quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Consultas, infecção e outros sintomas

  E por falar em consultas, semana passada fiz uns exames de sangue e urina de rotina. Acho que já comentei que aqui os resultados vão direto pro médico (ou parteira), né? Pois é, minha parteira recebeu meus resultados e ligou pra avisar que estou com infecção urinária. Oi? Como assim? Sem sintoma nenhum? Pois é, disse que na gravidez é comum ter infecção sem que a gestante apresente nenhum sintoma. Credo, coisa esquisita... Agora vou ter que tomar antibiótico, bolinhas...
  No começo da gravidez, quando tudo me dava enjoo e indigestão, eu estava mesmo achando que tava tomando pouca água (porque até isso me fazia passar mal). Lembro de ter ficado especialmente preocupada, com medo justamente de infecção urinária!! Já faz umas 2 semanas que voltei ao meu ritmo normal de tomadora de água compulsiva, mas vai saber há quanto tempo estou com essa infecção?

  Mudando de assunto, estou sentindo o bebê mexer! Começou quando estava com 16 semanas. Eu queria marcar o dia certinho, mas é difícil. Nas primeiras vezes a gente fica achando que é gases, indigestão, hehehe. Fora que ainda sinto bem fraquinho e foram poucas vezes. Mas agora é inconfundível. É ele! Ou ela. :-)
 
  2a.feira passada tive consulta com a parteira. Novamente, nada de muito emocionante. Ela me fez mais um mooooooonte de perguntas sobre meu histórico médico e da minha família. Disse que os meus exames de sangue estavam todos ok. Aquelas coisas típicas: rubéola, clamídia, Hepatite B, HIV, etc. Eu mesma não cheguei nem a ver os resultados. Mas imagino que, se eu quiser, devo poder ter uma cópia, né?
  Aí ela disse que recebeu o laudo dos meus dois ultrassons e também tava tudo ok. De posse dos laudos, ficou novamente fazendo mil contas e revendo a data prevista para o parto. Sinceramente, não sei pra que tanto empenho, sabendo que a data prevista é só uma aproximação. Mas talvez seja importante para o planejamento delas, pra não ter gestantes demais e parteiras de menos.
  Ah, no banheiro também tem um exame meio self-service, hehehe. Você faz xixi no copinho, aí coloca uma tirinha lá dentro e espera 1minuto. Aí compara com a tabela de cores pra ver se os níveis de proteína e glicose estão normais. A ideia é fazer isso antes de cada consulta, aí qualquer irregularidade discutir com a parteira. No meu caso, tudo normal.
  É, acho que a única parte legal da consulta foi aquele aparelhinho pra ouvir o coração do bebê. 150 bpm. Aparentemente, tudo bem. :-)

  Comentei que os enjoos passaram? Pois é, demoraram looongas 15 semanas, mas finalmente (agora estou com 17) estou me sentindo bem. O cansaço e o sono extremos também passaram.

  E para os curiosos e ansiosos, aviso que na 6a.feira da semana que vem faço o ultrassom morfológico no qual, se tudo correr bem, descobrirei o sexo do bebê. Espero que sim, quero fazer compraaaaaaaaaaaass. :-D

4 comentários:

  1. Faltou dizer quando é a data prevista pro parto :-) Fiquei curiosa! E lógico que também quero saber o sexo do bebê, avise assim que souber!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelos meus cálculos completo 40semanas 26/junho. Mas a parteira sempre calculou 27/junho. E pelo ultrassom deu 25/junho. Então, fazendo uma média, continuo considerando dia 26, mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaa...a Bê nasceu dia 04 de junho, bem perto...:D agora legal o exame de urina né...e essa infeccao urinária boba...q saco né...q antibiótico grávida pode tomar? Ai! Vem contar do sexo please!!!

    ResponderExcluir
  4. Até que tem uma lista longa de antibióticos que grávida pode tomar. O duro é que o ideal mesmo é não tomar nenhum. A escolha varia entre os muito ruins e aqueles menos ruins. Esse que estou tomando não pode ser tomado no 3o. trimeste, por exemplo. Mas no 2o. trimestre "aparentemente" nunca encontraram nenhum efeito colateral.
    Aliás, o 2o. trimestre é sempre o mais tranquilo pra remédios. Não tem muito risco de má-formação nem risco de parto prematuro. Nesse período é mais fácil de escolher. E claro que a parteira falou que posso ficar tranquilíssima, que não faz mal nenhum, que gestantes tomam esse antibiótico e blábláblá. Mas que fiquei chateada, fiquei, claro.. :(
    Ah, você não leu ali em cima? É 6a.feira da "semana que vem". Aguenta mais 7 dias aí, rsrsrs. Beijo!

    ResponderExcluir