domingo, 4 de setembro de 2011

Gatiu

  Um dia desses estávamos indo ao parquinho, eu, Alessandro e Nathan. No caminho, em um gramadão estavam brincando uma senhora e um cachorro. Ela jogava o frisbee, o cachorro ia pegar e assim por diante. O Nathan adora cachorros, então correu pra lá. Como a mulher era simpática e ficou incentivando, deixamos o Nathan ficar brincando um pouco com o cachorrinho. Ele até tentava jogar o frisbee, mas não conseguia jogar longe, então nem sempre o cachorro se tocava que era hora de ir buscar. :-) Às vezes ele ia, às vezes não.

  Sei que nisso o Nathan começou a falar "gatiú" o tempo todo. Era gatiú pra lá, gatiú pra cá e a gente sem saber o que raios ele estava falando. Eu achei que ele estivesse confundindo o cachorro com um gatinho. Por outro lado, ele chamou o cachorro de auau, então não, não era isso. Aí achei que fosse o jeito dele de falar parquinho, mas quando eu chamava pra continuar andando até o parquinho, ele não queria ir, então também não era isso. Enfim, fomos embora pro parquinho e ficou tudo por isso mesmo.

  Aí algum dia dessa semana, estávamos no tapete da sala brincando com uma bola. A gente jogava, o Nathan pegava a bola e falava "gatiú". Aí caiu a ficha!! Eu não tinha me tocado ainda porque estava procurando palavras em português. Mas agora ficou claro, ele estava falando em inglês got you, ou seja, "te peguei". :-) E realmente, aquele dia na grama ele falava gatiu quando pegava o frisbee. Aha, mais um mistério solucionado e mais uma palavra para o vocabulário dele.

  Outra palavra que ele aprendeu sozinho foi bubble. Também não sei onde aprendeu, já que sempre que a gente faz bolha de sabão a gente fala bolha, ou bolhinha. Nada como a imersão para ensinar uma língua, né? :-)
  E já que estamos falando de bolhas, para o post não ficar só com texto, vou colocar aqui um vídeo do Nathan estourando bolhas no Canada Day.


2 comentários:

  1. Logo logo ele já vai estar falando as duas línguas...ai, tão fofo! Vou querer muitos vídeos pra vê-lo falando ingles!

    ResponderExcluir