segunda-feira, 7 de maio de 2012

O que as parteiras levam para um parto domiciliar?

  Como meu pré-natal está sendo feito por parteira e não por obstetra, naturalmente surge a possibilidade de parto em casa. Eu tô achando que vou acabar decidindo na hora H. Dependendo do dia, de como estiver, dependendo da dor, dependendo da hora... Nada como morar praticamente encostada no hospital. :-)
  Bom, mas da mesma forma que me preocupo com riscos hospitalares, claro que também me preocupo com riscos de ter bebê em casa. Portanto volta e meia dou uma pesquisada no assunto. Uma das coisas que descobri é que as parteiras levam pro parto domiciliar o mesmo equipamento disponível em casas de parto. E, pelo menos aqui no Canadá, a mortalidade em hospital ou casas de parto é a mesma. Isso só ajuda a confirmar as estatísticas, que realmente mostram que parto em casa, aqui no Canadá, tem taxas de mortalidade iguais às do hospital. Com a vantagem de ter menos complicações, mas isso é assunto pra outro post. Quem estiver com pressa, pode ler alguns dados interessantes aqui.
  Bom, então aí vai a lista das coisas que a parteira leva pra sua casa. Deve ter algumas variações dependendo do país, da parteira, sei lá, mas enfim, já dá pra ter uma ideia. Uma hora que eu estiver com menos preguiça, volto aqui pra acabar de traduzir a lista. :-P

hand-held doppler
blood pressure cuff
estetoscópio (adulto e recém-nascido)
termômetro
pulse oximeter
sterile & non-sterile gloves
detailed charting
Transcutaneous electrical nerve stimulation Unit
amnihook

Para prevenir e tratar hemorragias:
-pitocin
cytotec
methergine
oral & injectable
Shepherd's Purse

Para estabilizar quadros convulsivos:
Magnesium Sulfate

Para tratar desidratação ou perda sanguínea:
Fluidos intravenosos
IV placement supplies

Para recém-nascidos:
vitamina K
Erythromycin ointment for the eyes
Cord care
Otoscope

For treatment of GBS in the mother:
IV antibiotics
EpiPen (em caso de reação alérgica)

Para lacerações e sutura:
Lidocaína
Siringas e agulhas
Material de sutura
Sterile instruments
Sterile gauze & suture packs

Oxigenação:
Tanques de oxigênio
Máscaras para adulto e recém-nascido
Ambu bag and mechanical suction for newborn
Equipamento para ressuscitação de um bebê




6 comentários:

  1. Legal, Camilla!
    Bom, eu tenho certeza que quero um parto domiciliar, já tenho isso bem decidido. Só irei para o hospital se houver alguma complicação. Camilla, em geral, acho que a taxa de mortalidade de um parto domiciliar planejado é baixa no mundo todo. O problema é um parto domiciliar surpresa ou mal planejado, sem um profissional confiável e tudo o mais. E mesmo assim, tem tanto bebê que nasce sozinho, no susto, e a maioria fica muito bem! rs! Conheço mta gente que teve parto desassistido (uns de propósito, outros porque não deu tempo de chamar a parteira.)


    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a mortalidade é baixa. Quem planeja parto em casa normalmente sabe muito bem o que está fazendo. Também conheço 1 que teve parto desassistido de propósito!!! Mas isso, eu não teria coragem nem no 5o. filho, que era o caso dela. :-)
      Beijo!

      Excluir
    2. Acho que é a mesma pessoa que eu conheço, haha... uma amiga minha teve um desassistido esses dias também, mas foi porque a parteira não chegou a tempo. Foi super tranquilo! Eu acredito que parir é um dom natural das mulheres, a maioria não precisa de ajuda alguma. Como disse um dia brilhantemente uma conhecida: "bebês nascem!". Simples assim! rs!

      Bjos

      Excluir
  2. Nossa, com todo esse equipamento, eu não teria tido dúvidas: parto em casa.

    Mas é claro que estou dizendo isso agora, sem estar grávida e com os medos e ansiedades típicos da gravidez. Tenho certeza que o que você decidir, será bem legal para o bebê, uma vez que os procedimentos aí são muito mais bacanas que aqui.
    Apesar de ainda muito cedo, o post me inspira a já desejar "Que você tenha uma boa hora" :-)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal é ter o poder de decisão e, ainda assim, não precisar decidir agora.
      Realmente, ainda estou de 33semanas, mas bons desejos é sempre bom ir acumulando desde cedo. :-)
      Abraço!

      Excluir