terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como o Canadá lida com adolescentes violentos

  Semana passada li uma notícia sobre um grupo de meninas de uns 13 anos que se reuniram pra dormir na casa de uma delas. Mas parece que duas delas não eram tão amigas assim, pois uma delas jogou água sanitária na outra e a ameaçou com uma faca.
  A ameaçada prestou queixa e a adolescente foi presa. Não sei se existe algum tipo de febem por aqui.
Dei uma pesquisada rápida no google e, pelo que entendi, dos 12-17anos as sentenças são diferenciadas mas, em caso de condenação, a cadeia é a mesma.
  Mas enfim, a menina foi presa e 1 ou 2 semanas depois liberada após uma fiança de $500. Quer dizer, liberada em termos. Está em prisão domiciliar. Não pode ir à escola nem se aproximar das (ou se comunicar com as) outras meninas que estavam lá na tal festa do pijama.
  Ainda vai demorar mais um mês até ela ser ouvida na corte novamente. Consequências sérias. Agora ela fica com a vida em suspenso, presa em casa. Nem sei o que acontece depois. Fiquei curiosa pra saber mais sobre as leis locais em relação a crimes juvenis. Pode ser que ela fique com a ficha suja pra sempre.
  Mas achei interessante ver como ninguém acha que foi pouca coisa. Pelo contrário, o juiz de paz que cuida do caso disse que as acusações são "very serious, shocking or horrendous". Nossa! Eu nem achei que tinha sido algo tão terrível assim, já que ninguém se feriu. Mas por aqui ameaças são levadas a sério. Tem alguma controvérsia sobre se a prisão não acaba deixando o adolescente mais propenso a voltar a praticar crimes. Bom, eu acho que depende do caso. Mas no caso dessa menina aí, duvido que ela vai voltar a jogar água sanitária em alguém.

3 comentários:

  1. Ah Lica, poste esse blog no Face, assim se uma cadeia de pessoas compartilharem, com certeza chegará até os nossos governantes, e quem sabe uma Luz Divina se acenda e eles resolvam tomar alguma atitude mais severa quanto aos chamados menores que não sabem o que fazem !!

    ResponderExcluir
  2. Oi, sabe q minha cunhada no dia q estávamos conversando sobre isso, me falou sobre aqueles programas q dão acho q no Discovery, sobre adolescentes que as mães pedem ajuda para o programa para educá-los, tipo super nanny, me disse q como não pode bater nos EUA, eles são terríveis, fiquei pensando...pensando...como seria no BR se virasse lei e fosse cumprida se não ia ter adolescentes se fazendo pra cima dos pais....claro q sou contra bater, não mudo minha opinião, mas só fiquei pensando nos extremos...tem adolescentes terríveis por aí! bj

    ResponderExcluir
  3. Ah, sinceramente acho que as pessoas usam isso de não bater como desculpa. A própria super nanny não bate em ninguém e consegue colocar todas as crianças na linha. :)
    E quando se trata de adolescentes, aí a coisa muda totalmente. Que eu saiba, mesmo os pais que batem em crianças, não batem mais na adolescência. Nessa hora não ajuda, se fizer isso eles acabam se revoltando, fugindo de casa, etc. Ainda acho que a lei não vai fazer diferença.
    Ah, também não acho que nos EUA tem mais adolescentes terríveis que no Brasil. Tem tanto horrível no Brasil. Aqueles que batem nos professores, aqueles que assassinam os pais (lembra o caso daquela menina que matou com a ajuda de 2irmãos?), aqueles que se drogam, aquelas meninas classe média que se prostituem sem precisar...
    Enfim, todo lugar tem seus problemas.

    ResponderExcluir