terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Canadá e as crianças

  Volta e meia me perguntam se eu gosto daqui. Quando respondo que sim, perguntam por quê. Bom, tem vários motivos. Os principais:
1. Gosto do espírito "certinho" das pessoas, como comentei no post anterior
2. Gosto das opções de coisas pra comprar. Sempre tem 500 opções pra tudo!! E tirando as verduras/legumes no inverno, o preço costuma ser muito bom, comparado com o Brasil.
3. Opções para crianças

  O que eu vou falar hoje é sobre o item 3. É meio difícil comparar porque só tive criança no Brasil por 1ano e 2 meses. Bom, se bem que estou no Canadá exatamente há 1ano (ok, 1 ano e alguns dias), então tá parecido.
  Primeiro, a impressão que eu tenho é que a população em geral adora crianças. Conversam com ele no parquinho, no shopping, nos restaurantes, no elevador e por aí vai Brincam, puxam papo (ou tentam, hehehe), fazem hi-5 com a mão, oferecem doces... Mas até aí, nada de muito especial. Acho que no Brasil as pessoas também são, em geral, muito simpáticas.

  Em segundo lugar, adoro as opções que tem para as crianças brincarem. Mesmo numa cidade que poderia ser considerada pequena-média, como Burlington (170.000 habitantes), tem um moooonte de parques, parquinhos, piscinas públicas... Fora programas como os do Early Years Centres, que eu vivo comentando. Além dos festivais que sempre tem por aí. Aliás, tô enrolando pra ir num festival de inverno... É que ficar ao ar livre no inverno realmente não me anima muito.

  Terceiro lugar, opções de aulas/atividades. Já até fiz um post sobre isso, algum tempo atrás. Novamente, mesmo não sendo uma cidade muito grande, as crianças podem fazer aula de tudo! Natação, música, ginástica, esportes, artes marciais, computação... E quando eu falo esportes, também tem opção de tudo que é tipo. Desde os coletivos clássicos (futebol, basquete, hóquei, etc), até mesmo os mais "exóticos", como nado sincronizado, lacrosse, curling, velejar... Tudo aqui em Burlington. A criança deve até ficar meio perdida pra escolher.

  Além das estruturas públicas, é interessante ver como os estabelecimentos comerciais também estão preparados para receber crianças. Principalmente os restaurantes. Assim que a gente senta na mesa, a garçonete traz giz de cera e um mini livrinho pra colorir. Normalmente eles já colocam o menu infantil em uma das páginas. E todo restaurante tem aqueles copos com tampinha e canudinho, pra diminuir o risco de acidentes com as bebidas. Em alguns deles o copo é brinde e pode ser levado pra casa.
  Também achei interessante encontrar brinquedos nos lugares mais inusitados:
1. Dentista
   Esses dias fui ao dentista e, como era pra ser coisa rápida, levei o Nathan comigo. E não teve problema nenhum, porque na recepção tinha vários brinquedos, joguinhos e quebra-cabeças. Resultado: o Nathan não deu trabalho absolutamente nenhum e acabou que a consulta foi rápida demais. Ele não queria ir embora. :-)
2. Médico
  Na nossa médica de família tem brinquedos tanto na sala de espera quanto no consultório propriamente dito. Por enquanto o Nathan parece gostar muito de ir lá, mesmo já tendo levado picadinhas (de vacina).
3. Parteira
  Na parteira a mesma coisa. Brinquedos na sala de espera e nos consultórios. A minha última consulta demorou 1hora, mas o Nathan ficou lá firme e forte, enquanto ela me interrogava.
4. Concessionária
  Ano passado teve uma espécie de recall, aí levei meu Santa Fe na Hyundai para trocar uma peça do air bag. Ali eu fiquei realmente surpresa de ver brinquedos! Mas tinha. Você senta pra esperar seu carro ficar pronto, lê uma revista e enquanto isso seu filho tem brinquedinhos e livrinhos à disposição.
5. Banco
  Quando fomos na agência do td, pouco depois de chegarmos no Canadá, a gerente também trouxe brinquedos pro Nathan.
6. Lavanderia
  Na lavanderia aqui do prédio às vezes tem brinquedos e quebra-cabeças, mas às vezes não. Não entendi muito bem o espírito da coisa, mas acho que eles são "emprestáveis". Ou seja, as crianças levam pra casa, brincam e, um belo dia devolvem (ou não). Digo isso porque perto da piscina tem uma mini biblioteca. Um dia o Nathan pegou um livrinho lá e eu perguntei se ela precisava anotar o número do meu apartamento, quando tinha que devolver, etc. A moça só respondeu: "Ah, devolve quando quiser. Se esquecer, também não tem problema". Aliás, o livrinho tá aqui até hoje. Quero trocar, mas isso certamente implicará em ir à piscina. :-) Então tem que ser num dia que já vamos preparados para nadar.
7. Aeroporto
  Até os aeroportos aqui tem brinquedos! Em alguns aeroportos são só brinquedos espalhados na sala de embarque, mas outros têm playgrounds, mesmo. Excelente pra quem tem que ficar algumas horinhas esperando conexão. Lembro que o Nathan chegou a brincar com umas coisinhas quando estávamos no aeroporto em Montreal.

  Aqui criança pode até trabalhar. Quer dizer, mais ou menos. Eu sempre vejo no jorrnalzinho de Burlington (que recebemos de graça toda semana) a convocação de crianças para entregarem jornal. Igual a gente vê nos filmes, sabe? A criança vai passando de bicicleta pela rua jogando os jornais nas casas. Muito legal! É sempre bem pouquinho, cada criança entrega só na sua própria rua e imagino que tenha um limite de quadras. E eu sei que tem alguma "recompensa", mas não sei se é realmente um salário, se são sorteios ou outra coisa.
  Enfim, aqui a criança sempre tem como ganhar uns troquinhos. Seja entregando jornal, cortando grama no verão ou limpando neve no inverno. E isso me lembrando que vi a propaganda de um curso para babás específico para adolescentes de 12-17 anos. Oferecido por um centro comunitário, então é bem baratinho. É, aqui tem curso pra tudo!!

  Enfim, é por essas e outras que aqui me parece um ótimo lugar para criar meus filhos. Então vamos indo. Quer dizer, vamos ficando.

3 comentários:

  1. Que bacana! Aqui em algumas cidades até temos alguns parquinhos, quadras esportivas, mas é bem raro... E eu acho que realmente faz falta. Imagine então opções como o Early Years Centre! Ai, ai...

    ResponderExcluir
  2. Aqui lugares com brinquedos prontos pra distrair crianças são mais elitizados...a dentista da Bê tem, tem restaurantes até com espaço kids, mas tudo geralmente tem um custo maior q os lugares q não tem...é a diferença daí pelo q eu vejo, qquer um tem acesso a isso, não só os q podem...é isso? Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Poxa Aline, quer dizer que eu é que tava frequentando uns lugares muito ralé? Hahaha. Nenhum dentista que fui no Brasil tinha brinquedos. Nenhum dos 5 ginecologistas diferentes que já fui no Brasil tinha, também. Mas a pediatra do Nathan tinha, lógico. :) Ou essa dentista da Betina é especialista em crianças? Aí também faz sentido.
    Já restaurantes é diferente. Aqui qualquer um, simples ou chique, tem esses kits com desenhos pra colorir e giz de cera. E eles trazem na mesa. No Brasil, quando tinha alguma coisa, era um lugar separado, um parquinho ou coisa parecida. O que, pra crianças maiorzinhas, é bem melhor. Elas vão pra lá e dão sossego, hehehe. Mas pra criancinhas que você tem que vigiar de perto, prefiro na mesa.
    Beijo!

    ResponderExcluir