansa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Alessandra. Essas coisas também cansam. Aliás, outra coisa que me faz virar um monstro enorme é quando o Nathan pede alguma coisa não permitida (tipo sorvete antes do almoço) e, em vez de falar não, o pai diz: "Pede pra mamãe". Grrrrrrrrr, que ódio!!!
      Bom, mas já conversei com o Alessandro e ele não faz mais isso. Ainda assim, a decisão sobre quais serão as regras continuam minhas.

      Excluir