quinta-feira, 24 de março de 2011

Água mole em louça suja, tanto bate até que limpa

  A gente mora em um apartamento alugado, como já falei. E o dono tem um funcionário que eu chamarei aqui de síndico, pra facilitar. Bom, esse síndico é bem eficiente. Logo que chegamos, a gente percebeu que o aspirador não estava funcionando. Não dava pra ficar sem, pois pra quem mora em apartamento, é essencial. Afinal, não dá pra simplesmente varrer a sujeira pro quintal. Aqui a limpeza é aspirar e depois passar mop. Então falamos pro síndico que não estava funcionando. No dia seguinte saímos pra ir em algum lugar e, quando voltamos, lá estava um aspirador novinho na nossa porta.
  Passados alguns dias, usei o liquidificador pela primeira vez e estava vazando. Comentamos com o síndico e, novamente, no dia seguinte tinha um liquidificador novinho na nossa porta.
  Outro problema foi o chuveiro. Aqui o chuveiro é uma daquelas duchas com mangueira. Ou você encaixa ela lá em cima para a função chuveiro, ou desprende e usa como ducha. Bom, o que ocorre é que ela estava com um pequeno vazamento na ducha, só que ele foi aumentando. Antes que a coisa aumentasse, o Alessandro mandou mensagem pro síndico falando pra ele vir olhar no mesmo dia, que tava vazando bastante. E realmente no mesmo dia ele foi lá e trocou a ducha.
  O maior problema foi a lavadora de louças. Ela estava com um vazamento e alagava completamente a cozinha se usada. Como sempre, falamos com o síndico, que foi lá dar uma olhada. Olhou, mexeu, fuçou, levou um ajudante, mas não conseguiu resolver o problema. Chamou um técnico especializado (que nem foi no dia seguinte, eu já estava acostumada), que olhou, mexeu, fuçou e disse que tinha que trocar uma peça. A tal peça custava mais ou menos metade do preço de uma nova, portanto, mais uma vez ganhamos um eletrodoméstico novo em folha.
  Aqui eu faço um parênteses e me pergunto. Será que os antigos moradores só comiam fora de casa? Não lavavam louça, usavam pratos e talheres descartáveis? Deixavam a casa suja? Não tomavam banho? Bom, eu sei que eles eram indianos, então pelo menos as duas últimas perguntas posso adivinhar a resposta, huahahua. Ou talvez apenas eles não fossem de reclamar... Mas estou pagando caro por uma casa mobiliada, uai, por que não?
  Enfim, finalmente foi instalada a nossa nova máquina de lavar louça, êêêêêê. Aí, só por diversão, resolvi ler o manual antes de usá-la. Eu nunca tive máquina de lavar no Brasil, então não sei se isso é novidade, mas aprendi pelo menos 3 coisas!!
1. Se a lavadora não for usada por mais de 2 semanas, pode acumular hidrogênio e você tem que fazer uns procedimentos para evitar explosão.
2. A pressão da água deve estar entre 20 e 120 libras por polegada quadrada. Legal, super fácil de seguir essa instrução. Ah, mas tem ajuda! Para descobrir se a pressão é suficiente, pegue um pote de 2quart e abra a torneira de água quente no máximo (todas as outras torneiras fechadas na hora desse teste). O pote deve se encher em menos de 14 segundos. Bom, só falta eu descobrir que quantidade é "2 quart".
3. A quantidade de detergente depende da "dureza" da água. Se a água for mole, você deve usar pouco detergente. Se for dura, deve usar mais detergente e, se possível, um amaciador de água.

  Beleza. Manual lido, ignorei tudo isso, coloquei um tablete de detergente e pronto. :-) Louça limpa!

  Mas fiquei curiosa com essa história da dureza da água e fui pesquisar. Hmmm, acho que é neste ponto que vou perder a maioria dos meus leitores, hehehe. Enfim, a dureza da água é uma medida da quantidade de cálcio e magnésio. Água muito dura tem muitos desses minerais. Aí você tem que usar mais detergente, senão fica tipo um pozinho meio branco nas louças. Aliás, eu já tinha reparado nesse pozinho quando fervi as chupetas do Nathan. Não é bem um pó, que dá pra passar a mão. Mas a água foi evaporando, evaporando e foi deixando um esbranquiçado áspero na chupeta.
  Aqui em Toronto a água oscila, dependendo do ano está Medium Hard ou Hard. Em 2009 a medida era 8.4 grãos por galão. É, acho que vou ter que comprar o tal do amaciante que, a propósito, é um treco que remove cálcio e magnésio. Achei que a louça não parecia bem enxaguada, ficou meio opaca, sei lá. E quem diria, pra lavar louça é melhor água mole do que dura!

  Viram? Ler blog também é educativo. :-)

2 comentários:

  1. Conseguí!! Conseguí!!
    Comentário feito, vamos aos fatos !!
    Eu já tinha uma idéia desse fato, de água, só não sabia que era devido a dureza .. heheheh
    Quando eu passava roupa na Taia, tinha que colocar alguma coisa para limpar o recipiente do ferro, porque ficava esse mesmo pó branco.
    Então a Taia deve entender isso.
    Mais uma vez Parabéns para mim por ter conseguido !!!
    uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Camilla...eu já tive uma máquina de lavar louça, ela estragou e nao comprei outra, mas é uma maravilha, ando pensando em comprar outra, mas tenho q arrumar lugar na lavanderia, pq na cozinha não projetei lugar...penso em quando fizer os móveis pra lavanderia eu arrume um lugar...mas olha, o opaco eu lembro q tem q colocar tipo um brilhantador, algo do tipo...era líquido, além das pastilhas....Agora da dureza da água, essa é nova! Bjoca

    ResponderExcluir