quarta-feira, 30 de março de 2011

Comendo sozinho

  Há mais ou menos uma semana o Nathan parou de comer. Quer dizer, não é que parou de comer totalmente. Estava comendo menos e também estava um pouco mais rebelde do que o normal. Comecei a perceber a diferença no café da manhã. Faz meses que ele tem comido cereal de manhã e tudo ia bem. Aí, de repente, passou a comer cada vez menos. Comia alguns colheradas e não queria mais. Era aproximar a colher da boca dele que ele gritava. Ele não gosta quando ele não quer comer e a gente oferece comida. E isso não é porque eu estou forçando nem nada. Ele considera a simples oferta uma grande ofensa!! Só de ver a colher já grita, se contorce e joga a cabeça pra trás.
  Nem a minha tática das duas colheres estava funcionando. Meses atrás, ele começou a ficar bravo na hora da comida e ficava tentando roubar a colher. Mas como ele ainda não sabia comer sozinho, só brincava e sempre virava a colher de cabeça pra baixo, comecei a pegar sempre 2 colheres, uma ficava comigo e outra com ele. Aí ele brincava com a colher, tentando comer e entre uma colherada e outra dele eu ia dando comida. Mas agora essa tática parou de funcionar. Ele ficava bravo do mesmo jeito quando eu oferecia comida. Aí às vezes apontava pro meu prato, mas quando eu oferecia do meu cereal, ele também gritava e não queria.
  Em outras refeições do dia ele também fez isso, mas o café da manhã é o meu termômetro, porque é a refeição que sei que ele adora e sempre come bastante. Como esses dias ele estava com uma tossezinha e um pré-molar nascendo, achei que talvez fosse alguma dorzinha. Então beleza, resolvi esperar a manha passar.
  Ontem, na hora da janta, novamente ele gritando e não aceitava nenhuma colherada. Ele já tava com a colher dele, lazanha no pratinho e eu tentando dar comida com outra colher, mas essa tática realmente não estava funcionando. Ele começou a apontar pro meu prato, mas quando ofereci não quis. Apontou pro prato do Alessandro, mas quando ele ofereceu também não quis. Aí o Alessandro deu na mão dele um garfo com lazanha e ele comeu. A gente achou que, depois que ele experimentasse e visse que era gostoso, ia continuar comendo. Mas não, continuava recusando colheradas. Aí coloquei lazanha na colher e dei a 2a. colher na mão dele. Também comeu. Quando ele ficou com as DUAS colheres, ficou feliz e começou a comer. Quer dizer, ainda tá aprendendo. Derruba na mesa, no chão, no colo, mas de vez em quando acerta a boca. :-)
  Bom, aparentemente mistério resolvido: ele queria comer sozinho! Então quando ele me via com outra colher na mão, ficava bravo, porque sabia que eu ia tentar uma colherada pra ele. E quando eu achava que ele tava apontando pro meu prato, acho que ele tava é apontando pra segunda colher. Hoje de manhã nem tentei dar uma colherada pra ele. Só coloquei o pratinho na frente dele, com a colher. Ele comeu praticamente tudo. Primeiro com a colher, aí de repente cansou e começou a comer com a mão, mesmo, que vai mais rápido. :-) Mas terminou o pratinho (com a ajuda da mesa, da cadeira e do chão). No almoço a mesma coisa. Cortamos tudo e demos o pratinho pra ele. Ele começou com a colher e terminou com a mão. Sem gritos e sem manha.
  É, os bebês crescem, né? Já faz algum tempo que ele tá tentando comer sozinho. Tanto que eu estava dando uma segunda colher pra ele ir treinando. Só não sabia que, a partir desse momento, eu tentar dar comida pra ele seria uma ofensa tão grande. :-) O ruim é que comendo sozinho ele desvia mais facilmente dos legumes. Se bem que às vezes ele me surpreende. Esses dias estávamos comendo fora, oferecemos várias opções de comida, peixe, até carne, mas o que ele quis foi... brócolis! :-) Pegou um arvorezinha e mandou ver! Aqui vai a foto, pra provar que não estou mentindo. Ele vai ser igual o menino da propaganda, quando crescer, hehehe. Pra quem não conhece ou não lembra, esta é a propaganda.


  Agora, seguem fotos da bagunça típica de crianças aprendendo a comer sozinhas. Aiaiai, eu finjo que nem tô vendo... Seguem fotos. Filmamos o Nathan comendo, mas o meu blog continua não gostando de anexar vídeos. Acho que é a terrível conexão com a internet daqui de casa. Bom, mas logo mudaremos. Aguardem notícias!

Acabou!

Ops, acho que deixei cair um grãozinho...

2 comentários:

  1. Ai! Que fofo! camilla, agora tudo fica mais fácil, eles ficam mais independentes e nós conseguimos comer mais tranquilamente...tu vai ver....eu sempre fiz questão de comer junto com ela....pra ensinar, que é a hora de todos comer....e era um horror dar comida pra ela e comer...agora nos revezamos na ajuda (um pouco meu marido e um pouco eu) e almoçamos os 3 juntos...As vezes ela pede ajuda...ajuda mamãe, ajuda! Bem direitinho...é pq ela não tá conseguindo botar algo na colher... ela tb tenta comer com a mão, aí eu falo, na colher!!! E ela pega a carne com a mão, põe na colher e come...hahahahaha bjoca

    ResponderExcluir