quinta-feira, 3 de março de 2011

Nathan e as chupetas

  Ah, as chupetas. Adoro e odeio essas coisinhas... Durante a gravidez, mudei de ideia um monte de vezes sobre o que é melhor. Eu li sobre as vantagens e resolvia dar. Lia sobre as desvantagens e resolvia não dar mais. Fiquei nesse vai e volta os 9 meses.
  Quando o Nathan nasceu eu estava na fase do "não dar". Ficava pensando principalmente no prejuízo para o desenvolvimento dos ossos, maxilares e dentes. Sim, porque hoje já se sabe que as chupetas não são ruins apenas para os dentes, podem trazer prejuízos bem maiores. Não vão causar danos catastróficos em 100% dos casos, é claro. Mas... nunca se sabe. Tudo ia bem, ele era um recém-nascido tranquilíssimo que só chorava pra mamar e dormia bastante. Até que ele fez 1 mês e as cólicas começaram. Ele chorava bastante e o Alessandro começou a achar uma boa ideia a chupeta. Minha mãe também incentivou e, com isso, acabei abrindo um pacote. Mas só os dois davam usavam. Eu sempre tirava a chupeta na 1a. oportunidade.
  Com 6 semanas fomos pra praia e eventualmente minha mãe ficava com o Nathan pra eu ir na areia (ele praticamente só ficou dentro de casa, nem viu o mar). Nessa época mamãe=peito e o Nathan sentia muito a minha falta quando eu não estava, chorava, então a chupeta o acalmava bastante. Foi aí que comecei a me conformar mais com a dona chupeta. Mas continuei sempre tentando restringir ao máximo o uso e sempre tirar da boca dele assim que possível.
  Mas confesso que para colocar o Nathan pra dormir ela era maravilhosa! Praticamente um sonífero. Nos primeiros meses a gente desenvolveu uma rotina tão boa que era levar o Nathan pro quarto, deixar tudo escuro, ligar o ar e, por fim, colocar a chupeta. O último passo era praticamente um interruptor. Era colocar a chupeta e ele começar a fechar os olhinhos. Depois disso só uma ninadinha rápida e pronto. Isso era bom porque qualquer um conseguia colocá-lo pra dormir com essa rotina. Eu, o Alessandro, minha mãe, a Cintya... Ah, eu adorava a chupeta nessa época!! :-) Mesmo porque ele ainda não tinha dentes para eu me preocupar. E  ter um bebê pequeno (e um com cólica que acordava mais de 10 vezes por noite) era muito, muito canstivo. Eu estava sempre cansada e com sono. Logo, outras pessoas conseguindo colocá-lo pra dormir era muito, muito bom.
  Bom, dando fast forward na história, ele continua com sua chupeta. E agora que já tá mais espertinho, é mais difícil tirar a chupeta dele. Mas eu sempre tiro. Quando ele acorda, ainda deixo um pouquinho enquanto troco a fralda e troco a roupa dele. Depois peço a chupeta. Normalmente ele me dá para eu guardar, mas se acorda de mau hurmor, aí faz manha. :) E sempre tenho que guardar longe do campo de visão, porque a qualquer hora do dia, se ela é avistada, ele quer e berra bastante se eu recuso. Mas eu tento dar só pra dormir ou quando ele está com muito sono, nos momentos que precedem o adormecer. Ah, e pra andar de carrinho, até porque ele sempre acaba dormindo. :) Já o Alessandro dá o tempo todo. Não tem muita tolerância para manhas...
  Além de chupar, a chupeta é um brinquedo pro Nathan. Ele gosta de ficar molhando a chupeta nos líquidos, pra depois por na boca. A gente diz que ele gosta de "dipar" a chupeta. Ela já dipou no leite, na banheira, na piscina, no mar... Fica dipando e pondo na boca, dipando e pondo na boca.
  Outra coisa que ele gosta de fazer é tentar colocar a chupeta na nossa boca. É que ele é muito bonzinho, sempre oferece o que está comendo. Com a chupeta é a mesma coisa. Quando ele tenta fazer isso comigo ou o Alessandro, às vezes de brincadeira a gente pega a chupeta e coloca na boca, mas do outro lado, mordendo aquela alcinha ou o canto da chupeta. Com o tempo, o que ele aprendeu a fazer? Vide foto!
  Hehehe. Tava muito engraçado. O Alessandro tentava colocar a chupeta do jeito certo, o Nathan ia lá e virava pra morder o ladinho. Depois tirava da boca e morria de dar risada. :-)
  Aliás, o Nathan e o Alessandro tem uma brincadeira deles. Nos últimos meses, tem sido sempre o Alessandro que o troca depois do banho e o coloca pra dormir. Aí a brincadeira é que o Nathan coloca a chupeta na boca do Alessandro e depois chuta com o pé pra derrubar da boca dele, hehehe. Olha só o papai querendo criar um lutador. :)
  E por falar em banho, essa é a última atividade antes de dormir. Como às vezes o Nathan já adormece no banho, já levo a chupeta, pra ele ir relaxando. Bom, o relaxamento às vezes demora a acontecer, porque ele brinca bastante. E quando cansa de brincar, pede pra mamar e é nessa que às vezes ele adormece.
  Normalmente ele não é daquelas crianças que vai desnudando a mãe pra mamar. Ele costuma apontar para o meu peito e falar "mamá". Se eu recuso ou demora, aí sim ele começa a mexer na minha roupa. Mas quando o coloco pra mamar, aí vai no esquema "self service". Ele tira a chupeta da boca e começa a mamar. Aí para de mamar e põe a chupeta. Muda de ideia e vai pro peito. Muda de novo e põe a chupeta. Enfim, fica alternando peito/chupeta até dormir ou ficar satisfeito.
  Hoje estávamos nesse processo dentro da banheira, quando uma hora que ele tirou a chupeta, bateu com ela na água e espirrou água no meu rosto. Aí eu falei "ai"e virei o rosto brincando. Ele achou suuuper engraçado! Aí já viu, né? 15 minutos de ele batendo com a chupeta na água pra espirrar em mim e eu falando "ai" pra ele rir. Tava tão bonitinho, ele dava cada gargalhada, tão gracinha! :-) Chegou uma hora que ele só fingia que ir mamar. Colocava a boca no peito, mas acho que era só pra me enganar. Nem chegava a mamar, só encostava a boca, batia a chupeta e já começava a rir antes mesmo de eu falar "ai" e virar o rosto. Muito danadinho esse Nathan!
  Enfim, foi bastante divertido. Só quero ver se essa moda vai pegar e agora todo dia vamos ter essa sessão chupeta-espirrando-água. E pra finalizar o post, uma foto com chupeta, claro. :-)
 
Ps: reparem nas pantufas de joaninha, que fofas!

9 comentários:

  1. Sabe que eu dei 'bico' pra Sofia até quando ela quis? rsrs. Até uns 3 anos e ela parou porque o pai foi pescar e disse que lá tinha filhotinhos de peixe que não tinham bico. Ela pensou, reuniu todos os bicos que tinha em casa e entregou pro pai levar pros filhotinhos de peixe. Pronto! Quando ela pedia eu falava:

    - esqueceu, Sofi? Você mandou eles pros peixinhos.

    E ela: ah, é.

    E acabou. Nunca mais chupou bico.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uau, assim foi bom, hein? Sem sofrimento! E o pai dela falou por acaso dos filhotinhos de peixe ou ele já estava com essa intenção?

    ResponderExcluir
  4. Ah eu também sou a favor de chupeta. Fiquei também super receosa, com medo da Sophia chupar chupeta até os 20 anos, mas depois de ver como ela deu a chupeta super tranquilamente pro papai noel, sem fazer escândalo nem uma vezinha sequer, nao tenho mais medo :-) Tanto é que estou tentando desesperadamente convencer a Helena que chupeta é legal (mas ela ainda nao está acreditando....)!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, o meu medo não é do Nathan chupar até os 20 anos, não. :) Sempre ouço falar que criança que mama no peito por bastante tempo larga fácil a chupeta. Só fico com medo de estragar um pouco os dentes enquanto isso não acontece. Sei que usar aparelho hoje em dia é normal e fácil, mas se possível queria poupá-lo disso.
    E a Helena, continua com sua opinião firme? :) Você tenta sempre a mesma chupeta ou fica testando diferentes marcas e tamanhos?

    ResponderExcluir
  6. Naum larga naum eu largei da chupeta com 12 anos olha que eu mamei ate 2 anos, no peito....e ele ja aprendeu a chamar mamae ou papai.....a Giovanna esta formando ate frases Bjossss

    ResponderExcluir
  7. Ju, foi você que escreveu? :) Nossa, até 12 anos??????!!! Mas aí acho que faltou pulso firme da sua mãe, né? Tem que ser firme em tirar a chupeta e, por outro lado, dar muito carinho, senão a criança se apega emocionalmente e sofre muito.
    Mas imagina que eu ia deixar um filho meu chupar chupeta até essa idade. Prefiro jogar fora e ouvir choro dia e noite, até a vontade passar, hehehe. Agora entendo melhor por que você não queria que a Giovanna pegasse chupeta. Medo que acontecesse a mesma coisa, né?
    O Nathan fala mamãe e papai, sim. Fora isso, só mais algumas palavrinhas. Que bonitinha, a Giovanna forma até frases! Queria ver isso. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi lica foi eu sim, eu escondia a chupeta hehehehe, mas naum deu nenhum problema na minha dentição...com o tempo larga, eu tinha vegonha...O Nathan cresceu é tao bom ouvir eles falarem né... a Giovanna fala de tudo e repede tudo que a tv fala os desenhos rsrsrsrrs, vou de mandar um video, quando ela deixar filmar sem que perceba...todos os dias leio o seu Blog, pois estou em casa denovo,é bom compartilhar com a familia coisas novas.... Fique com deus e um dia que puder ligue pra conversarmos Beijo

    ResponderExcluir
  9. Então Camilla, o dinho já estava com a pescaria agendada e 2 semanas antes da viagem chegar, ele começou a falar sobre os coitados dos filhotinhos de peixe que não tinham bico e tal. Quando chegou a hora, ela já estava com essa idéia de doar os bicos pros peixes bem definida e talvez por isso tenha sido tão tranquilo.

    Ele trouxe foto do peixe com o bico na boca (hahaha) e ela ficou toda feliz por ter ajudado os filhotinhos.

    Bjs!!

    ResponderExcluir