domingo, 9 de setembro de 2012

Sozinha cuidado de dois monstrinhos. Dia a dia

  Depois de um 1o. dia pra lá de cansativo, os outros foram bem melhores.

4a.feira
  De manhã coloquei os dois no carrinho e fui até o correio. Embora seja perto, o passeio completo demorou 1hora e foi bem cansativo. O carrinho é um peeeeeso. Afinal, 15kg do Nathan, uns 6kg do Tyler e mais uns 10kg do carrinho propriamente dito. E o pior é quando a calçada se inclina, na saída dos carrinhos. Pobres bracinhos. O Tyler dormiu quase o passeio todo e o Nathan foi sentado, apreciando a vista, olhando os esquilos, passarinhos, etc. Só desceu um pouquinho na farmácia, pra brincar com os cartões de aniversário.
  Depois do almoço achei que o Tyler estava com sinais de sono, mas eu tava cansada. Então lembrei que o Tyler não é o Nathan (uau!). É que o baby Nathan só adormecia no colo e ponto final. Mas então coloquei o Tyler na cama e deitei do lado, de frente pra ele. Ele primeiro ficou me olhando, dando sorrisinhos, aí começou a piscar, foi fechando os olhinhos e... o Nathan chegou!! Aí já viu, né? Pulava na cama, deitava, dava beijo no Tyler, levantava, deitava, puxava o cobertor, dava mais beijo no irmão, virava pra cá, virava pra lá, etc. Já o bebê estava realmente com sono. Enquanto o Nathan pulava ele ia fechando os olhinhos, fechando... Aí o Nathan pegava na mão dele e ele acordava. O Nathan ia pular mais pra lá e ele fechava os olhos novamente. Então o Nathan vinha dar beijo e ele acordava de novo. Até que... não acordou mais! Dormiu mesmo com toda aquela bagunça. Peguei o Nathan no colo rapidinho e levei pra sala.
  O difícil foi manter o Nathan longe. Ele queria porque queria voltar lá pra junto do Tyler. E quando falei que não, queria que eu trouxesse o Tyler pra sala, hehehe. Mas enfim ele se distraiu com outra coisa e o Tyler conseguiu tirar seu cochilo de 1horinha sossegado. Meus bracinhos fraquinhos e cansados agradecem!

5a.feira
   Esse dia o Nathan acordou pouco depois das 06:00, buáááá. E, claro, veio pra minha cama e aí o Tyler acordou também. Já me bateu o desespero só de pensar em passar o dia inteirinho com sono e cuidando sozinha dos dois. Às 09:00 eu já estava me sentindo cansada. E nisso o Nathan pedindo pra passear. Então fui dar uma voltinha com os dois no carrinho depois paramos no parquinho do prédio. Primeiro o Tyler dormia, depois coloquei no sling. Até que não foi tão difícil. Acho que o sol anima as pessoas, porque depois disso eu já tava bem tranquila.
  E como o Nathan acordou cedo, dormiu depois do almoço. Quer dizer, dormiu em vez do almoço. Fiz um macarrão e ele não quis, pediu peixe (o biscoitinho). Falei que não e começou o barraco. Depois de muito gritar e insistir, pegou a chupeta e correu pro quarto. Esperei alguns minutos e, como ele não voltou e estava quietinho, achei que ele tinha adormecido. Fui lá ver e ele realmente tinha dormido, mas no tapete!! Fiquei com uma peninha dele. :-( Bom, com fome acho que ele não tava, tinha acabado de comer uma pêra. Acho que a manha era sono. Mas sei lá, dormir assim, sozinho e no tapete... Que dó. :-( Bom, coloquei na cama e paciência.
  Fiquei brincando na sala com o Tyler e depois deitei com ele na minha cama. Ambos dormimos, ahhh, que delícia. :-) Ânimo renovado pra enfrentar o resto da tarde.

6a.feira
  De manhã, assim que tirei o pijama do Nathan e coloquei roupa, ele já começou a pedir pra passear. Mas o Tyler tinha acabado de adormecer na cama, então fiquei com dó de acordar. Falei pro Nathan que quando ele acordasse, nós sairíamos. Foram 40 minutos seguidos de "passeá carro, passeá carro, passeá carro". Mas enfim, saímos e fomos no Early Years. Foi novamente bem tranquilo. Primeiro eu fiquei com o Tyler no colo e depois coloquei no balancinho. Lá ele ficou balançando tranquilo, olhando as crianças e acabou adormecendo. Enquanto isso eu fiquei brincando com o Nathan. Hoje ele passou bastante tempo com um joguinho de pescar. Quando o Tyler acordou ele mamou, troquei a fralda e logo em seguida fomos embora.
  Depois do almoço o Nathan dormiu. Novamente sozinho. Mas pelo menos dormiu na cama, dessa vez e não no tapete. ;-) E almoçou. Antes de ele acordar eu e o Tyler também tiramos um cochilo. O interessante é que ele se empolgou no soninho. Deitamos acho que umas 14:00 ou pouco depois. Às 15:15 ele deu uma acordadinha, mas mamou deitado mesmo e voltou a dormir. Às 16:00 eu levantei, achando que com isso ele ia acordar, mas que nada. Lá ficou. E ficou. E ficou. Deu 18:15 e ele ainda estava lá. Fui lá e tive meio que acordá-lo. Mas mesmo assim ele dormiu bem à noite.

  Enfim, resumindo eu diria que minhas manhãs até que são boas. O negócio é sair e deixar o Nathan gastar energia. Aí à tarde ou ele dorme, ou posso deixá-lo ver tv sem tanto peso na consciência.
  Pro Tyler acho que está sendo bom ter uma rotina. Já percebi que ele fica acordado por uma hora e meia, aí fica com sono e precisa de um cochilo. Com isso, dá uns 4 cochilos por dia. E cada um dura apenas 40-45 minutos; ou seja, só um ciclo.
  Ainda me lembro quando o Nathan passou por essa fase de dormir apenas 45minutos por vez. Eu li num livro que a gente precisava "treinar" alguns bebês a dormirem por mais tempo. Acho que fiquei vários dias tentando dar aulas pra ele. Quando ele estava dormindo há uns 40min, antes de acordar, eu ia lá no quarto e ficava observando e esperando. Nos primeiros sinais de que ia despertar, eu ia fazendo carinho ou pegava no colo e ninava pra que ele adormecesse novamente. Só que às vezes demorava uns 15min até ele adormecer de novo. E não aprendia coisa nenhuma. Eu podia repetir as aulas várias vezes, que no cochilo seguinte ele voltava a acordar aos 45min do 1o.tempo.
  Enfim, maior besteira e perda de tempo. Eventualmente ele foi crescendo, gastando mais energia e naturalmente passou a dormir por mais tempo. Well, vivendo e aprendendo. :-) Hoje na verdade os mini-cochilos não me atrapalham em nada, mas quando o Nathan era bebê era complicado. Ele era um bebê muito de colo. Eu simplesmente não conseguia nem cozinhar nem comer com ele acordado. Tinha que ficar com ele no colo o tempo todo, senão ele chorava. E dos 45minutos de sono, eu só tinha 25min livres. É que os primeiros 20 ele tinha que ficar no colo, senão acordava assim que eu o colocava no berço. Então em um cochilo eu fazia a comida, mas só comia no cochilo seguinte.

  Por isso que eu falo: tirei a sorte grande com o Tyler! Eu cozinho e ele fica na cadeirinha me olhando. Eu como e ele fica na "academia" me olhando ou vendo os brinquedinhos. Enfim, se ele não estiver com fome ou com sono, posso fazer qualquer coisa, que ele fica sentadinho numa boa, me olhando. Que fofo! :-)


    Mas fofo mesmo é ver os dois juntinhos assim, enquanto eu conto historinha pra eles. Ooooh. :-)






Um comentário:

  1. Cada filho é um filho né...que riqueza os dois escutando a historinha...beijo!

    ResponderExcluir