sábado, 17 de dezembro de 2011

Ai, que saudade

  Mesmo felizes com a decisão de mudar de país, as saudades são inevitáveis. E não vou nem falar da família, porque essa eu já tinha saudades mesmo no Brasil.
  Desde que engravidei, o que mais sinto falta é de comida. Principalmente de um disk-marmitex. Quando o Nathan tinha poucos meses de vida, eu estava em licença maternidade e minha mãe já tinha ido embora, muitos dias eu não conseguia cozinhar. O Nathan só queria colo, colo, colo e, se finalmente dormia um pouco no bercinho, eu só conseguia ir dormir também, não tinha forças pra ficar acordada cozinhando. Fora que eu tinha que aproveitar o cochilo dele para comer (coisa que eu demoro muito pra fazer). Essa foi uma época que usei bastante o disk-marmitex.
  Ah, que delícia! Arroz, feijão, bife e um refogado de legumes, tudo prontinho! No restaurante onde eu pedia o cardápio era até variado, podia ser bife normal, bife milanesa, bife parmegiana, peito de frango, frango milanesa, frango parmegiana, carne de panela com batatas, costela... Ih, nem lembro mais. Em outro restaurante, também tinha o marmitex de picanha. Arroz, feijão, 2 fatias de picanha, farofa e batata frita. Nham nham nham, que delícia.
  A marmita era grande, pra mim durava duas refeições. Errr, menos a de picanha, que essa eu devorava a carne toda com muito gosto! :-)
  Aí me lembro de um episódio... Uma vez minha tia não teve tempo de fazer almoço por um motivo qualquer e mandou os filhos irem comprar marmitex. Os dois fizeram um escândalo e não queriam ir de jeito nenhum. Sei lá se achavam coisa de pobre ou o quê. Ahhhh, como são tolinhos. Como eu invejo ter essa possibilidade assim, à mão. Bom, coisa de adolescentes. Isso passa.
  Comentei com o Alessandro da saudade do disk-marmitex e ele não entendeu. Falou: "Ué, mas aqui tem disk de tudo". Sei... Tudo, menos marmitex com arroz, feijão, refogado e bife. Aqui dá pedir massas, pizza, frango, comida tailandesa, japonesa, chinesa... Mas não tem comida brasileira.
  Restaurantes self-service também são raríssimos por aqui. E nunca por quilo, sempre é um preço fixo para comer à vontade. E quando é assim, normalmente a qualidade nunca é tão boa.
  Enfim, como não tem por aí, o jeito é fazer meu próprio arroz com feijão.

  Outra coisa que me deu vontade de comer, assim de repente, é bolacha tortinha. Estou há várias semanas pensando nela. Sabem qual é, né? Essa aqui:

  Essa de chocolate+avelã da marca Isabela, então, nham nham nham, é a melhor que tem. Mas tudo bem, minha mãe disse que vai me mandar, eba!!
  Ainda assim, tem tanta coisa que dá saudade. Rodízio de pizza, churrascaria rodízio, cachorrão de Maringá, capuccino gelado da ex-Bom Livro, pastel na feira, casquinha de siri na praia, sorvete de brigadeiro da Kibon, porção de mandioca frita, restaurante self-service, sonho de valsa, bis, bolinho de bacalhau... A maioria das coisas dá pra improvisar, contornar, fazer em casa... Mas tem outras que são simplesmente insubstituíveis.
  Gente, será que eu tô é com fome? Hehehe. Eu continuo com minha indigestão diária. Nesse exato momento meu estômago doi, como de costume e, ainda assim, não paro de pensar em comida. Mas não tô com vontade de nada que tem na minha geladeira. Bléééé.
  Ah, que saudade de um disk-marmitex...

9 comentários:

  1. Dessas coisas todas acho que as únicas que eu realmente ia sentir falta é de arroz com feijão e dos restaurantes self service! No mais acho que eu ia me adaptar fácil, até porque não como carne a maioria dos pratos "brasileiros" vão carne, então.... Sei lá, sempre penso que se eu pudesse morar em outro país eu ñ ia sentir falta de nada do Brasil, a não ser da minha família, hehehe!
    Aliás, acho que eu ia sentir mta falta é de legumes e verduras... aí no Canadá isso existe em abundancia como no Brasil?!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Tadinha da minha filhinha...
    Vou ver se coloco na segunda feira mesmo essas bolachinhas no correio!!
    E enquanto elas não chegam, use os disk coisas daí e aproveite!
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ah, às vezes a nossa vontade nos surpreende, Maíra. :-) Antes de mudar, eu também achava que não ia sentir falta de muita coisa. Já tinha vindo pra cá a passeio e lembro de ter gostado da comida. Mas sei lá, acho que o dia-a-dia é que pega. Também já fui em restaurante que eu não achei nada, absolutamente nada que me desse vontade de comer. Nessas horas eu acabo comendo uma salada, que pelo menos essas costumam ser muito boas.
    Legumes e verduras tem de monte, inclusive alguns que não tem no Brasil. Até mandioca a gente encontra por aqui. :-) Acho que a única coisa que eu comia no Brasil e ainda não encontrei foi cará. Mas tem batata, inhame, batata doce, abobrinha, berinjela, milho, vagem, ervilha, tomate, cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor, pimentão, chuchu,abóbora, aspargos, couve de bruxelas, nabo, espinafre, alface, couve, cogumelos... Qual que eu esqueci?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oba oba oba, bolacha tortinha!!! Nada como ter uma mãe pra mimar a gente mesmo à distância. :-)
    E hoje mesmo o Alessandro já diskou uma pizza, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Sei bem como é sentir saudades... Terrível :-(
    E o duro é que nem com o tempo passa. Prova disso sao os 12 anos que já estou aqui e continuo querendo coisas heheheeh.

    ResponderExcluir
  6. Qdo tu vens pro Brasil novamente???Ai, tão bom qdo a gente volta na cidade natal e come o q está com saudades...eu faço isso direto....sinto saudades das coisas da minha cidade mas to pertinho né, é fácil...ah, tem coisas de Porto Alegre q morro de saudades, e qdo vou lá seeempre passo pra comer..sou muito comilona...mas tem coisa melhor, nem precisa estar grávida! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Pow Camilla, então eu ia amar morar no Canadá, haha, com legume e verdura eu sou feliz em qualquer lugar do mundo, rsssss....
    Mas sério, eu e a Paula pensamos em tentar ir pro Canadá, sabia?! Mas eu meio que desisti porque é mto burocrático tentar arrumar emprego como enfermeira em outro país. Mas, quem sabe algum dia, né?!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Pois é Aline, não sei quando vou pro Brasil. Íamos ano que vem, mas agora que temos outro bebê a caminho, tá tudo meio nebuloso. Acho que ainda vamos assim mesmo, mas... Melhor esperar mais um pouco pra fazer planos.

    ResponderExcluir
  9. Que pena, Maíra. Aqui tá com bastante vaga pra enfermeira. Praticamente garantido. O único problema é que logo que você chega pode ter que fazer revalidação de currículo, estudar, prova, sei lá. Nunca fui atrás dessas coisas, porque na minha profissão não precias.
    Mas enfim, se vier, tem que vir sabendo que é um projeto a longo prazo e que os primeiros anos podem não ser tão divertidos assim.
    Beijo!

    ResponderExcluir