quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Desse não. Desse!

  Quando estava grávida, li o livro da Enganadora de Bebês, quer dizer, Encantadora de Bebês. Entre alguns conselhos razoáveis, outros inúteis e alguns mais ou menos, um eu sempre segui: dar apenas um seio em cada mamada.
  Esse negócio de dar um até esvaziar, depois mudar pro outro me parecia meio complicado. Como saber se está vazio mesmo? E se o bebê estiver com menos fome aquele dia e eu acabar com um seio cheio e o outro vazio? Enfim, segui a dica de um lado por mamada e, pelo menos nesse quesito, tudo sempre foi ok.
  A minha intenção sempre foi amamentar até pelos menos 2 anos. Afinal, além de a Organização Mundial de Saúde recomendar, também está escrito que é bom em todas as embalagens de leite. E se a caixinha de leite falou, deve ser verdade, certo? Mas um dia, quando o Nathan tinha quase um ano, estávamos na sala de espera do pediatra, onde também estava um menino muito ativo. Ele pulava, corria, escalava banquinho, conversava com a mãe, dava tchauzinho, etc. Perguntei a idade dele: 18meses. Aí eu comecei a achar meio estranho a idade de amamentar um molequinho assim tão "grandão". Ele não parecia que tinha idade pra mamar. Ainda comentei o Alessandro: "Não parece estranho amamentar um menino desse tamanho, que já fala e tudo?". Ele também achou estranho...
  Mas enfim, nunca marquei data limite no calendário e o Nathan seguiu mamando, mamando, mamando. Agora ele já tá com 1ano e 8meses e fala algumas coisinhas. Até que esses dias, após alguns minutos mamando, ele largou o seio, apontou pro outro e falou: "Desse!". "Você quer leite desse aqui? Mas agora é a vez do esquerdo!". Não teve conversa, ele só ficava apontando pro outro lado e falando "Desse!". Já tentei enganar, rodar, virar, mudar de pose, mas não adianta, que ele não é bobo. Ele não sabe os nomes, mas sabe muito bem a diferença entre esquerdo e direito.
  Então agora é assim. Nem adianta memorizar qual o lado da vez, porque ele é quem escolhe. Com preposição + pronome demonstrativo!

  Bom, agora eu sei como é amamentar um menininho grandão, que já fala e tudo. E é muito engraçado. :-) Como somos minoria, eu entendo que para os outros é esquisito encontrar uma criança desse tamanho que mama.Vendo em momentos isolados, ele parece grande. Mas eu não o vi crescer. Quando percebi, já tava assim! Tenho conhecidas que amamentam crianças de 5 anos e eu acho horrível! Fico pensando: "Credo, que criança grandona! Eca! 5 anos!". Mas talvez tenha acontecido o mesmo que acontece comigo. A mãe vai amamentando, amamentando, os dias vão passando e, quando vê, a criança já tá desse tamanho e ninguém nem percebeu.
  Hoje o Nathan só mama no cochilo da tarde e no soninho da noite. Quando tá com a barriga muito cheia ou com muito sono, adormece sem mamar. E quando tem fomes repentinas, mama no meio da madrugada ou logo que acorda. Quem não gosta de café na cama? Hehehe. Mas que fique registrado nos autos deste blog que eu não pretendo amamentar até os 5 anos não. Ok Nathan? Que tal começar a tomar leite só "desse" copo?

5 comentários:

  1. É, às vezes são eles quem decidem né. Eu também achava estranho criancinhas grandinhas mamando. Tinha me programado para amamentar pelo menos até 1 ano, se bem que um médico conhecido meu tinha dito que se fosse até 9 meses já estava muito bom. O raciocínio era mais ou menos assim "9 meses na barriga, 9 meses fora é você a responsável pela alimentação". Eu acho que a Glorinha ouviu isso porque de um dia para outro decidiu parar, mas só com 7 meses e meio. Eu me senti meio rejeitada, ofereci em vários outros dias, mas nada. As pessoas achavam esquisitíssimo a bebê ter decidido, mas como você percebeu, às vezes eles têm opiniões fortíssimas. Uma prima minha, que tinha uma bebê três meses mais nova era uma dessas que nunca tinha sequer ouvido falar. Pois a bebê dela já tinha, e com 8 meses também largou o peito. Como no primeiro filho temos uma forte vontade de fazer 'tudo direitinho', eu segui tirando leite e dando no copinho para atingir os "9 meses fora da barriga" de alimentação materna... mas foi beeeem chatinho. Eu não tinha bombinha elétrica (uma benção que só vim a conhecer na segunda amamentação), então fui só até a metade do oitavo mês. Com a Alice eu pensei "agora vai, pelo menos até 1 aninho, hein filha". Mas aí, no meio do décimo mês, o interesse dela já estava muuuuuito menor e dessa vez a decisão foi minha mesmo. Talvez pelo tempo menor, que não permitia curtir tanto o momento, já que tinha outra criança ou me chamando ou aprontando alguma arte por perto. Enfim, foi facílimo desmamar, o que na minha opinião significa que já estava na hora. Às vezes são os filhos quem decidem, às vezes a gente - e vamos aprendendo a equilibrar as coisas e vendo que não fazemos tudo tão certinho, mas no final da história a gente espera que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Aha, agora já sei ! Vou colocar uma foto de um copo de leite aqui em casa, e o Nathan vai dizer: Desse.
    Assim, é só vcs virem para cá e já está !!
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ai, mãe é tudo igual...antes de ser mãe tudo é estranho...eu tb achava muito estranho uma criança de 1 ano e 8 meses mamando. Até a minha ter 1 ano e 8 meses e eu achar que não era estranho e ficar indignada qdo era criticada ou qdo falavam q era estranho! Fica p da vida! Mas até 2 anos não acho nada anormal não. Não é a regra, infelizmente! como fico triste em ver que cada vez menos os bebês estão mamando....que judiaria pros dois! Como faz bem pra mãe e pro filho, como une mais! Esse vínculo Camilla é pra sempre! Eterno! Aproveita! Sinto uma falta...:(Eu a desmamei nessa fase que estás...e ela só mamava por mania mesmo, mas se dormisse bem, nao teria desmamado não...ah, a Betina escolhia o tetê, geralmente o mais cheio! hahaha...e eu oferecia o que estivesse mais dolorido, mais cheio, já no final, oferecia o q tivesse "mais a mão". Já que a grande produção é produzida na hora da mamada mesmo, nunca me importei com lado.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Alessandra, os bebês decidem, sim. Acho que na maioria dos casos é o bebê que larga o peito. Em geral porque já estão tomando mamadeira e aí preferem, porque dá menos trabalho. Bebês preguiçosos, hehehe. Mas não sei como foi com você.
    Nossa, bombinha elétrica eu comprei no dia seguinte ao teste de gravidez, hehehe. Mas também, tava de férias em Miami quando descobri, então tinha que aproveitar. Tirar na mão? Nossa, é muito sofrimento!!

    ResponderExcluir
  5. Ah mãe, que truque sujo, hehehe. Mas pra atrair o Nathan acho que é mais fácil mostrar batata frita, melancia, pizza...

    ResponderExcluir