sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pobres, tenham menos filhos!

  Ei, não sou eu que estou dizendo, é o governo do Canadá. Ok, deixa eu explicar do começo.
  Aqui existe uma ajuda do governo para famílias com filhos, chamada Canada Child Tax Benefit (CCTB). Essa todo mundo ganha, independente da renda. Claro, se o seu salário é alto a ajuda é menor e, se a renda familiar é baixa, recebe um pouco mais. Até agora nunca consegui calcular/estimar quanto a gente vai receber, porque depende de um monte de informações que são encontradas no formulário do "imposto de renda". Como a gente ainda não declarou isso (só ano que vem), não sei calcular esses valores.
  Mas enfim, na página do CCTB diz que o básico anual é $1348. Se você tiver 2 filhos, $1348 pra cada um. Se você tiver TRÊS filhos, aí além de $1348 para cada um dos três, recebe $94 a mais. Se tiver 4, $118 a mais e assim por diante. Isso é para incentivar a natalidade, já que no mundo moderno cada vez as pessoas têm menos filhos.

  Agora vem a parte interessante. Tem um outro programa do governo, chamado National Child Benefit Suplement. Um não tem nada a ver com o outro. Você pode se inscrever nos dois. Confesso que também não entendi muito bem ainda como funciona, mas sei que este aqui é direcionado para pessoas de baixa renda. E aqui o incentivo é ao contrário!! O benefício é "por família" e não por criança. Só que famílias com apenas um filho ganham mais: $2088. Se tiver dois filhos, ganha $1848 e se forem três ou mais $1758.
  Pra mim o recado está claro. Se você tem baixa renda, nada de ficar tendo um monte de filhos pra viver às custas do governo, hehehe. :-)

  Ainda tem uma terceira ajuda, chamada Universal Child Care Benefit, pra ajudar com os gastos de berçário/escolinha. E pelo que entendi você recebe mesmo que seu filho não vá para nenhuma escolinha e fique em casa com você. Ok, se querem me dar dinheiro, eu aceito!

  Enfim, agora que estou com um tempinho, vou me inscrever pra tudo isso e ver como funciona.

5 comentários:

  1. Cá!
    q tudo!!
    semana q vem chego aí! será q rola deixar o nome do Ben na lista de espera de alguma escolinha?!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Semana que vem? Nossa, como chegou rápido! Me manda um email com suas datas mais certinhas. Vamos combinar um encontro!
    Acho que até rola, mas não sei se compensa... Até saber exatamente onde você vai morar, meio difícil decidir. Mas a gente conversa melhor depois sobre isso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Cá! me passa seu email!!!
    Passou rápido, né?!
    Quarta à noite saio daqui e fico até 19/outubro!!!
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  4. Te mandei um email. Se não receber, me avisa que é porque mandei pra Pamela errada, hehehe.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. ah, coisa boa receber pra ficar com seu filho em casa...depois conta mais o q for descobrindo...bj

    ResponderExcluir