quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pele sensível

  Desde que o Nathan tinha mais ou menos uns 12 meses que percebi umas manchinhas brancas no rosto dele, principalmente na bochecha direita. Não era nada assim muito evidente e praticamente só eu percebia.
  Mas quando chegou o verão aqui no Canadá e ele ficou bronzeado, ficou bem mais evidente. Nessa época não pareciam manchas. Olhando, dava a impressão de protetor solar mal aplicado, sabe? Uma parte mais marrom, outra mais clarinha e assim vai. Claro, eu sabia que não era apenas bronzeado mal feito porque ele tinha a pele meio "colorida" faz tempo.
  De qualquer forma, comentei com a médica de família, que na primeira vez também olhou, olhou e não enxergou nada. Acho que nessa época ele já tinha desbotado um pouco. E realmente, não era nada assim muito evidente. Mas comentei mostrando nas consultas seguintes e ela acabou encaminhando para um dermatologista.
  Bom, aqui a saúde é pública e, portanto, consultas com especialista sem caráter de urgência podem demorar, então a consulta foi só ontem. O médico também ficou olhando, olhando, com aquela cara de "ué", hehehe, até que eu mostrei pra ele uma foto do Nathan tirada no verão. Ele olhou e falou: "Ah, agora sim. Isso é a melhor coisa que você poderia ter me mostrado hoje". Há! :-)
  Ele também passou a mão no rosto, olhou a perninha, passou a mão na barriga e o diagnóstico foi o mais simples possível: pele sensível. Oi? Só isso? É, só isso! Ele disse que o Nathan tem a pele sensível e, por causa disso, pode ter um pouco de dermatite em contato com alguns perfumes, químicas, roupa lavada com um sabão mais forte, etc. E a descoloração no rosto ele chamou de uma "hipopigmentação pós-inflamatória".
  Pra cuidar é simples: evitar os tais perfumes, químicas, etc. Hidratar bastante, principalmente no inverno, porque ele disse que a pele do rosto e da barriga dele estão meio secas. E também evitar banhos quentes e demorados. Tranquilo.
  O médico também olhou minhas mãos e falou: "É, estão meio secas, tem que hidratar mais". E estão mesmo, mas eu tenho tanta preguiça de ficar gastando tempo passando hidratante, quando há sempre tanta coisa a se fazer!! 
  Aliás, isso me lembra que, por volta da época que ele entrou na escolinha, começou a ficar com a pele da barriga e coxas meio aspéra, com bolinhas vermelhinhas. Mas o problema melhorava e piorava sozinho. Um pouco antes de ele sair da escolinha, começamos a passar hidratante, porque achei que a pele tava meio seca. Poucos dias depois a pele já tava boa. Aí fiquei em dúvida se foi a saída da escolinha ou o hidratante. Provavelmente o hidratante, mesmo. A única coisa diferente na escolinha eram os lenços umedecidos, mas o bumbum dele sempre esteve lisinho e bonitinho.

  Aí fiquei pensando, pensando e fazendo a retrospectiva. Como uma pele sensível, como é que o Nathan não teve nadinha quando ainda era bebê e, consequentemente, a pele era mais sensível ainda? Ah, elementar, meus caros leitores. Eu era muuuuuuito cuidadosa. Banho só com sabonete de glicerina. Lembro que eu achava o cheiro super sem graça, mas a pediatra recomendou, então tá recomendado! Muitos banhos eram só com água mesmo e lavar o cabelo só de vez em quando. A roupa dele era lavada separadamente, com sabão especial e sem amaciante. Bumbum limpo só com algodão e água, sem lenços umedecidos. A temperatura da água do banho devidamente medida com termômetro.
  E realmente, foi por volta de 1ano que eu relaxei um pouco, comecei a lavar a roupa dele junto com a nossa e tal. E nem acho que os cuidados precisam voltar. Acho que se hidratar a pele dele com mais frequência, já deve resolver. Bom, pelo menos o mistério está resolvido, e já sei o que é. :-)  O médico falou que até podem voltar a ter diferença na pigmentação, mas nada que seja permanente e com o tempo tudo se ajeita. Ok, então. Nem acho que a pele dele é tããããão sensível assim. Talvez só um pouco seca. Mas continua macia, fofinha, gostosinha, lindinha!!! Dá até vontade de ir lá acordá-lo pra beijar. :-)


3 comentários:

  1. Guria...a Bê na época da alergia, que agora sei q é de johnson...rs....e cutânea, o médico me disse q muitas vezes eu achava q era alergia, mas era só desidratação, e qdo eu usava sabonete de glicerina ele me disse, não usa, resseca!!!Acabei nunca mais comprando....e me deu um hidratante pra todo dia, manipulado, sem perfume, q uso sempre....

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o sabonete de glicerina pode até ser bom por um lado, por ter pouca química, mas eu sempre achei que ressecava, também. Quer dizer, eu sempre achei que todos os sabonetes ressecavam, porque eu usava o Dove há muitos anos e ele é praticamente um hidratante em barra, né? Sou super fã, hehehe.
    Aliás, tô aqui já matutando sobre qual sabonete usar com meu bebê2 quando for recém-nascido. Aqui tem várias marcas naturais, acho que vou escolher qualquer uma delas e pronto. Qualquer coisa, eu mudo depois.

    ResponderExcluir
  3. O Felipe também tem esse problema, só que nas costas e perto do bumbum, eu estava até com medo de ser alguma micose pois elas estavam aumentando, ele também foi encaminhado ao dermatologista e o diagnóstico foi exatamente este, pele seca. O tratamento é basicamente hidratar a pele e não tomar banhos muito demorados, coisa que o Fê adora! O médico ainda me disse que é mais comum em pessoas mais moreninhas.

    ResponderExcluir