quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nathanices - 1 ano e 11 meses

  Bom, agora que finalmente acabei o relato de visitas, posso voltar a falar do Nathan.
  Ele está lindinho, fofinho, carinhoso, espertinho, etc. Pesa quase 13quilos e tem 86 ou 87cm. Logo que ele completa 2 anos tem um check-up médico, aí vamos ter uma medida "oficial". Ele nunca para quieto para eu conseguir medir direito.
  Ele continua muito carinhoso. Me dá muitos abraços e beijos expontâneos. No papai também. Mas também dá beijo no cachorrinho dele, na ovelha, no ursinho, etc. :-) Ele coloca os bichinhos pra dormir, cobre com o edredon e dá beijinho de boa noite.
  Eu também o ensinei a fazer carinhos nas flores, porque ele estava começando a destruir jardins por aí. Deu totalmente certo! Agora ele vai andando e fazendo carinhos. E ele também gosta de fazer carinho em bebês, especialmente no Caio, amiguinho dele. Sempre que se encontram ele faz carinho no bebê e fica falando: "Bebê? Caiuuuu!"
  Ah, muitas vezes quando ele vem me abraçar me chama de "minha mamãe". E eventualmente ainda segura a minha cabeça com as mãozinhas pra tentar me dar beijo na boca. Eca! Bom, vou relatar aqui um monte de coisinhas sobre ele.
---
  Aprendeu a fazer cosquinha na gente! O Alessandro sempre fazia cócega nele falando "tickle tickle tickle" (inglês para cócegas). Aí ele aprendeu e vem fazer na gente, falando tickle com uma pronúncia ótima (o som fica mais ou menos "ticol, ticol, ticol").
---
   O Nathan sempre "desenha", rabisca e pinta. Claro que ele ainda é muito novinho pra pintar dentro das linhas, mas percebi que ele já tenta se manter "por cima" do desenho em vez de rabiscar aleatoriamente pela folha. Já é um progresso. :-)
---
  Aqui tem esquilos. Muitos esquilos. Um mooooonte de esquilos!! O Nathan vive correndo atrás deles, mas eles são muito rápidos e sempre sobem em alguma árvore antes que ele consiga chegar muito perto. Ele os chama de "quiqui".
---
  Por falar em quiqui, a chupeta dele não é mais titi. Agora é quiqui, também. Favor não trazer um esquilo pra mim na hora de dormir!
--- 
   O Nathan é muito bom na arte de negociar. Se ele está feliz com algum brinquedo, e alguma outra criança tenta pegar, ou fica olhando muito insistentemente, ele pega outro brinquedo e dá pra ela, com aquela cara de "Brinca com isso aí e me deixa em paz". Ele também já tentou essa estratégia quando era ELE que queria o brinquedo que outra criança estava usando. Tentou fazê-la se interessar por outra coisa, para que ele pudesse brincar. Mas isso não costuma dar muito certo. :-) Só com bebezinhos.
---
   Como o Nathan ainda não fala bem, é difícil saber tudo o que ele sabe e entende. Os animais acho que ele já conhece a maioria. Se peço pra ele apontar no livro qual é a girafa, o hipopótamo, o macaco, etc, ele sempre aponta certinho.
  Esses dias tive a impressão de que ele também já sabe as cores. Ele estava brincando de colorir, aí eu falei pra ele pintar de verde e ele foi direitinho na cor certa. Fiquei curiosa e querendo saber se ele sabe outras, mas aí ele enjoou e foi brincar de outra coisa.
---
   Muitas das palavras do Nathan são de duas sílabas repetidas. Pêra é pepê, banana é babá, batata é babá, suco é fufu, etc. E o leite é titi. Mas muitas vezes a pronúncia dele fica parecida com "xixi", hehehe. Aí de vez em quando alguém me avisa: "acho que ele fez xixi". :-)
---
  E por falar em avisar, às vezes o nariz dele tá sujo, aí ele fica esfregando, coçando e falando "caca". E se tá incomodando mesmo, ele deixa eu limpar, fica quietinho.
---
  Bom, que ele é esperto, eu sei. Já faz um tempão que sabe usar o meu iphone. Ele aperta o botão pra ligar, desliza o dedo pra desbloquear, vai "virando as páginas" até chegar na página dos joguinhos dele, aí escolhe o que quer e... joga! Uma hora tenho que filmá-lo fazendo isso. Ele é muito espertinho. Também sabe onde clicar pra ir no youtube assistir videos.

---
  Ele agora come com frequência um cereal chamado Cheerios, que é tipo uma rodinha. Redondinho, com furinho no meio. O engraçado é que ele não gosta dos cheerios defeituosos. Quando encontra um quebrado, ele levanta, vai até a cozinha, joga no lixo, aí volta pra sala e continua comendo.
  Ele também gosta do cereal, gosta do leite, mas não muito dos dois juntos. Prefere separado. Talvez para o cereal não perder a "crocância", sei lá.
---
   O Nathan às vezes dá bronca na gente. Por exemplo, se eu pego uma pipoca da tigela dele, ou alguma coisa gravíssima do tipo. Esses dias coloquei o dvd da Galinha Pintadinha pra ele assistir, aí quando começou a primeira música eu comecei a cantar junto, toda animada, olhando pra ele. Aí ele colocou a mão na minha boca e me deu a maior bronca: "Blablablablabla". Como quem diz: "Fica quieta, ô mãe desafinada, tô tentando ouvir!!"
---
  O Nathan também gosta de escolher quem vai fazer o quê. Nos fins de semana, normalmente eu não posso empurrar o carrinho dele, tem que ser o papai. Se eu tento empurrar, levo bronca, claro! E com o dedinho em riste!!
  Ele também escolhe quem empurra no balanço, quem dá comida, quem tira da cadeirinha do carro, quem vai pegar no colo, etc. Só na hora de dormir é que tem pessoa certa. Depois do almoço é a mamãe e à noite é o papai. E melhor não quebrar o protocolo, senão ele protesta. A não ser que a pessoa "oficial" não esteja em casa. Aí ele demora mais pra adormecer, mas não reclama.
---   Agora ele tem vários dvds de desenho, a maioria da Turma da Mônica e da série Bebê Mais, mas também tem outros poucos pingados. Tem um dos Baby Loonie Toonies que eu ganhei no McDonald's no ano passado, ainda no Brasil, que ele nunca queria assistir. Era só eu colocar pra ele começar a chorar.
  Mas agora ele alcança os dvds. Quer dizer, depois de vários episódios de ele se equilibrando em cima de coisas ou escalando para tentar alcançá-los, eu mesma coloquei mais pra baixo, no organizador de brinquedos dele. Agora ele tem acesso livre, o que tem vantagens e desvantagens, claro. A parte boa é que ele mesmo escolhe o que quer assistir, porque antes eu ia colocando e ele ia gritando, até eu conseguir acertar o que ele queria assistir. Às vezes ele explica e eu entendo, mas outras ele fala que quer ver o do "bebê", mas tenho um mooonte com bebê, aí até eu acertar demora. Quer dizer, demorava, agora tá fácil!
  Voltando ao assunto, esses dias ele resolveu que queria assistir os Loonie Toonies e... não parou mais! Agora pede pra assistir todo dia, várias vezes! Olha, tenho que sair muito com ele e brincar bastante em casa. Porque se ele tá sozinho na sala (e eu na cozinha, limpando, sei lá), lá vai escolher um dvd pra assistir. Nem que seja só pra fazer companhia enquanto ele brinca com outra coisa.
  Aqui uma foto do organizador de brinquedos, dele. Já ajuda, mas ainda assim tem sempre muitos brinquedos espalhados por aí.


  Olha a cara dele de "Hmmm, qual video vou assistir agora?". Aliás, nessa foto ele tá com a roupa que ele escolheu. Tentei uma blusa, tirou. Coloquei um macacão, reclamou. Mostrei essa calça, beleza. Bota? Beleza! Normalmente quando chegamos em casa ele já tira casaco, tênis e meia. Não gosta muito de coisas no pé (a não ser que esteja com frio, claro). Mas hoje não queria tirar a bota, não. Como já disse, ele puxou pra mamãe no gosto pelas botas. :-D
---
  Ele ainda não consegue pular muito bem tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo, mas vive tentando. Já em relação a bolas, é incrível a habilidade que ele tem. Todo mês recebo de alguns sites aqueles boletins de progresso do bebê. Aqueles que falam: com "x meses, seu bebê já deve conseguir fazer isso e aquilo, falar tantas palavras, etc". No boletim deste mês estavam falando que agora talvez a criança já consiga jogar uma bola por cima da cabeça e talvez até chutar. E eu pensei: Hein? Como assim? O Nathan começou a fazer tudo isso com pouco mais de 1 ano. Ele chuta bolas, joga frisbee, empina pipa sozinho, consegue bater direitinho na bola com o taco de hockey e até tem um começo de pontaria. :-)
  Será que ele vai corresponder às expectativas do papai e virar jogador de alguma coisa? Hehehe. Vai saber, né? Talvez ele apenas esteja desenvolvendo mais rápido essa área, apenas isso. E deixando pra fazer longos discursos mais pra frente. :-)

  Bom, acho que esse já é um bom relato. Quando o tempo vai passando, a gente vai esquecendo com que idade o filho fez cada coisa, né? Pelo menos agora tenho o registro pra lembrar como ele era quando tinha quase 2 anos.

  Amanhã é o 1o. dia dele de adaptação na escolinha. Depois conto como foi. Aiai, já estou com saudade. :-(

6 comentários:

  1. Que delícia poder acompanhar ( mesmo de longe ) o progresso do Nathan, e a foto dele escolhendo o que vai pegar no organizador de brinquedos está o máximo, reparem na carinha de concentração dele!
    Conte correndo, assim que chegar da escolinha como foi o primeiro dia dele, estou aqui torcendo para que ele goste muito.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Essa idade é a mais fofa! E o Nathan é um fofíssimo toddler, com certeza!
    Que legal que ele gosta de esportes. Lembro-me de que quando queria dar um presente para meu sobrinho, a opção número um dele era sempre a mesma "bola". Realmente acho que cada criança se desenvolve num ritmo próprio. A Glorinha era muito hábil fisicamente, já a Alice é uma excelente oradora ;-)

    Conta mesmo como foi na escolinha. Eu tenho uma visão tão positiva das escolinhas daí. Uma amiga do Sérgio passou um ano no Canadá e eu fiquei encantada com as fotos e relatos das coisas que a filhinha fazia na escolinha.

    ResponderExcluir
  3. Ai, q bom q registraste os progressos, depois a gente esquece qdo foi q ele começou a fazer tal coisa..é bom registrar e contar pra família tb...A cara dele escolhendo os dvds, q grande, q mocinho...aqui é assim tb, o dvd rola só pra acompanhar as brincadeiras...e eu não vejo nunca os canais adultos...até pq nao gosto de correr o risco dele ver uma cena horrível na tv...ou novela, q só tem gente se batendo e chorando...então deixo em dvd ou discovery kids, ou tv cultura...qto a começar a tentar nos mandar, a be me manda fechar o bico! que não devo cantar...pode! não canta mamãe, me deixa quietinha....mereçoooo...esses bebês!!!

    ResponderExcluir
  4. Mãe, a cara de concentração não dura muito não, eu que dei sorte de pegar na foto, hehehe. Não demora e ele sai pegando uma caixinha, pega outra, às vezes joga no chão, hehehe.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Alessandra, pode deixar que aos poucos conto tudinho sobre a escolinha. Quando eu a visitei pela 1a. vez achei ótima! Agora que o Nathan está em adaptação estou achando tudo horrível, hehehe. Mas acho que logo essa sensação passa.

    ResponderExcluir
  6. Aline, esses dias o Nathan viu alguém brigando na tv, aí ele ficou olhando, apontando e falando: o-oh!!
    Tadinho, vai saber o que ele tá pensando, né? Melhor não assistir nada disso, mesmo.

    ResponderExcluir