sábado, 24 de dezembro de 2011

Primeira ida ao dentista no Canadá

  Como todo ano, chegou a hora da visita anual ao dentista. Não tínhamos nenhuma indicação muito sólida, então escolhemos por localização e resolvemos ir ao dentista que fica a uma quadra daqui, hehehe. :-) Bom, na verdade o Alessandro escolheu. Eu só fui no embalo, já que ele aparentemente gostou (mas disse que é difícil julgar quando você só faz limpeza).

  A primeira consulta aqui é gigantesca. De cara a recepcionista já falou pra eu agendar 2 horas seguidas, pra dar tempo de fazer tudo de uma vez só. Também avisou que na 1a. visita seriam feitos raios-X (ainda é assim que se escreve raio-X??) completos da boca e mandíbula. Esse ponto eu estranhei bastante. Tirar raio-X assim, sem mais nem menos? Mesmo se eu não estiver sentindo nada e ela não achar nada de errado com meus dentes? Estranhíssimo!! Questionei e me falaram que é a única forma de encontrar infiltrações e blablabla. Estranho ou não, no meu caso não fazia diferença, pois gestantes não podem tirar raio-X.

  Chegando no local, a primeira coisa a ser feita é preencher um questionário médico gigantesco, onde você assinala tudo o que tem ou já teve. É muito, muito completo!! Pergunta desde problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, alergias, até herpes, tosse persistente, anemia. Parece até que você está indo a médico e não ao dentista. E após assinar um monte de "Ok, eu aceito isso" e "estou ciente daquilo", finalmente é hora de ir pro consultório começar o exame.

  Gostei da salinha. A cadeira tem uma televisão acoplada lá no pé e, sendo acoplada, sobe e desce conforme a cadeira sobe e desce, pra ficar sempre visível. Gostei. :-)
 
  E agora, finalmente, o exame! A dentista vai olhando e falando, enquanto a assistente vai anotando as coisas no computador. O problema dela tem umas 10abas, cada uma com um moooonte de campos a serem preenchidos. Fico me perguntando o que tanto ela pode ter pra escrever sobre uma boca...

  Passo 1. A primeira coisa que ela examina é a cabeça e o pescoço. Fica apalpando aqui, apalpando lá, pede pra eu engolir, procura nódulos linfáticos, vê se tem alguma inchada, pede pra eu engolir... Aí pede pra eu abrir/fechar a boca, enquanto põe a mão nos lados da cabeça pra ver se tem algo raspando, alguma coisa fazendo "click". Não achou nada de anormal.
 
  Passo 2. Hora de abrir a boca e ela fica vendo se os dentes de cima encaixam certinho com os de baixo e procura mordida cruzada. Ela também mede quantos milímetros tem na frente, entre a arcada de cima e a de baixo quando eu mordo. Ainda pediu pra eu ficar abrindo a boca e mordendo de vários jeitos diferentes. Pelo que entendi, não existem ortodontistas por aqui. Dentista é dentista e todos fazem de tudo.

  Passo 3. Procurar cáries. Primeiro ela me dá um óculos, por causa da luz forte. A luz é igualzinho à das cadeiras de dentista no Brasil, o pessoal aqui é apenas mais fresco, hehehe. Aí ela vai olhando dente por dente. Não encontrou nada. Aí ela me dá um outro tipo de óculos e usa uma luzinha especial, azul, também pra ver se encontra cáries ou algum outro problema. Mas novamente, tudo bem.

  Passo 4. Histórico. Como ela não tem meus registros históricos, vai olhando dente por dente e anotando quais possuem obturações, de qual tipo, de qual tamanho, se elas parecem boas, etc. Em um dente ela recomendou trocar, porque acha que uma borda começou a mudar de cor, então pode ser que tenha uma cárie se formando ali. Mas disse que não tem pressa e que é melhor esperar o bebê nascer.

  Passo 5. Ela olha as gengivas, classifica em Tipo 2 e fica anotando onde eu tenho retração de gengiva.

  Passo 6. Perguntas sobre hábitos de higiene. Ela pergunta (e anota) quantas vezes por dia eu escovo os dentes, se passo fio dental, que escova eu uso, que pasta eu uso, enxaguante bucal, etc.

  Passo 7. Perguntas sobre hábitos alimentícios. Não lembro muito das outras perguntas, só lembro de ela perguntando se eu como muito doce e chocolate. Ela se espantou bastante quando eu disse que chegava a ficar um mês sem comer chocolate, sem sentir falta. :-) Ah sim, também perguntou de refrigerante, mas isso eu tomo ainda menos que como chocolate.

  Passo 8. Não lembro o nome da categoria, mas ela perguntou se eu roo as unhas, se fumo, se ranjo os dentes e outras coisas. Ela disse que encontrou um pouco de desgaste nos dentes, o que sugere que eu posso estar rangendo os dentes. Disse que talvez seja uma boa ideia usar um protetor pra dormir. Também fez outras perguntas não cobertas naquele questionário gigantesco da entrada. Tipo, se eu já tive algum grande trauma na boca ou cabeça, se tirei o siso, como, por que e por aí vai.

  Bom, aí acaba a parte da dentista e eu vou pra outra salinha e quem me atende agora é a assistente. Nessa outra sala também tem televisão, mas ela não é acoplada na cadeira. Que pobreza! :-) De qualquer forma, a distração é ótima para procedimentos demorados e chatos. Gostei.

Passo 9. Limpeza dos dentes. Ela pega aquele ferrinho feio, chato, bobo e careca e vai passando dente por dente, raspando, cutucando, pra retirar qualquer possível acúmulo de placa. Achei essa parte bem chatinha e doída, mas ela jura que é porque estou grávida e os hormônios sempre causam um pouco de "gengivite gestacional" e mais sensibilidade. Sei não, o Alessandro também falou que não gostou nada da limpeza. Ela se ofereceu pra passar um gel pra diminuir a sensibilidade, mas falei que não precisava; não estava tããããão terrível assim. Depois do ferrinho, ela passa fio dental em tudo. Em seguida, passa uma escovinha automática. Como estou grávida, não teve aplicação de flúor.

Passo 10. Ok, esse não faz parte necessariamente da consulta. É que eu estava com uma afta gigantesca no fundo da boca, quase na garganta. Mas não lembrava como falava afta em inglês. Mostrei a afta pra moça, pra perguntar como qual era o nome daquele troço (o nome é canker sore). Aí ela se ofereceu pra passar um laser pra secar. Uau, nem sabia que dava pra fazer isso. :-) Foi só 1 minuto de laser e pronto, tchau afta! Bom, pelo menos eu esqueci completamente da afta depois disso. Só lembrei agora, ao escrever este post.

  Ufa, acho que é tudo. Ela pediu pra eu voltar em 2 semanas, pra acompanhar minha "gengivite gestacional" e só. Achei tudo muito bem feito. A atenção aos detalhes é grande, me parece que o trabalho preventivo ali é bem forte. E tanta a dentista quanto a assistente foram bastante simpáticas (mesmo a assistente tendo aquele velho hábito de te fazer perguntas enquanto você tá com a boca aberta, hehehe). Enfim, por enquanto eu recomendaria esse consultório, sim. E agora vocês já sabem o que esperar quando forem ao dentista no Canadá pela 1a. vez. :-)

6 comentários:

  1. Uau! Quero marcar minha consulta hoje mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Isso é que é propaganda bem feita. :) Bom, pelo menos ninguém me falou que dor é normal, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, q luuuxo...tv! Laser na afta! E qto cuidado, adorei, queria um dentista assim, a maioria me manda pra casa e diz q tá tudo ótimo e pronto...ah, e me diz sobre trocar amálgama por resina. Tu tem alguma obturação de amálgama? Eu tenho uma que gostaria de trocar só por estética, mas dentista bom nao troca por isso aqui...como é aí? bjocas

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho uma obturação que ainda é de amálgama, mas não comentaram nada sobre isso. Como também não perguntei, não sei se trocariam só por estética.
    Mas tô achando que seu dentista é que é cuidadoso demais. :) Cheguei a perguntar sobre isso no Brasil pra 2 dentistas diferentes (um em Maringá, outro em Jaguariúna) e eles falaram que não tinha problema em trocar. Eu que acabei ficando preguiça (fora que o procedimento não é exatamente agradável) e acabei não fazendo.
    Mas o Alessandro anos antes trocou as dele e isso foi em um terceiro dentista, ainda. Não é possível que coincidiu de serem todos ruins, rsrsrs. :-)
    Por outro lado, hoje em dia existem por aí umas pesquisas que sugerem que não se use mais amálgama, porque elas contêm mercúrio (que, como se sabe, é tóxico). Tente convencer seu dentista. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, fiquei chocada..e me fala, é caro? bjos

    ResponderExcluir
  6. Não sei direito, Sil. No Brasil eu tinha plano dentário, então como não pagava, nem ficava sabendo dos preços.
    Mas aqui essa consulta toda, com limpeza e tal, ficou $296dólares.
    Pra alguém morando no Brasil, ganhando em Real, equivale a uns R$300,00.

    ResponderExcluir