sábado, 10 de setembro de 2011

Ter irmãos

  Li hoje no Minha Mãe Que Disse um texto de uma mãe meio bravinha, porque ela só tem 1 filho e vivem perguntando pra ela quando vai ter o segundo. 
   Não entendo por que tanta revolta, pra falar a verdade. Ok, é chato ouvir 500 vezes a mesma pergunta, mas acho que a gente tem que levar as coisas com mais bom humor, sem dar resposta atravessada. Quem aí nunca julgou ninguém? É normal, faz parte do ser humano. Acho que até já escrevi isso por aqui, não?
  A gente julga o tempo todo, mesmo em pensamento. "Nossa, como dirige mal. Credo, gorda desse jeito comendo um sorvetão. Esse batom rosa tá tão fora de moda! Eca, homem peludo de regata. Xiii, gritando com o filho em público. Hmmm, barriguda usando listras horizontais...". Hehehe, a lista é imensa. :-)
  Já me deram tanto palpite ou fizeram perguntas por amamentar até os 2 anos, por usar sling, por querer parto na água, por trabalhar e deixar o filho na escolinha, por não trabalhar e ficar só com ele em casa... mas nunca me importei. Estou bem resolvida com as minhas decisões.

  Em relação a filhos, hoje só tenho 1, mas pretendo ter um segundo. Assim como a autora daquele post, sinto que a minha família está completa, não sinto falta de um segundo e na verdade tenho até preguiça de pensar em "começar tudo de novo". Mas quero fazer isso por ele. E os motivos não são simplistas como ela comentou, de "ter alguém pra brincar" ou "para que ele não seja tão egoísta". Ter irmão é tão mais do que isso!! Quando você se dá bem com seus irmãos, tem tanta coisa boa!

- Brincar junto quando é criança
- Dividir o quarto e ficar acordado até tarde, conversando no escuro
- Dividir o quarto e ficar piando depois que a mãe fala "Não quero ouvir nem mais um pio"
- Brincar com o brinquedo dos irmãos (e ficar bravo quando pegam os seus, obviamente, hehe)
- Ter companhia para jogos de tabuleiro
- Rir das gracinhas que o irmão mais novo fala
- Fazer castelos de areia na praia
- Fazer guerra com bolinhas de neve
- Se espelhar nos bons exemplos do irmão mais velho
- Contar segredos
- Pedir conselhos
- Ficar orgulhoso com as conquistas dos irmãos
- Torcer pros irmãos passarem no vestibular
- Ter torcida pro vestibular!
- Companhia pra ir pra balada quando são adolescentes
- Fazer planos de férias juntos
- Compartilhar as emoções da gestação
- Fazer complô com um dos irmãos contra um dos outros
- Ter mais chances de comer brigadeiro em festas de aniversário
- Fazer campanha juntos para os pais fazerem plano de saúde
- Ficar super feliz de ir visitar seu irmão que você não vê há meses
- Ficar super feliz quando sua irmã que você não vê há meses vem te visitar
- Ter sobrinhos!
- Ficar feliz de ver os priminhos brincando juntos
- Dividir experiências sobre o crescimento dos filhos
- Ter tios para os filhos.
- Dar apoio uns aos outros quando os pais estão doentes ou... vão embora. :-(
- Relembrar o passado
- Ter piadinhas internas


  Ah, gente, é tanta coisa. Você pode encontrar outras pessoas para cada um desses itens. Mas você não vai encontrar um amigo que sirva pra todas essas coisas juntas. Mesmo que você tenha amigos de longuíssima data, eles não foram na sua primeira comunhão (opa, nisso às vezes até os irmão falham, né Taia? hehehe), não vieram te acordar pra te dar feliz aniversário quando você completou 7anos,você não os ajudou a aprender andar de bicicleta... Enfim, pra ter esse pacote completo, só tendo irmãos! Eu amo os meus e sou muito mais feliz porque eles existem. E é por isso que eu espero que um dia, o Nathan tenha um irmão ou irmã muuuito legal e saiba do que eu estou falando.
  Eu sei que as condições financeiras pesam na decisão e entendo quem tem esse motivo pra parar no primeiro. Aliás, sei que tem vários outros bons motivos. Nem tô aqui querendo criticar as assumidas mães de filho único. Cada um sabe de seus problemas. Tô dizendo é que eu recomendo! Agora chega de rasgação de seda que esses dois já são muito mimados! :-)

  E por falar em irmãos, aqui vai uma foto nossa tirada há uns10 anos, hehehe (se um de vocês souber a data correta, me avise!). Deve ter alguma mais atual, mas... ah, eu gosto dessa! :-)

8 comentários:

  1. Achei tão lindo, Camilla, vc reacendeu minha vontade de ter 4 filhos! Deixa eu voltar a realidade agora! Hahaha
    Ter irmãos é isso mesmo, vc descreveu certinho! Só muda um pouco se a diferença de idade é muito grande, mas aí entram outros fatores que são muito bons também! :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito: só irmão é pacote completo!
    Eu achei muuuuito bom ser mãe só de uma
    E acho muuuuuuuuito bom ser mãe de duas!
    É a coisa mais linda do mundo ver as duas juntas - compensa totalmente minhas neuras do tipo "com um filho a gente dá 100% de atenção, etc, etc..."
    Linda foto!
    Lindo post!

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Dani. Mesmo com diferença grande de idade, ainda tem muita coisa boa. Minha mãe só foi ter uma irmã quando já tinha 18anos (e 2 anos mais tarde mais uma). Pra ela, acho que foi quase como ter sobrinhos. Mas hoje, as 3 se dão super bem, são super amigas, se apoiam e eu já perdi a conta de quantas vezes ouvi minha mãe dizer "Ainda bem que tenho minhas irmãs".

    ResponderExcluir
  4. Pois é Alessandra, também fico com dozinha de pensar que o Nathan não vai ter a mamãe só pra ele. Fico pensando nele triste, magoado, se sentindo traído. Antes eu achava que quanto menor a diferença de idade, melhor. Hoje já quero esperar pelo menos 3 anos, pra que quando tiver um irmão entenda melhor o motivo de ele precisar de tanta atenção.
    Lógico que eu sei que ciúme vai ter de qualquer jeito. :-) Mas sei que é por uma boa causa!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse post me fez chorar de saudades do tempo que vcs eram pequenos e eu tinha todos em casa. Como foi que o tempo passou tão rápido e eu nem me dei conta ??

    ResponderExcluir
  6. Querida irmazinha como o tempo passa,trabalho muito nunca tive tempo para conversar com vc o suficiente, saiba que a amo e a Taia tbm,fico lembrando muitas vezes do nosso tempo de crianca e sinto saudades.Estamos sempre orando por vc...
    Um grande Beijo Guinho

    ResponderExcluir
  7. Ah Guinho, conforme o tempo vai passando a gente sempre se arrepende de não ter feito muita coisa, principalmente conversado mais com... todo mundo! Eu queria ter conversado mais com as omas, com a Vó, o Vô, saber mais sobre a história deles, como foi a infância, enfim, mil coisas!
    Mas tudo faz parte do crescimento, né? Tem coisas que a gente ouve 1000vezes, mas só o tempo ensina de verdade.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Camilla, esse post poderia ser escrito por mim...compartilho a mesma opinião em tudo, tenho preguiça de ter outro filho, se tiver será mais pra Betina do que por mim, pq sei a importância de irmãos, amo os meus dois, uma irmã mais velha e um irmão mais novo e sei q posso contar com eles o resto da vida, principalmente pra quando meus pais se forem...através da minha irmã, tive a alegria de sentir um pouco do amor q sinto pela Bê, o meu sobrinho foi a primeira criança que amei intensamente...lembro como fiquei impressionada com a força do amor que senti por aquela criança. bom, falaria disso por horas...bjocas!

    ResponderExcluir