quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que o Nathan não come açúcar? - FAQ

  Resposta: porque ele não quer, hehehe.
  O Nathan tá numa fase que não quer experimentar coisas novas de jeito nenhum. O Alessandro oferece sorvete, chocolate, refrigerante e nada. E se insistir ele fica bravo! Põe a mão no rosto, fala "nhãoooo" e balanca o corpinho. Ou bate na comida ou na mão que oferece. De veeeeez em quando experimenta algo novo, mas é raro.
  Já fiz bolo e sorvete em casa para o Nathan e ele comeu. Mas acho que fiz poucas vezes e ele esqueceu, sei lá. Porque esses dias fiz sorvete novamente e ele não quis nem experimentar. Fiz cupcakes e também nada. Então tá. Imagino que quando entrar na escolinha ele vai querer tudo o que os amiguinhos comem. Enquanto isso, eu tô é achando bom. Sempre quis que ele não comesse açúcar até os 2 anos, mesmo. :-)

  Aí devo explicar, porque (quase) todo mundo se pergunta (ou me pergunta) algumas coisas:
1. Por que raios ficar sem comer açúcar? 
  Primeiro, porque açúcar branco não tem nada de útil. É só uma caloria vazia, sem nutriente nenhum.
  Segundo, porque também existem teorias (com algumas comprovações) de que várias das doenças "modernas" são causadas pelo consumo excessivo de açúcar. Segundo essas teorias, a gente poderia se entupir de gordura que, se não consumíssemos açúcar (a não ser das frutas/legumes, obviamente), não teríamos doenças causadas por alimentação. O problema é que o açúcar está em toda parte. Parem pra ler rótulos! Muitos produtos salgados contêm açúcar. Até o sal contém açúcar, hehehe, como já contei nesse post. :-)  Claro que eu não sou 100% fã dessa teoria e nem acho que é a cura para todos os males, mas ainda acho que tem várias doencinhas e doençonas ligadas ao excesso de açúcar, sim.
  Terceiro, porque o doce que a criança tá comendo está ocupando o lugar de outra comida saudável que ela está deixando de comer. Enquanto ela tá chupando um pirulito, podia estar comendo uma melancia. Ou seja, está trocando fibra, Omega6, vitaminas, cálcio, ferro, etc por... zero! Por apenas açúcar.
2. Por que raios até os 2 anos?
  Ah, essa eu tirei mais ou menos da cartola, hehehe. Primeiro, porque eu achava que depois disso as crianças já são espertas demais, já entendem o mundo e seria dificil ficar mantendo longe, já que eu consumo coisas açucaradas.
  Segundo, porque eu já li bastante sobre a importância dos primeiros 1000 dias de uma criança (9 meses de gestação + 2 anos de vida dá mais ou menos 1000 dias). Os cientistas vivem analisando a importância futura do que a mãe come na gravidez, a amamentação e também o que a criança come nos primeiros 2 anos de vida. O que se sabe hoje é que tudo isso isso influencia a tendência a obesidade, diabetes, alergias, paladar e, obviamente, hábitos futuros.

3. Então de doce ele só come fruta?
  Praticamente. Mas ele também come aveia cozida com banana,  que fica um sabor bem doce. Outros cereais matinais tipo granola. Come bolos, sorvetes e outros doces que faço em casa, mas adoçados com mel ou maple syrup (que, aliás, é uma delícia).

4. Mas mel, açúcar, não dá no mesmo?
  Ahá! Aí está o pulo do gato. Não, não, 1000 vezes não!! Com a palavra, as tabelas nutricionais. Tirando açúcares, que também estão presentes, vejam quanta coisa boa tem no mel:
Fibra
Proteína
Vitamina C
Vitamina B2
Vitamina B3
Vitamina B5
Bitamina B6
Ácido fólico
Vitamina B12
Choline (mais uma vitamina do complexo B, não sei o nome em português)
Betaine
Cálcio
Ferro
Magnésio
Fósforo
Potássio
Sódio
Zinco
Cobre
Manganês
Selênio
Flúor

  Olha o que tem no maple syrup:
Fibra
Vitamina B3
Vitamina B5
Choline
Cálcio
Ferro
Magnésio
Fósforo
Potássio
Sódio
Zinco
Cobre
Manganês
Selênio

  Agora olha o que tem no açúcar refinado:
- Açúcar

   Yep, açúcar não tem nada. Claro, estou falando do açúcar branquinho, refinado. O açúcar demerara e o mascavo têm nutrientes. E mesmo o branco, às vezes é mal refinado e contém alguma coisa que preste.

5. Ah, mas nem um pouquinho?
  Sim, concordo que só um pouquinho, só de vez em quando, não tem problema nenhum. Mas a partir do momento que você libera, a coisa vira bagunça. Mesmo que libere só um pouquinho. É que a diferença entre o de vez em quando e o de vez em sempre varia de acordo com o indivíduo. Por exemplo, eu liberei batata frita só de vez em quando e agora a impressão que tenho é que o Nathan não passa mais de uma semana sem comer. Pro meu marido, isso é de vez em quando. Pra mim, isso é muuuuuito!
  Então o caminho mais seguro é proibir total. Pelo menos pra mim. Para outras famílias com pais e mães bem controlados, acho totalmente possível consumir açúcar só de vez em quando. Mesmo!
  Mas para não dizerem que sou uma carrasca completa, hehehe, deixei o Nathan comer chocolate na páscoa. Para provar, vou postar aqui as fotos nunca antes reveladas dele sujo de chocolate na páscoa.
   Aqui foi depois da caça aos ovos que teve no prédio. Mas os ovos do prédio só tinham balinhas, que foram parar no lixo.

  Descasquei ovinhos de chocolate e coloquei dentro desse coelhinho. Ele ficou um tempão brincando de chacoalhar os ovinhos. 

   Olha papai, tem uma bolinha aqui dentro! Quer pra você? O Alessandro mostrava, comia, incentivava, mas ele ainda tava meio receoso de experimentar.

   Acho que essa foto já demonstra que eventualmente ele cedeu e comeu, né? :-) Gostou bastante, se lambuzou, tudo como manda o figurino. No dia seguinte também comeu mais ovinhos. E só.

6. Tadinho!
  Ok, essa não é uma pergunta, hehehe. Mas é um comentário que já ouvi algumas vezes. Também já ouvi vários "Parabéns!", "Você está certa" e "Quero ser como você quando eu crescer", mas acho que o tadinho ainda tá ganhando, hehehe.
  Tava refletindo esses dias sobre esse assunto. Sobre como cada um acha que a própria forma de ser feliz é a melhor forma. Tipo... pra mim algumas das coisas que me fazem ser feliz é passar horas brincando com planilhas no excel, escrevendo no blog e pesquisando sobre o conteúdo nutricional dos alimentos. Fica até difícil entender como alguém pode não gostar de coisas tão divertidas!!! Mas com certeza todos os meus leitores vão dizer que são felizes sem essas coisas (não é possível que exista outra louca como eu). :-)
  Outro exemplo, um ex colega de trabalho não gostava de chocolate "marrom", só do branco. Então ele não comia nem chocolate, nem brigadeiro, nem musse de chocolate, nem bolo de chocolate ou qualquer sobremesa ou coisa doce que levasse chocolate. Claro, todo mundo ficava indignado. Uns perguntavam por quê. Outros perguntavam se ele já tinha experimentado, hehehe. Outros se era trauma de infância. :-) Falavam que ele não sabia o que tava perdendo. Eu mesmo devo ter falado algumas dessas coisas. Alguns tentavam convencê-lo a experimentar um ou outro doce, pra ver se "desse" ele gostava. Era difícil entender que... pra quê? Pra que tentar gostar de um alimento que nem vai te trazer vantagens nutricionais? Ele já era feliz o suficiente comendo chocolate branco, quindim, sorvete. Deixa o cara ser feliz, pô!
  Ah, não tô criticando quem diz tadinho, viu? Eu entendo perfeitamente. Eu também penso isso quando vejo mães que criam os filhos vegetarianos ou veganos. Novamente, entra em ação aqui a minha teoria "mãe coluna do meio". A gente sempre acha que tem gente mais exagerada e mais relaxada que a gente, que somos saudáveis e flexíveis colunas do meio. :-)
  Mas enfim, tudo isso pra dizer que... tadinho por quê? Na escolinha ele era chamado de "o bebê sorriso". É uma criança super feliz, simpática, sociável, que dá risada o dia todo e se delicia com um moooonte de coisa gostosa. As comidas preferidas dele são carne, batata frita, pizza, melancia, leite, suco de laranja ou maçã (naturais e sem açúcar, claro) e bolacha salgada (costumo dar integral, mas também normal, ele gosta de todas).
  Além disso, é super saudável, nunca precisou ir pro pronto socorro, nunca tomou um remédio, tem uma mamãe que o ama muuuuuuuuuuuuito e que fica o dia inteirinho (e parte da noite) com ele. O que mais um toddler pode querer ? Só não vale responder brigadeiro, hehehe. Mas não precisam ficar tristes por ele, algo me diz que ele ainda vai comer muuuito brigadeiro nessa vida. Talvez ele recuse, mas no aniversário de 2 anos vai ter. Gelbinho também. Alguém quer? :-)
 

8 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc!
    Não sei se vou conseguir agir como vc!
    Mas gostaria!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Aha !!
    Aposto que ele vai gostar dos Gelbinhos....
    Tem alguém aqui em casa que adoooooooooora.

    ResponderExcluir
  3. Ah, ainda não achei quem não goste. São uma delícia!!! Nham nham.

    ResponderExcluir
  4. Ué, você não sabe? Aqueles docinhos que de longe parecem beijinhos, mas não levam côco. Você talvez tenha comido no aniversário da Sophia. Eu comi!! :-)

    ResponderExcluir
  5. Hum! Talvez feitos de leite condensado e leite ninho???? Bom, acho que comi sim - afinal de contas, quase tudo feito com leite condensado é muito bom! Minhas meninas são bem "tradicionais", gostam mesmo é de brigadeiro. Em festinhas, fica liberado!

    ResponderExcluir
  6. Ai, demorei pra ler esse post, pq isso me lembra q não faço a coisa correta, q acho correta...tb brinco ctg dizendo tadinho, mas sabes q acho q estás corretíssima, tenho a mesma opinião pra refrigerante, e muitos me perguntam como até agora a Bê nao toma refri...com 2 anos e 2 meses...mas pra quÊ? Não acrescenta em nada! Não gosto de dar pirulitos, balas pra Bê, apesar de muitas vezes liberar só por insistência dela! Sei que ela poderia estar sim comendo uma fruta no lugar e concordo contigo, eles substituem! São espertos e manipuladores! E a história de tadinho, acho q é que nem eu falo sobre cachorro, sou super contra dar comida, só ração, e acho q tadinho do cachorro q prova comida e depois tem q voltar pra ração!Se ninguém der a comida, ele não vai sofrer! Não saberá o gosto de comida! Bom, eu sempre digo, parabéns, estás fazendo a coisa certa, principalmente por amamentar...a Betina enquanto era amamentada era super forte, super resistente, nem gripe pegava...acho q 90% é da amamentação, e o resto pode ser da tua teoria de alimentação saudável...ah, tem uma parte por ele nao estar na escolinha! Falei demais! Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline. Pois é, também fico aqui me perguntando se quando ele voltar pra escolinha vai começar a pegar gripinhas novamente... Eu imagino que sim, afinal, além de crianças estarem sempre meio "virosadas", ainda são vírus novos, canadenses, rsrsrs. :-)
    Mas a amamentação realmente acho que é o principal fator. Eu já tive uma gripe bem chata aqui no Canadá e o Nathan nada. Eu sirvo de escudo pra ele. :)
    Tem dias que ele praticamente não mama mais e fico aqui me perguntando se o fim está próximo... Ao mesmo tempo e ao mesmo tempo acho que vai fazer falta. Aiai, o jeito é ir levando e ver o que acontece.
    Beijo.

    ResponderExcluir