quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Féris em Cancun

  Olá, estamos de volta! Agradeço muito as mensagens dos fãs, ansiosos pelo nosso retorno. :-) Mas vocês entendem que foi por uma boa causa, né? Estávamos de férias.
  Desde o ano passado que o Alessandro tinha alguns dias de folga pra tirar no trabalho. Ficou combinado que iríamos em fevereiro. Era uma época boa no trabalho e pra mim também, já que estaria de 5meses. Um pouco depois disso eu provavelmente já não teria coragem de viajar. Mesmo o inverno não tendo sido tão rigoroso este ano, lógico que logo pensei em praia e calor. Em princípio íamos pra República Dominicana, mas também olhei Jamaica, Ilhas Cayman e, lógico, Cancun, que acabou sendo o escolhido.
  Tendo um toddler de 2 anos e um bebê na barriga, decidi que íamos mais pra descansar, aproveitar praia, piscina e não ficar passeando e fazendo turismo. O Alessandro, que é um pato e odeia andar, claro que logo aderiu à ideia. :-) Pesquisei, escolhei um resort que parecia legal, mas estava enrolando pra efetuar a compra. Aí, um belo dia, o pacote estava $800 mais barato. Oba, comprei na hora! :-)

  Escolhi o Sea Adventure Resort, entre outros motivos, porque ele tem um Waterpark que parecia bem legal pra criancinhas. Realmente foi uma ótima escolha. Fomos lá todos os dias e o Nathan adorou. O resort é do tipo all-inclusive. Ou seja, o preço já incluía café da manhã, almoço, jantar e lanches a toda hora do dia ou da noite (inclusive madrugada). Com isso, nós realmente não saímos do resort, hehehe. Não trouxe nenhum souvenir e a única coisa que compramos foi sorvete na lojinha do hotel. :-)
  Ah, também tinha shows no resort. No sábado teve um musical do Rei Leão, no domingo show do Piratas do Caribe e na segunda Peter Pan. Assistimos os dois primeiros e o Nathan adorou!! Ficava prestando atenção, batendo palmas, apontando... uma gracinha. :-) Mais um ponto pro resort! Os shows também estavam inclusos no preço, como todo o resto.
  Bom, sem mais delongas, vamos às fotos.


  Nathan pronto pra tomar café da manhã. Enquanto espera, assiste Cartoon Network. Acho que ele gostou da novidade, eu nunca coloco nesse canal pra ele assistir aqui. O quarto era bem confortável. Duas camas de casal e uma salinha onde tinha sofá, mesa, cadeiras e uma mini cozinha (frigobar, micro-ondas e  cafeteira).


 

  Essas duas fotos foram tiradas da sacada do nosso quarto. Nada mal acordar e dar de cara com uma vista dessas. :-) Mas na verdade a praia era mais mais bonita do que outra coisa. Tinha muitas, muuuuuuitas algas. Era irritante demais. Eu só tentei entrar na água uma vez, mas nem passei do joelho. Decidi ficar só na piscina, mesmo. O Nathan também não gostou muito da praia propriamente dita. Achou as piscinas bem mais divertidas.
  A praia era privativa do resort, então era bem tranquila e nunca passava ninguém querendo vender coisas. Tão diferente ir numa praia assim... Bom pra deitar nas espreguiçadeiras e relaxar, mas até que senti falta de uma água de coco e um milho cozido.



  O hotel é bem grandinho e dividido em 2 partes. Tem uma parte em frente à praia (onde ficamos), onde tem quartos, restaurante, lanchonete, essa piscinona aí e mais uma piscina infantil. O legal dessa piscina é que tem vários níveis. Ali onde o Nathan tá é rasinho (uns 20cm), então ele ficava andando pra lá e pra cá. Mas também tem 3 "banheiras de hidromassagem" embutidas. O Alessandro está em uma delas, nessa foto. E mais lá no fundo da foto tem a parte mais funda da piscina.  


  Bar molhado, que fica na parte mais funda da piscina. Também inclusas no preço estavam as bebidas. Mas os sucos eu achei bem meia boca... Não eram naturais.


  Piscina infantil.


   Tinha sempre várias atividades no resort. Hidroginástica na piscina, yoga na praia, vôlei na areia e vários joguinhos e competiçõezinhas pra crianças. Nessa foto, guerra de bexigas d'água.

  Hora do lanche! 


  Aqui já estamos na 2a. parte do hotel, onde tem o waterpark, mais apartamentos, mais 2 piscinas, mais um bar, mais 2 restaurantes, salão de shows, quadra de tênis e basquete, campo de futebol e pista de golfe. Nessa foto, o Nathan tá colocando o peixe pra escorregar no peixe.


  Compramos um caminhãozinho que vinha com pazinha, rastelo, um molde e um regador. O Nathan praticamente só brincou com o regador. Ia lá, pegava água, aí procurava uma planta ou grama e regava. Repetiu isso muuuuuitas vezes. Engraçado que algumas horas ele ficava um tempão olhando pra terra, pensando, analisando... Não sei exatamente o quê. Talvez procurando a parte mais seca? Ou talvez se perguntando onde tinha ido parar toda a água que ele tinha jogado, hehehe. :-)


  Tinha uma fonte constantemente jorrando água naquele balde grande que tem lá em cima. Aí, quando o balde fica cheio...


  O Nathan não gostou nada da água espirrando nele. Mas sempre tinha crianças ali embaixo esperando o balde virar. O Alessandro também chegou a levá-lo num dos tobogãs maiores, mas o Nathan também não gostou, porque no final espirrava aquele monte de água na cara dele (e ele odeia água no olho).






  Por que é que criança só precisa colocar óculos escuros e já fica super gracinha?


  Assistindo o show O Rei Leão.


  Em frente ao resort.


  Experimentando pirulito pela 1a.vez. Fez até pose pra foto, hehehe. Aí ele está no Kid's club, vendo desenho. Se você quiser, pode deixar seu filho (de 4 a 10anos) aos cuidados do pessoal do clube o dia inteiro. Eles têm várias atividades pras crianças, das 9:00 às 18:00 (ou algo assim). Bom para crianças que querem ser independentes e pais que querem sossego, hehehe. Todos os dias tem uma programação de atividades diferente, mas o dia sempre acaba com um desenhinho. Nesse dia tava passando Peter Pan.

  Depois de passar a manhã no waterpark escorregando, regando a grama, jogando bola e correndo atrás dos lagartos (iguanas), moleza fazê-lo dormir! Aliás, nunca precisamos fazer isso. O Alessandro dava banho nele e, em seguida, enquanto eu secava e colocava roupa nele, ele já capotava na cama. Aí era só cobrir e aproveitar pra descansar, ler ou dormir também. :-)

  Acho que a fotógrafa oficial merece pelo menos uma fotinha aqui no blog, né? :-) Olha aí minha barriga de 5meses. Grandinha, né?

  Bom, acho que é isso. Aproveitamos muito as piscinas, principalmente o waterpark e foi ótimo não ter que usar casaco. Quer dizer, de dia e longe do ar condicionado, é claro. :-) Não sei se lá é sempre assim, mas nos dias que passamos em Cancun estava sempre ventando. O tempo tooooodo. De dia, quando estava 28graus e sol, tudo bem, o vento até era gostosinho. Mas à noite ficava meio frio. Ainda assim, foi ótimo fugir do friozão do Canadá. Que gostoso usar vestido!!
  Também consegui descansar um pouquinho. O Alessandro cuidou do Nathan quase o tempo todo. Até porque ele estava bem "papaizeiro". Era "Pai, cá", "Pai, go!" e "Pai, mão" o dia todo, hehehe. Era o Alessandro deitar na espreguiçadeira, que o Nathan já vinha chamar. A não ser uma hora ou outra que ele estava entretido colocando o peixe pra escorregar, ou regando as plantas.
  E talvez pela 1a. vez, a melhor parte da viagem NÃO foi a hora de voltar pra casa, hehehe. Foi muito pouco tempo, quero ir de novo!!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dirigindo na neve

  Este inverno tem sido bem suave. Totalmente diferente do ano passado. Quando chegamos no Canadá, em janeiro/2011, tinha neve por toda a parte. Neve nas calçadas, neve nos parques, pilhas e pilhas de neve acumuladas em vários cantinhos, calçadas e estacionamentos. Os dias passavam, fazia sol, a temperatura oscilava, às vezes até ficava positiva, mas nunca o suficiente pra derreter as montanhas de neve.
  Um ano depois, em janeiro/2012, neve zero. Nadinha. Os gramados lá, verdinhos. Neste inverno até chegou a nevar algumas vezes (tipo 2 vezes por mês). Mas a neve nunca dou muito tempo. Passavam-se uns 2 dias, a temperatura subia, chegando até uns 8graus e a neve derretia. Compramos trenó pra levar o Nathan pra escorregar na neve mas... que neve?
  Bom, eu estava achando ótimo as temperaturas não tão horripilantes, que ficavam sempre passeando em torno dos 0graus. Mas até que tava torcendo por uma nevascazinha, pra brincar um pouco na neve. Até que... sexta-feira passada nevou. Nevou durante o dia e imagino que tenha nevado durante toda a noite, porque sábado de manhã, quando saí pra ir no pilates, as ruas estavam mais ou menos assim:

    Na verdade um pouco piores. Essa foto eu tirei na volta, quando os carros já tinham esmagado e derretido uma parte da neve. Na ida estava pior. Normalmente a prefeitura limpa a neve das ruas, então essa neve toda me pegou de surpresa. Eu estava com o carro sedan, que obviamente não é a melhor escolha para dirigir na neve.
  Dirigir na neve não é divertido!!! Bom, confesso que na verdade eu achei sim divertido, hehehe. Mas provavelmente porque foi a primeira vez, então tava no espírito de aventura. :-) A primeira coisa que a gente repara ao dirigir na neve é que o carro não anda. Você pisa no acelerador e... o carro mal se mexe. Demora muuuuito até pegar uma certa velocidade - sendo que "uma certa velocidade" é uns 40km/h. A segunda coisa é que o carro não vai reto. Ele vai dando uma dançadinhas pra um lado e pro outro. Virei à esquerda numa rua e tentei pegar a pista da esquerda, mas o carro foi escorregando, escorregando e fui parar na pista da direita.
  Outro problema é que não dá pra enxergar as marcações no asfalto. Eu não sabia se estava na pista da esquerda, do meio, da direita ou no meio do caminho.Estão vendo que nessa foto dá pra ver uma faixinha branca, né? Pois é, mas essa rua tem 4 pistas. O jeito é ir adivinhando e seguindo os outros carros. Na hora de estacionar também não dá pra ver as delimitações das vagas. Mas aí você para em qualquer lugar, ou segue os outros carros e pronto.
  Fico me perguntando se a previsão do tempo errou e pegou o pessoal de surpresa. Porque ano passado, que tinha sempre muito mais neve, me pareceu que as ruas sempre estavam limpas antes do almoço. Essa rua que passei é uma das principais, estranhei estar com tanta neve. Mas à tarde, quando saí de novo, já estava praticamente tudo limpo (só porque agora eu tava com a SUV, tsc tsc tsc). Aí vi numa rua de acesso passando o caminhão que limpa a neve das ruas. Aliás, quando saí do estacionamento à tarde vi que os carros estavam todos tortos nas vagas, hehehe.
 
  Enfim, agora já sei como é dirigir na neve. Embora eu tenha achado divertido (pelo menos na 1a. vez), é mais perigoso, lógico. O pessoal dirige mais devagar, mas ainda assim é mais comum acontecerem batidinhas e raspadinhas. Bom, isso nas ruas das cidades. Nas rodovias, aí sim deve ser perigoso, mesmo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amamentação e desmame

MAMANDO
==========
  Antes de engravidar, eu não sabia nada sobre amamentação. Por um tempo, achei que esse negócio de mamar no peito era importante só nos 2 primeiros meses e que, depois, fórmula seria tão bom quanto. Bom, nada como assumir a própria ignorância e ir em busca de mais conhecimento. :-)
  Logo concluí que estava fora de cogitação qualquer coisa diferente de leite materno nos primeiros 6meses de vida. E assim foi, o Nathan só mamou no peito por 6 meses. Nada de complemento, nada de chá, nada de água, nada de nada. Lembro de perguntar pra pediatra: "Água nunca? Nunquinha? Nem se fizer 40 graus? Nem se eu for pro deserto?". E ela respondeu que não. Se mama apenas no peito, não precisa de água em circunstância nenhuma.
  Também aprendi que, dos 6 aos 12 meses, embora o bebê comece com os sólidos, o leite materno ainda é o principal alimento e a comida apenas um complemento. Então meu objetivo era amamentar no mínimo até 1 ano. E realmente, dos 6 aos 12 meses, o Nathan começou a comer, mas o único leite que tomava era o do peito.
  E como eu não gosto de pesquisa superficial, continuei lendo muito e fiquei sabendo de várias vantagens de amamentar após 1ano - a chamada amamentação prolongada. Algumas vantagens emocionais, várias nutricionais (o leite materno continua sendo o melhor polivitamínico que existe) e, principalmente, para a saúde. Não é realmente tão importante quanto no 1o. ano de vida, mas... já que ia tomar algum leite, mesmo, que fosse o meu. Aí tracei minha nova meta: amamentar até os 2 anos.

  Felizmente conseguimos atingir nossa meta. Não foi fácil... Os 2 primeiros meses foram de puro sofrimento. Peitos rachados, que sangravam, a ferida grudava no soutien, eu desgrudava, sangrava de novo... Dolorido e nojento. A cada mamada, eu pegava um mordedor que o Nathan ganhou no hospital e mordia forte, enquanto eventualmente lágrimas escorriam. Eu via mulheres que amamentavam enquanto conversavam, riam, caminhavam, etc e me perguntava se alguma dia ia ser assim pra mim também. Não era legal, não era prazeroso, não era sublime. Era só um sacrifício que eu fazia em prol do meu bebê. Um grande sofrimento que acontecia cerca de 10 vezes por dia. Ficava pensando no filme Jogos Mortais e pensando se a dor de cortar um dedo seria maior... O Alessandro me chamava de exagerada. Claro, fácil subestimar a dor alheia. Mas a comparação não era drama, apenas as imagens daquele filme me vinham na cabeça, uai. Nessa época, eu achava que não ia conseguir atingir minha meta de 2 anos. Mas depois que o Nathan fez 2 meses, a dor foi passando, passando e... passou! Ufa!
  Quando voltei a trabalhar, depois que ele fez 5meses, também foi trabalhoso. Eu vivia tirando leite. Tirava em casa, tirava no trabalho e, na época que o Alessandro ou minha mãe estavam cuidando dele, ia pra casa amamentar na hora do almoço. Uma correria só! Era vapt vupt. Chegar, amamentar e sair correndo pra não ultrapassar (muito) 1hora de almoço. E sempre que dava, tirava leite pra manter a produção e fazer estoque no freezer. Mas também deu tudo certo. Nunca faltou leite materno pra ele e nunca precisei complementar com outro tipo de leite.

  Não dá pra saber até que o ponto o leite materno influencia a saúde. Só sei que a saúde do Nathan, por enquanto, tem sido ótima. Teve febre umas 5 vezes no 1o.ano de vida, 1virose na praia, mas só. Nunca precisou ir no pronto socorro, nunca teve otite e nunca precisou tomar remédio, nem antitérmico.
  No 2o. ano de vida, então, melhor ainda! Achei que ao chegar no Canadá ele teria algumas gripes, mas que nada! Em um ano inteiro aqui, só tive 1dia de febre, que também foi embora no dia seguinte, sem remédio nem nada. Só leite da mamãe. E foi só! Mesmo com escolinha, o máximo que teve foi nariz escorrendo de vez em quando.
  Tá excelente ou não tá? Compensou a dor dos primeiros meses.

DESMAMANDO
==============
  Quando engravidei, o Nathan estava mamando 4 ou 5 vezes por dia. Primeira quando acordava de manhã, segunda vez antes do cochilo da tarde, terceira quando acordava do cochilo, a última antes de dormir à noite e, eventualmente, de madrugada. Mas mesmo nessa época ele já pulava uma mamada ou outra. Às vezes quando estava com a barriga muito cheia, ou quando tava com muito sono, ou quando já acordava todo animado... Enfim, já tava desacelerando.
  A ideia de amamentar dois ao mesmo tempo não me agradava nem um pouco!! Além de me parecer cansativo, eu ainda ficar toda confusa com esse negócio de peito cheio, peito vazio, qual o peito da vez.. Xiii, melhor simplificar. Fora que o peito começou a ficar bem sensível por causa da gravidez. Nessa época bati uns papos por aí e fiquei sabendo que é bem comum que o filho mais velho desmame quando a mãe engravida, porque o leite vai diminuindo e muda o sabor. Então resolvi não utilizar nenhuma estratégia e apenas torcer pra que o Nathan desmamasse sozinho. Se não fosse funcionasse... bom, aí eu pensaria em usar alguma técnica desmamante que fosse bem suave.
  Não sei se foi a gravidez ou coincidência, mas nos últimos 3 meses ele foi mamando cada vez menos. Primeiro parou de mamar no cochilo da tarde. Aí parou de mamar antes de dormir. De madrugada já era raro, porque ele tava dormindo a noite toda. A última mamada que permanecia firme e forte era a de "café da manhã".
  Até que 2 semanas atrás, na 5a.feira, ele não pediu pra mamar! Na 6a.feira também não. Nem no sábado. Já tava achando que ia dar certo, mas aí no domingo, 29/janeiro, ele pediu pra mamar quando acordou de manhã. Não sei se saiu leite ou não. Só sei que doeu bastante quando ele começou a sugar. Mas foi só no começo, depois passou. E ele ficou lá mamando, um tempão. Eu acho que no final não tava saindo mais nada, ele não parecia estar fazendo força nenhuma, a boca mal mexia. Só tava dando uma mamadinha pra se despedir. Depois de muito mamar, colocou a chupeta e adormeceu de novo.
  E... essa foi a última vez. Domingo completou 1 semana inteirinha sem mamar. Acho que agora foi, né? Hoje ele apontou pro meu peito no banho e falou "Mamá?". Aí eu falei: "É, aí é o peito da mamãe, onde você mamava. Mas você ficou uma semana sem mamar, agora acabou". Ele ainda falou de novo "mamá?" e só. Talvez estivesse só comentando... Relembrando. Vai saber o que passa na cabecinha dele? Acho que querer muito ele não queria, senão teria insistido. Afinal, ele tem 2 anos. Insistência é sua marca registrada. Talvez quisesse só dar uma enrolada pra não sair do banho...
  Bom, acho que já posso considerá-lo desmamado, né? Já tive até minha depressão pós-amamentação. :-) Lembram do meu post onde eu dizia que ser mãe é perder filhos? Então, a sensação é essa: de que perdi mais um. Perdi meu menininho pequenininho que mamava. Dá uma tristeza... Não acho que vou sentir falta do ato em si. É mais a ideia de amor e cuidado. De estar fazendo uma coisa tão importante. Vou sentir saudade dessa época em que eu era tão importante pra ele. Mas estou feliz também. Pelo menos neste quesito: missão cumprida! Mamou por 2anos e 2 meses.
  Outra coisa boa é que agora vou ter um descanso de alguns meses, até começar tudo de novo com o bebê2. Aiai, dá até preguiça de pensar que serão mais 2anos. Espero que pelo menos agora meus seios já tenham entendido o espírito da coisa e não doa tanto quanto doeu com o Nathan.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Canadá me dá dinheiro

  Lembram que faz um tempo escrevi aqui que o Canadá tem alguns programas de auxílio a famílias com filhos? Pois é, em novembro do ano passado finalmente mandei o formulário com nossas informações, pra nos inscrevermos nos programas. Eu só mando minhas informações e eles verificam a qual dos programas tenho direito. Aí, semana passada, começaram a chegar cartas.

1. A primeira carta dizia que não tínhamos direito ao Ontario Child Benefit, que é pra famílias de baixa renda.
2. Por outro lado, informava que tínhamos direito ao Canada Child Tax Benefit, mas não ao valor total, também por causa da nossa renda. O que me surpreendeu foi ver que, junto com a carta, veio um cheque!! Assim, pelo correio. E caixinha de correio normal, sem precisar assinar nem nada. Doido, não?
3. Dias depois recebi outra carta, falando que tínhamos direito ao Universal Child Care Benefit. Novamente, veio junto um cheque. Tá certo que é um cheque nominal, mas ainda assim é muito estranho!
 4. Quando eu achei que já tinha recebido tudo o que tinha direito, recebia uma carta falando que eu tinha direito a um tal de Ontario Sales Tax Transition Benefit. Que não tem nada a ver com o Nathan ou crianças. A cartinha falava brevemente que o governo da província fez algumas mudanças no esquema de impostos e, para me ajudar nessa fase de transição, eu estou recebendo esse auxílio. E assim recebi mais um cheque pelo correio.

  Aliás, cheque pelo correio aqui parece ser a coisa mais normal do mundo. Dia desses recebi uma conta da fedex porque comprei algo nos Estados Unidos e precisava pagar o imposto. Eu li a carta umas 10 vezes procurando alguma outra forma de pagamento, fui no site da internet, no site do meu banco, mas nada feito. Tive que mandar um cheque pra eles!
  Mas enfim, a gente se acostuma. Aliás, me acostumar a ganhar dinheiro do governo vai ser facílimo, hehehe. Os impostos aqui não são pouca coisa. Por outro lado, eu vejo retorno o tempo todo. As ruas não têm buracos, as escolas são de qualidade, a saúde é pública, tem vários programas para crianças (Early Years Centres), centros comunitários, piscinas públicas e por aí vai. Aí você não se sente explorado ao pagar os impostos.