terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atchuu e outras Nathanices

  O Nathan aprendeu a espirrar. Não espirrar, espirrar, que espirrar não se aprende. :) O que ele sabe fazer é imitar espirros. Assistiu algum desenho e faz vários dias que fica "espirrando" por aí. O mais engraçado é que ele espirra com sotaque inglês, hehehe. Ele não espirra atchim, ele espirra "atchuuuu". :-)
  Ahh, isso me lembra de uma novidade! O Nathan voltou a me chamar de mamãe, êêêêêê. Mas não foi fácil. Já faz algumas semanas que ele estava tendo aulas. Eu pegava álbuns de fotos e ficava apontando ora pra mim, ora pro Alessandro, sempre dizendo que era o papai ou a mamãe. Mas na hora do teste ele sempre reprovava. Eu  apontava pro Alessandro e perguntava: quem é esse, Nathan?  "Papai!". E apontando pra mim: e quem é essa? "Papai!". "Não, Nathan, essa é a mamãe". "Papai!". Também dei instruções pro Alessandro, que deveria me chamar de mamãe várias vezes perto dele.
  E não é que funcionou? Faz duas semanas que ele voltou a me chamar de mamãe. Mas parece que ele não entendeu totalmente o espírito da coisa. Fiz novamente o teste da foto. Quem é esse, Nathan? "Papai!" E quem é essa? "Papai!". Como se ele pensasse "Esse é o papai que eu chamo de papai. E esse é o papai que eu chamo de mamãe". :-) Tudo bem, a parte boa é que ele me chama de mamãe e eu acho a coisa mais fofa do mundo!! Mas confesso que ele às vezes tem umas recaídas e fala papai. Aí eu não respondo, ele lembra e fala mamãe, hehehe.
  Olha aí um vídeo para mostrar que eu não estou mentindo! O video é a coisa mais sem graça do mundo, é só o Nathan me chamando, mesmo. Estávamos no corredor do subsolo, voltando da lavanderia. Eu ia filmá-lo passeando alegremente com o balde, mas mal comecei a filmar e ele desistiu do balde.

*********
 O Nathan agora raramente fala apenas "bye", como antes. Agora ele fala bye bye. :-) Mas também voltou a falar tchau muito de vez em quando! Ele parece que está começando a entender o espírito da coisa. Ou seja, que quando a pessoa fala tchau, ele responde tchau e se fala bye, ele responde bye.

*********
Outra coisa que o Nathan adora falar é "Ei!!". É muito engraçadinho. No começo a gente pegava alguma coisa que ele estava brincando, só pra vê-lo falando "ei!". Quando eu o levo pra brincar no Early Years Centre e alguma criança pega um brinquedo dele, ele também fala "ei!". Hehehe.
  Aliás, ele é muito educadinho. Nunca empurra, nunca bate, nunca pega nada da mão de outra criança. Mas... se tentarem pegar da mão dele, ele não deixa. E se conseguirem, porque ele estava distraído, ele vai atrás e não descansa até pegar de volta. Parece até que ele ouviu a famosa frase do pai dele: "Nunca comece uma briga, mas termine todas", hehehe. Não concordo muito não, mas enfim... também não quero que ele seja um coitadinho que apanhe quieto. Ah, mas ainda tem muito tempo pra pensar nisso. Por enquanto eu acho lindo o meu fofinho educadinho.

*********
  Por falar em educação, ele aprendeu a jogar restos no lixo. Esses dias ele estava na sala, comendo seu cereal em sua mesinha. Aí uma hora acho que ficou satisfeito, foi até a cozinha, abriu o armário debaixo da pia e... jogou o resto no lixo, hehehe.
  Muito bem, Nathan. Mas acho que eu devia é me esforçar mais pra ensiná-lo a recolher os brinquedos antes de dormir. Isso sim seria bem útil!!

*********
  Ele está aprendendo palavras novas, mas por algum motivo todas as novas são oxítonas e têm no máximo duas sílabas. Então ele fala:
- copô (copo)
- gafô (garfo)
- pipo (pipoca)
- patô (prato)
- dissá (dinossauro)
- cadê
  Queria conseguir explicar pra ele que é só pegar o "ca" do cadê, jogar no fim do "pipo" e voilá! Pipoca! Hehehe.

***********
O Nathan teve mais alguns episódios de dormir a noite inteira. Mas na maioria das noites ainda acorda uma vez (só uma) de madrugada me chamando.

***********
Hoje mostrei pro Nathan o video da Helena (prima dela) comendo a 1a. papinha. Ele ficou assistindo todo interessado e tentou dar um beijo no monitor. Aí logo em seguida ele pegou um telefone pra brincar e ficou "falando": "Aiô. Hahahaha. Blablabla bebê". Parecia que ele estava contando pra alguém que tinha acabado de ver o video de um bebê. :-)

**********
E por falar em beijo, o Nathan está super beijoqueiro. Quer dizer, ele aprendeu a dar beijo de boa noite, então beija qualquer um que esteja deitado. Ou no chão. Ele beija o cachorrinho de pelúcia, beija a bonequinha, beija o vovô (um bonequinho do Lego), etc. Ele ganhou um chapeuzinho de pirata no festival que fomos domingo, aí hoje ele beijou a caveirinha do chapéu, hahaha.
  Se eu ou o papai deitamos no chão e fingimos que tá dormindo, ele também vem e dá beijo. E pra ele, beijo não tem lugar, ele beija o que estiver na frente. Se por acaso for o rosto, o beijo vai no rosto. Senão pode ser perna, braço, joelho, ombro, tá tudo valendo. :-) E enquanto a gente não levanta ele continua dando beijo. Dá um, espera um pouco, dá mais um, observa e assim vai. Que menininho mais fofoooooooooooooo!!

**********
Ok, acho que chega de Nathanices por hoje. No próximo post conto sobre o último festival que fomos e o programa de brincadeiras no parque. Bye bye!

13 comentários:

  1. Ah!! queria um beijinho do Nathan tb!!
    Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Por algum motivo obscuro não deu para eu ver o vídeo..
    Mande para o meu email urgente.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Aha! Agora conseguí, mas parece que ele fala um papai meio mamãe não é ?
    Como ele está grande.... venha logo para cá, acho,acho não, tenho certeza que nãolembra mais da gente.. snif snif snif !

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Moca Lica, quando vc ligar coloca ele no telefone pra falar com a gente que tal....
    Bjiosssss

    ResponderExcluir
  5. Opa, acho que expliquei errado. O video é pra mostrar o Nathan falando mamãe, não papai. :-)
    Poxa, acho que não lembra mesmo. Eu até mostro fotos às vezes, mas não muitas, porque ele sempre ameaça destruí-las. :-D

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju. Vou colocar, sim. Ele adora falar no telefone! Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Nao vejo a hora de vê-lo pessoalmente!! Será que também vou ganhar beijo??

    ResponderExcluir
  8. Boa pergunta!! Vamos testar! :-) E aí, malas prontas?

    ResponderExcluir
  9. Ola liquinha hj chegou um pacote aq oriundo de Burlington hehehe muito bonitas as roupinhas obrigado. Bjo irmazinha

    ResponderExcluir
  10. Ah, finalmente, que bom! Não chegou a tempo pro aniversário, mas até que passou perto, né? :-) Espero que tudo sirva direitinho.
    Beijo,
    Lica

    ResponderExcluir
  11. Ai, é brabo começar a filmar né, nunca sai o q queremos...hahahaha, mas ele te chama de mamãe e isso q importa! E o EI! hahahha, adorei....Aproveita a fase beijoqueira...é muito boa, a Bê ainda tá nela, e qdo me ve beijando meu marido na boca, uma bitoca, fica com a boca esperando uma bitoca tb...hahaha, rimos muuuuito! Ela nao é acostumada a ser beijada na boca, nunca gostei, mas é um quadro vê-la suplicando por uma bitoca....

    ResponderExcluir
  12. Ahhhh, acho que esse problema de chamar a mamãe de papai deve ser comum! Tenho uma amiga aqui em Campinas sofrendo do mesmo problema! Vou mandar seu post pra ela!! Beijos, Camis, saudades!! :)

    ResponderExcluir
  13. Olha só, e eu achando que o Nathan era exclusivo, rsrsrs. Beijo!

    ResponderExcluir