segunda-feira, 26 de março de 2012

Feliz com as pequenas coisas

  Eu provavelmente estou chovendo no molhado ao dizer isso mas, hoje, por algum motivo, estava pensando em como a gente é muito mais feliz se consegue se alegrar com pequenas coisas.
  Meu marido não é muito apegado a tradições. Já eu adoooro tradições e comemorações. E sempre tento fazê-lo entender a importância disso na minha vida e o motivo disso trazer mais felicidade. Até porque quero passar isso pros meus filhos também, afinal quero que eles sejam felizes assim como eu sou.

  Acho que é uma coisa familiar, que começou na minha infância. Sempre que alguém da minha família fazia aniversário, os outros 4 integrantes se reuniam de manhã e iam acordar o aniversariante na cama, levando presentes e cantando parabéns. Lembro de em algum aniversário ter acordado primeiro, mas aí fiquei quietinha na cama, de olhos fechados, esperando a comitiva chegar com os meus presentes. :-) Tem jeito mais gostoso de começar o dia do seu aniversário?

  A troca de presentes também é uma coisa simbólica com muito significado pra mim. Por exemplo, faz mais de 10 anos que a minha irmã mora na Alemanha. Mesmo assim, durante todo esse tempo, em todas as datas importantes (Natal, páscoa, aniversário) nós trocamos presentes. Tem gente que não entende, diz que a gente deveria economizar com correio e deixar os presentes pra quando nos encontrássemos. Com isso, a economia com o envio poderia ser utilizada para investir em presentes melhores.
  Ahhhh, essas pessoas não são felizes como a gente é feliz. Eu sou feliz muito mais vezes! Sou feliz ao escolher os presentes, sou feliz ao preparar a caixa, sou feliz na expectativa de saber quando vai chegar e sou feliz ao imaginar que eles vão ficar felizes ao receber o pacote. Assim como também fico super feliz quando recebo a minha caixa com presentes. Isso é muito mais importante que um presente caro. Nossos presentes nunca chegam na data certinha, mas acho até emocionante ficar tentando adivinhar quando eles chegarão, hehehe.
  Tempos atrás estava morreeeeeendo de vontade de comer uma bolacha que só tem no Brasil e minha mãe me mandou pelo correio. Nem sei o que me deixou mais feliz: comer a bolacha ou pensar no carinho e trabalho que meus pais tiveram de comprar e me mandar. Mãe é mãe, né?

  Um outro ótimo exemplo é o Natal. Tem gente que fica feliz só no dia 24 ou 25. Já a minha felicidade começa muito antes. Eu já começo a ficar feliz em novembro, vendo as decorações começarem a aparecer. Também fico feliz ao planejar e comprar minhas próprias decorações. Aí fico feliz no dia 1/dezembro, quando monto a árvore. Fico feliz durante os dias seguintes, quando vejo a árvore montada, quando aceso as luzinhas. Antigamente eu ficava feliz conforme ia comprando os presentes e empilhando embaixo da árvore. Nos últimos dois Natais fiquei feliz ao ver meu filho todo animado brincando com a árvore, com as bolinhas e com os lacinhos (os presentes embaixo da árvore estão cancelados por vários anos, hehehe). Fora a felicidade de planejar a ceia de Natal, ir escolhendo receitas, comprando os ingredientes... Ah, eu adoro as tradições natalinas, que me rendem vários e vários dias de alegria.

  Agora tá mais fácil ainda ser feliz. Fico feliz ao ganhar um abraço e um beijo do meu filho. Ao chegar em casa e vê-lo correndo todo feliz na minha direção. Fico feliz quando o vejo dormindo. Quando ele dá aquele sorriso enorme ao ver um presente embrulhado (aliás, presente embrulhado também é muito mais legal, hehehe). Fico feliz ao planejar sua festinha de aniversário... Ah, ter filho é uma fonte de felicidade inesgotável!!

  E aí, não concordam que quem é feliz com as pequenas coisas é muito mais feliz? Não dá pra esperar os grandes eventos da vida. Não dá pra ser feliz só quando passar no vestibular, quando se formar, quando comprar "aquele" carro ou quando comprar uma casa. Essas coisas acontecem muito poucas vezes na nossa vida. Eu acho que dei sorte e minha família contribuiu muito para que eu hoje seja assim. Mas se você não teve a mesma sorte, não tem problema. Comece já suas próprias tradições e garanta muito mais momentos felizes pra você e pra sua família.

6 comentários:

  1. Esse post me fez chorar, lembrei de tanta coisa, principalmente da comitiva indo cantar parabéns para o aniversariante, a ceia de Natal na casa da MinhA Mãe, o Chester que meu Pai fazia, realmente a parte dos presentes era boa sim,mas essa união e a Ceia em Familia sem comentátios.Não Tem Preço!
    E essa é uma das lembranças que nunca vai se apagar. bjs e obrigada por ter me relembrado de momentos tão bons !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Os presentes ficam obsoletos, as coisas estragam, a gente joga fora... Mas essas tradições e as lembranças ficam pra sempre. Até coisas como a feijoada semanal. Ai, que saudade. :(

      Excluir
  2. É muito bom ser feliz pelas pequenas coisas!
    Na pressa do dia-a-dia, às vezes a gente deixa passar alguns momentos preciosos de felicidade... Mas aí a gente lê um post inspirador desses, ouve a chuvinha fina e calma lá fora e fica feliz - simples assim!

    ResponderExcluir
  3. Camilla escritora!
    Eu disse... tens q investir. =) Amei seu texto!!!!
    Vou te colocar na lista do blogs q tenho no blog da Brunna. Se quiser, nos add tb!
    Beijokas, Kaká.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kaká! :-) Vou colocar o link do blog da Brunna aqui, também. Beijo!

      Excluir
  4. Camilla...concordo...sou muito parecida contigo...fico empolgadíssima muito antes do natal...só pelo planejar, por juntar todo mundo, pelas lojas coloridas...e concordo q não é o presente, é o carinho de receber...q graça tem ganhar depois da data, o legal é receber! Depois de ser mãe então, felicidade é evidente...enche nossa vida...e somos felizes por coisas q pros outros são pequenas...ver nossos filhos comendo uma comida com gosto q preparamos, tanta coisinha do dia a dia, q nos enche de felicidade...acho q somos muito felizes não! :D coisa boa!!!!!!!!!

    ResponderExcluir