sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sabonete antibacteriano

  Eu sempre usei sabonetes "normais". Aí um dia, na casa de alguém, lavei as mãos com um sabonete antibacteriano. Achei que tinha o maior cheiro de desinfetante, hehehe. Eca! O tempo passou e comecei a reparar que o sabonete antibacteriano ficou mais comum, comecei a encontrá-lo na casa de amigos, parentes, etc. Principalmente na época que a gripe suína tava na moda. Mas enfim, como eu achava os sabonetes normais bons o suficiente e o cheiro dos antibacterianos bem meia boca, nunca pensei em comprar um. Fora que eu já tinha lido em algum lugar (talvez aqui) que crianças deveriam usar sabonetes normais (e não antibacterianos), porque um pouco de bactéria é bom pro sistema imunológico, que algumas bactérias na verdade são benéficas e tal.

  Chegando aqui no Canadá, fui comprar sabonete na Bath & Body Works, minha loja preferida para sabonete líquido!! Cheiro vai, cheiro vai, achei um com um cheiro maaaraaavilhoso e resolvi levá-lo. Quando olho a descrição, vejam só! É antibacterial! Que coisa! Eu achei que todos os antibacterianos fossem fedidérrimos, hehehe. Comprei assim mesmo e até comprei alguns a mais para dar de presente.

  Aí hoje por acaso li novamente um artigo sobre esses sabonetes. Primeiro, li que uma pesquisa feita com mais de 200 famílias mostrou que o número de bactérias em casas que usam os antibacterianos é praticamente igual ao número encontrado em casas que usam os sabonetes normais. Que coisa, não??
  Segundo, o uso desses sabonetes pode contribuir para o surgimento de superbactérias, aquelas famosas que não morrem com a antibiótico nenhum. O-oh, aí complica, hein? Já estão até cogitando banir esses sabonetes.

  Bom, sem paranoia nem pra um lado nem pro outro. Embora eu vá continuar comprando sabonetes normais, não vou deixar de usar meu sabonete super cheirosinho pra lavar as mãos. :-) Mas o Nathan continuará tomando banho com a linha Johnsons Natural, com 98% de ingredientes naturais.

  E vocês? Usam sabonete antibacteriano? Até pra tomar banho?


5 comentários:

  1. Eu adotei a política de que algumas bactérias são boas e que as outras ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e que os anti-bacterianos ajudam a formar superbactérias. Mas toda essa política é embasada no fato altamente filosófico-científico de que os antibacterianos costumam ser menos cheirosos mesmo ;-)

    ResponderExcluir
  2. Até já usei, mas li que não faz bem não...não se usa direto não...até pode se usar eventualmente, mas nuuunca direto no corpo inteiro. Eu comprava o protex, e usava tipo qdo a Bê fazia algo horrendo, tipo esse dia, jogou meu curvex na privada enquanto eu me maquiava! Uso sim o alcool 70 na bolsa pra lavar algo ou a mão dela na rua qdo o negócio pega...Mas não me importo com o cheiro não dos antibacterianos

    ResponderExcluir
  3. ah, acho q a maioria devia se preocupar em como se lavam as mãos, e não no tipo de sabonete. Eu vi num programa a diferença que faz em lavar rapidinho e a lavagem completa, e ensinei a Betina, ela faz direitinho...a Ana Maria ensinou no programa....isso é mais importante do q o sabonete q se usa...bjo

    ResponderExcluir
  4. ah, achei pra te mostrar, é bem legal...http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1661578-10345,00.html

    ResponderExcluir
  5. Na época da gripe suína, eu aprendi que pra lavar bem o suficiente tem que dar tempo de cantar "parabéns pra você" duas vezes, hehehe. :) E a técnica era bem parecida com essa que a moça mostrou na Ana Maria.
    Aliás, acho que deviam espalhar essa maquininha em todos os restaurantes, né? Sei não se os funcionários sabem lavar as mãos...
    Beijo!

    ResponderExcluir