quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Primeiro Natal no Canadá

  Confesso que me decepcionei um pouco com o Natal por aqui. Não sei por que, eu achava que aqui tudo ia ser maior e mais grandioso. Mais luzes, mais decoração, mais tudo e não foi nada disso.
  Bom, realmente não sei de onde tirei essa ideia. Afinal, mais ou menos metade da população é composta por imigrantes vindos de várias partes do mundo. Várias delas são lugares onde não se comemora o Natal. Nessa época do ano, os judeus comemoram o Hanukah, os africanos comemoram o Kwanzaa e por aí vai. E aqui o respeito às diferenças culturais é fortíssimo. Tanto que a maioria das pessoas não deseja "Feliz Natal" a não ser que conheça bem a pessoa. Tipo, se você faz uma compra no mercado, o caixa vai te desejar "Boas Festas". Nas lojas também está escrito "Boas Festas". Às vezes até tem um Feliz Natal, mas normalmente acompanhado de uma outra série de felicitações.

  Aliás, a decoração natalina também deixou a desejar. No Brasil, quando você vai ao shopping, é um festival de luzes, bolinhas, árvore de Natal enorme... enfim, aquela coisa linda que vocês conhecem. Aqui, entrei no shopping e... ué, cadê a decoração? Logo que entrei, não tinha absolutamente. Fui andando e vi umas bolinhas aqui, outras ali. Mas achei tão sem graça! Tão pobrinha. Bléééé. Me decepcionei. Bom, mas pelo menos aqui o Papai Noel também chega de helicóptero no shopping. :-)

  A festinha de fim de ano na escolinha do Nathan também foi a coisa mais sem graça do mundo. Deixa eu colocar uma foto.

   Bom, a "apresentação" foi só isso. As crianças sentadinhas ali, aí começou a tocar Jingle Bells e 1 ou 2 crianças cantaram junto, enquanto as outras ficaram lá com cara de assustadas, hehehe. Na hora o Nathan ficou quieto, mas ele adora essa música! Ele canta mais ou menos assim: "Babauel, babauel, babababa ei!!" Hehehe. :-) Ainda teve mais uma música, aí acabou. Mas o Nathan me viu no meio da primeira música e já saiu do palco pra vir ficar comigo. Sem problemas, acho que essas crianças são muito novinhas pra apresentações, mesmo. Depois das músicas teve comes e bebes no saguão de entrada e só. Mais fotinhas:
  Eu ia oferecer melancia, mas ele viu o cookie primeiro, aí já era. :-)


  E essa foi a lembrancinha:

  Bonitinha, ok, mas reparem que não tem nada que lembre Natal. Quer dizer, no máximo as cores. :-) Mas enfim, achei as professoras bem sem criatividade. Fora que eu fiquei esperando que aquelas cortinas no palco fossem abrir e ter alguma coisa lá atrás, mas não, elas ficaram fechadas. Me enganaram! Tá certo que as crianças são muito pequenas, mas ano passado, no Brasil, o Nathan era menor ainda e as professoras da escolinha fizeram um trabalho bem legal com o berçário. Não teve apresentação, mas tinha um mural com fotos dos aluninhos em bolinhas de Natal, mensagens das professoras, lembrancinhas legais... Sei lá, acho que lá também tinha muito mais calor humano, mais amor. Enfim, me decepcionei! Mas outro hora escrevo um post só pra falar da escolinha.
 
  Bom, mas pelo menos UMA coisa legal que tem todo ano aqui é a Santa Claus Parade (desfile do Papai Noel). Quer dizer, imagino que seja legal, porque nós não fomos. Além de eu estar no auge dos enjoos naquele dia, ela começava às 14:00, bem no horário do cochilo do Nathan. Mas ano que vem acho que dá pra gente ir.
  Ah, outra coisa legal é que lá no parque em frente ao lago também tem o que eles chamam de Festival of Lights. O festival é composto basicamente por luzes, mesmo. :-) Em formato de animais, presépio, carruagem, etc. Deixa eu colocar algumas fotos. Tinha beeeeem mais coisas além dessas que vou mostrar, mas não tiramos fotos de todas. Tava muito frio e a vontade era de ficar com a mão no bolso e voltar correndo pra casa.
   Viu? Não disse que o papai noel chega de helicóptero?

  Nessa área da banda de porquinhos estava tocando uma música, mas não lembro qual.

  Nathan tentando montar na girafa.

  Presépio.

  Fiquei um tempo matutando sobre o que fazer pra ceia de Natal. Não queria fazer peru, porque já tínhamos comido isso no Ação de Graças e eu não achei que ficou delicioso. Eu até poderia caçar uma outra receita, mas o chato é que as sobras são interminááááveis. Aí resolvi fazer fondue. É gostoso e pouco comum. Porque para marcar uma data diferente tem que ser algo diferente!!
  Também fiquei pensando se seria melhor esperar o Nathan dormir pra comermos o fondue. Afinal, garfinhos, fogo, queijo quente... tudo o que um toddler precisa pra fazer arte. :-) Mas desisti logo dessa ideia. Natal tem que ser em família! Com toda a família. Ou, se não der, com o máximo de família possível. :-) Essa foi nossa ceia, então: fondue de queijo e, de sobremesa, fondue de chocolate.E um vinho sem álcool horroroso, hehehe. Ninguém gostou.

  O fondue de queijo estava uma delícia, nham nham nham. Mesmo com a barriga cheia, fui dormir já pensando em comprar mais. O Nathan acho que nem experimentou direito. Quando ele viu os pãos cortadinhos, desatou a comer pão, antes mesmo do fondue ficar pronto, aí na hora tava sem fome. Mas ele achou bem divertido ficar mergulhando o pão no queijo e dando pra mim e pro Alessandro. Mas o que ele mais gostou foi de brindar. Adorou pegar a tacinha, brindar e falar Feliz Natal. Acho que repetimos isso mais de 10 vezes. :-)
  O fondue de chocolate ele também nem quis chegar perto. Quer dizer, isso no dia 24. Porque o resto do fondue ficou esquecido lá em cima da mesa e, no dia seguinte, foi encontrado! :-) Aí sim ele comeu com o dedo e se lambuzou todo. Eu acho que estava dormindo essa hora e o papai dele só filmando, hehehe.
  Ah, tem fotos dele com os presentes também.
  É, na verdade não tem muitas fotos, porque na manhã do dia 25 eu filmei ele abrindo os embrulhos. E alguns presentes demos dia 24, à noite. O Alessandro trouxe os meus presentes, aí tivemos que dar alguma coisa pra ele abrir, também. :-) Mas ele foi uma gracinha! O Alessandro entregou um embrulho pra ele e falou "Dá pra mamãe", aí ele me deu. Entreguei outro e falei: "Dá pro papai" e ele levou. Um fofo! Eu tava achando que ele ia querer abrir todos, hehehe.
  Aliás, nossa árvore este ano estava bem pobrinha. Eu tinha o costume de ir comprando os presentes pra família e colocando embaixo da árvore. Mas esse ano não dava, porque o Nathan adora abrir embrulhos, achei que não ia sobrar nada. :-) Fora que os presentes pra família foram todos pro correio, não tinha muita coisa por aqui. Bom, pelo menos os presentes que minha mãe mandou já tinham chegado, ebaaaa. Eu me comportei direitinho e só abri no dia 24, viu? :-D

  Acho que só tirei foto do Nathan brincando com esse presente, que é uma cozinha que eu comprei. Ele adorou! O Alessandro foi montando e ele em volta, todo animado, querendo brincar.

    O que ele mais gosta é de "pegar água" na cozinha dele e servir pra gente. O engraçado é que ele sempre serve assim, em cima de um pratinho, hehehe. Que lindo!!

  Bom, acho que era só isso. Foi um Natal gostoso, com comida gostosa e minha familinha linda. O que estraga são as comparações. Ficar pensando que no Brasil estaria calor, que no Brasil eu comeria chester, que no Brasil eu faria uma sobremesa pra ceia em família... Enfim, tudo aquilo que eu estava acostumada. Quem sabe ano que vem?

6 comentários:

  1. Acho que eu ia me dar super bem com o Natal do Canadá então, pq esse ano eu me desliguei total dos costumes natalinos... sei lá, esses exageros do Natal perderam a graça pra mim, além do mais, eu ando me descobrindo uma pessoa agnóstica, então, a questão religiosa do Natal ñ tem o menor significado pra mim e tals.

    Ah, e eu ADOREI a cozinha que vcs deram pro Nathan! Que legal, Camilla, mtos pais teriam preconceito em dar uma cozinha pra um filho, que bom que vcs são bem resolvidos quanto a isso!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maíra. Ah, é que quando a gente fica um tempo no exterior, tudo é diferente. Mesmo aquilo que a gente não ligava muito, de repente parece a melhor coisa do mundo. Típico do ser humano: sempre quer o que não tem, hehehe. :)
    E realmente, não tenho preconceito nenhum com cozinhas nem qualquer outro brinquedo. :) Mas confesso que ainda não consigo comprar coisas rosas pra ele, mesmo sabendo que é besteira minha. Por outro lado, se um dia ele pedir, não vou negar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo ele servindo a água, gente! Gracinha demais...

    Feliz ano novo pra vcs, Camilla.

    Bjs meus e da Sofia!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Simone! Um feliz ano novo pra vocês, também. :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Camilla, claro q vcs devem sentir falta da família e do calor humano do Brasil nessa época...nossa, adoro sair e ver tudo decorado, dá mais ânimo né! Adorei o Nathan na cozinha dele...essa fase eles adoram preparar tudo pra gente...vai ser bem útil! Feliz Ano Novo pra vcs!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ele deve ter adorado abrir essa caixa enorme de presente não ?
    E quando eu estiver aí, quero tomar agua dessa cozinha....
    Muito lindo e fofo !!
    bjs.

    ResponderExcluir