terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ontario Early Years Centre

  Acho que já falei várias vezes que eu sempre levo o Nathan pra brincar num tal de Early Years, né? Na verdade, cada vez eu falo uma coisa diferente. Às vezes digo que o levei pra brincar, ou que o levei num programa de brincadeiras, ou num programa pais-crianças. O problema é que realmente não tem um nome bom pra descrever aquele treco. Então resolvi escrever este post pra explicar melhor como o negócio funciona.
  Esses Early Years Centres fazem parte de um programa da província de Ontario que tem por objetivo dar suporte para famílias com crianças pequenas (até 6 anos de idade). Esses centros têm vários tipos de reuniões e programas. Tem reuniões para suporte à amamentação, reuniões para combate à depressão pós-parto, reuniões para pais com bebês recém-nascidos, palestras e mini-cursos sobre nutrição, educação infantil, como disciplinar, como tirar das fraldas e por aí vai. Praticamente tudo de graça, embora de vez em quando apareça um curso ou outro que é pago, como por exemplo o de ensinar linguagem de sinais para bebês.
  O programa que eu normalmente levo o Nathan é chamado simplesmente de "drop-in", termo difícil de trazer para o português, que significa algo do tipo "Apareça" ou "É só chegar", hehehe. :-) É um programa para crianças de 0 a 6 anos. Aqui em Burlington tem desses drop-ins em várias localizações espalhadas pela cidade. Então eu tenho um calendário na minha geladeira, pra saber em que dia da semana e em que horário tem programa em cada localização.
  O que vamos mais frequentemente fica bem pertinho daqui e funciona às 4as. e 6as., das 09:15 ao 12:00. Mas você pode chegar a qualquer hora e ir embora a qualquer hora. Quer dizer, até pode, mas é arriscado. Esses lugares têm lotação máxima de 50 pessoas e eles controlam isso rigidamente, por questões de segurança. Lotou, eles colocam um "Pare!!!" na porta e não deixam mais ninguém entrar. Algumas localizações são mais concorridas que as outras, aí nessas eu já sei que nem adianta chegar depois das 09:30, que já era.

  Embora nos programas drop-in sejam mais para as crianças brincarem livremente com os brinquedos, tem uma certa rotina, que é a seguinte:
Das 09:15 às 10:15 é só brincadeira livre.
Às 10:15 é hora de recolher os brinquedos. Todos os pais e crianças ajudam, embora algumas crianças protestem um pouco. :-) Brinquedos recolhidos, todos se sentam para o "circle time". Cada centro tem 2 ou 3... hmmm, como chamá-las? Funcionárias? Professoras? Enfim, vou chamá-las de "tias", à là Brasil. Enfim, as tias então cantam musiquinhas e todos acompanham. São sempre musiquinhas que envolvem muitos gestos, tipo a cabeça-ombro-joelho-pé ou se-você-está-contente-faça-tal-coisa. Em geral para encerrar colocam uma música de algum cd, pras crianças dançarem em pé. Na hora do circle time algumas crianças tentam voltar para os brinquedos. Não é proibido, mas as tias falam pros pais sempre tentarem mantê-las sentadas no círculo, pra ir incentivando a disciplina, participação em grupo, etc.
10:30 - acabada a musiquinha, é hora do lanche. Bom, o lanche cada pai/mãe leva o seu de casa. Só é proibido qualquer coisa que contenha amendoim (muita gente alérgica por aqui). Quando acaba a última música, as crianças já vão correndo pras mesinhas. :-) Quem não quiser lanchar, fica livre pra voltar pros brinquedos
10:45 - quando todas as crianças acabam de comer, as tias limpam as mesinhas e trazem as atividades artísticas, que sempre vão mudando. Podem ser canetinhas, massinhas, adesivos, pintura com tinta, giz de cera, etc. Novamente, é tudo livre. A criança que quiser vai fazer arte nas mesinhas, se não quiser pode ir brincar.
11:45 - mais um cleanup, todos os brinquedos são recolhidos e novamente todos se sentam para o circle time. Cantam musiquinhas e a última é uma de despedida. Ótimo pra ajudar a convencer as crianças que tá na hora de ir embora, hehehe. :-)
12:00 acabou!

  E é isso. Legal, não? As crianças socializam, os pais têm chance de conversar com outros pais, os filhos brincam, aprendem e... tudo isso sem escolinha e sem pagar nada. Eu acho ótimo! Deixa eu mostrar algumas fotos.

  Tem uma "área" lá que é bem doméstica. :-) Tem fogão, lavadora, secadora, bonecas, berços... Um dia esses estava conversando com outras mães e, quando olhamos, tinha uns 5 meninos brincando lá. Ficamos achando graça que nenhuma das meninas estava interessada nos serviços domésticos, hehehe.


  Nesses centros todo mundo (pais e crianças) tem que colocar uma etiqueta com o nome na roupa.


  Esse é um escorredor bem pequenininho, mas tem um maior dentro da sala. Mas acho que nunca tirei foto dele. Sempre tento não enquadrar outras crianças nas fotos, pra evitar problemas com possíveis pais paranóicos.





   Nathan colocando os patinhos pra nadar.




  Ele adora ficar balançando nesse cavalinho.


 
  Nesse tanque de areia eles sempre mudam o conteúdo. A "areia" às vezes é areia colorido, às vezes grãos de arroz ou outro cereal qualquer. E os brinquedos às vezes são pazinhas e baldinhos, às vezes insetos, etc.

  Ah, uma coisa bem legal! No verão eles fazem alguns desses programas ao ar livre, em parques. Eles têm uns furgões próprios pra levar todas as coisas. Olha uma foto do furgão aí embaixo:
 

  Acho que não dá pra ver nessa foto, mas ali dentro tem uma máquina automática de fazer bolhas de sabão. É isso o que o Nathan está caçando.


  Uma coisa boa dos programas ao ar livre é poder ter tanques com água, sem muita preocupação de fazer bagunça. Mas já vi esses tanquinhos nos programas internos, também. As tias têm muito boa vontade, limpam tudo numa boa.


   Nesse dia, na hora do circle time uma da tias levou uma espécie de lona colorida redonda enoooooooorme. As crianças adoraram brincar tanto em cima quanto embaixo da lona. :-) Também teve uma hora que ela jogou um monte de bolinhas em cima e todo mundo ficou chacoalhando a lona, pras bolinhas pularem. Enfim, achei bem criativo.


  Nathan brincando com um frisbee.


  Sempre tem muitos livros, também. Às vezes, no fim do circle time, a tia conta uma historinha.

  E a seguir, fotos de alguns dos trabalhinhos que ele fez. Tem muitos, muuuuuuuuitos. Até parei de trazer pra casa. O que que a gente faz com tanta arte que as crianças produzem?
















3 comentários:

  1. Muuuuuito bacana! Acho que se tivesse um programa de Early Years Centre aqui eu tinha demorado beeem mais para colocar a Glorinha da escolinha. E eu teria adorado também ;D
    Acho que a solução para as toneladas de arte produzidas pelos nossos Van Goghs é fotografar para a posteridade... na escolinha das meninas eles mandavam muita coisa de sucata, algumas delas bem grandinhas/volumosas, fui guardando, guardando, até que no final do segundo ano, eu fiz com ela uma limpa e fomos escolhendo o que guardar e o que jogar, não sem antes ela mesma tirar uma foto "para lembrar para sempre" - ela é meio apegada às coisas, como eu costumava ser antes da fotografia digital ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sempre vejo muitos paralelos na educação aqui na Alemanha e aí no Canadá. Até nos nomes! Como o tal do circle time (Kreis), que aqui é um momento meio "sagrado" do dia das crianças na escolinha. Os professores sempre pedem para as crianças chegarem no mais tardar na hora do Kreis da manhã e para não irem embora antes do Kreis da tarde. E a Sophia ama estes momentos! Tanto é que nas férias ela sente falta e pede para brincar de escolinha. Aí ela sempre é a educadora (eu resolvi que vou chamar as "tias" de educadoras) e nós as crianças. Temos que nos sentar em círculo e aí ela começa a cantar, a rezar (a escolinha dela é católica), a ler um livro, sempre muito fofamente!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bacana isso! Nós aqui pagamos pra levar em lugares assim...de graça nuuuuunca! Adorei os brinquedos, a caixa de areia, de água...muito bacana! E vcs hein, fotos da barriga??? Ultra pra saber o sexo! Notíiiiciaaas!!!!

    ResponderExcluir