quinta-feira, 15 de março de 2012

Atendimento ao consumidor - parte 2

  Já escrevi aqui uma vez sobre atendimento ao consumidor, elogiando que no Canadá ele funciona. Mas resolvi escrever novamente, porque tive mais algumas experiências positivas.

1. Cancelando voucher
  Ano passado comprei, num desses sites de compras coletivas (tipo groupon), um voucher para passar 5dias em um resort na República Dominicana. O voucher era emitido por um agência de turismo. Aí, no começo deste ano, liguei na tal agência para agendar a viagem. Bom, "liguei" é modo de dizer. Eu disquei vááárias vezes, ouvi várias mensagens automáticas, apertei muitos botões, mas nunca consegui falar com ninguém. Era só "aperte o botão 5 para isso", "aperte o botão 9" para aquilo, musiquinha, musiquinha, musiquinha, nossos atendentes estão ocupados e por aí vai. Apertei a tecla 8 para deixar recado, mas não me deram retorno. Mandei email, não responderam.
  Aí, só me restou ir no site do voucher (dealticker ou dealfinder, não lembro) e reclamar. No dia seguinte já me mandaram email falando que a compra do voucher seria cancelada, mas que como tinha passado muito tempo, não dava mais pra desfazer a compra no cartão de crédito. Mas sem problemas, me mandaram um cheque pelo correio e pronto! Nossa, se soubesse que ia ser tão fácil, nem tinha insistido tanto telefonando pra aquela agência feia, chata, boba, careca.
  Aliás, essa agência estragou tudo. Até então, todas as minhas experiências com compras e atendimento ao consumidor tinham sido excelentes. Mas tudo bem, o saldo final ainda é super positivo.

2. Consertando produto
   Aí um belo dia nosso tablet parou de funcionar. Liguei no customer service da Asus e em menos de minutos consegui falar com alguém. Uau! A mulher não era a mais simpática do mundo, mas fez o seu papel. Abriu uma ordem de serviço e me passou as informações . Tive que mandar pra eles pelo correio, mas esse foi o único transtorno. Em menos de uma semana o tablet voltou pelo correio, consertado, funcionando como se nada tivesse acontecido. Que fácil!

3. Devoluções
 Nem precisa falar muito, né? Aqui, se você não gostou, é só devolver e pronto. Mês passado fiz umas compras na Gap online. A blusa que comprei pra mim não ficou legal (também, com essa barriga em crescimento as coisas estão ficando complicadas), então fui em uma das lojas da Gap no shopping, falei que queria devolver e... pronto! Crédito retornado no cartão de crédito. Sequer me perguntaram se eu não gostei, se não serviu... Não, nada.


4. Recuperando produto
  Essa foi a mais impressionante, eu acho... Um dia fui no Canadian Tire (uma loja que vende tudo, até pneus) e comprei algumas coisas. Entre elas, uns preguinhos pra pendurar quadro na parede. Aí à noite, quando fui dormir, pensei: "Hmmm, estranho. Eu guardei as compras mas não me lembro de ter guardado os preguinhos. Será que ficaram no carro?". Me parecia meio improvável. Pensei bem e não me lembrava de ter colocado de volta no carrinho, após pagar as compras. Fiquei achando que o item ficou na loja.
  Por acaso, 2 dias depois fui lá de novo pra comprar outra coisa e já tinha esquecido essa história. Mas quando estava passando pelo caixa, vi os preguinhos pra vender e lembrei! Aí, como perguntar não ofende, perguntei pra moça:
- Ei, se por acaso alguém paga por um item e esquece na esteira, vocês guardam? Tem como eu recuperar?
- Ah, sim. A gente anota num caderninho a data e hora aproximada. Você tá com a notinha?
- Hmmm, não sei! Lembrei disso de repente... Deixa eu ver... Ah, tá aqui.
  Por sorte ainda estava na minha bolsa. Aí ela viu o código do produto, data da compra e foi lá checar o caderninho.
- É, pra esse dia não foi anotado nenhum esquecimento.
- Tudo bem, não tem problema. Eu devo ter esquecido no carrinho, então. Quando faço compras junto com meu filho, faço tudo com pressa, mesmo.
- Ah, mas vem aqui comigo. Vamos ali falar com a gerente.
- Ok.
  E lá fomos falar com a gerente. E eu só imaginando por que é que isso ia adiantar alguma coisa... Ou será que a gerente tinha um outro caderninho-caixa-2? :-P Então a caixa explica a história pra gerente, mostra o tal produto, mostra a minha notinha e enquanto isso eu ali pensando que estávamos incomodando a mulher à toa, já que o caderninho já tinha sido checado. Aí a gerente repete as perguntas:
- Você esqueceu em cima da esteira?
- Então, eu "acho" que sim. Só sei que o produto nunca chegou em casa. Mas talvez eu tenha esquecido no carrinho e alguém pegou. A moça disse que não tá no livro, né? Não tem problema.
- Tudo bem, pode levar.
- Oi?
- Aqui, pega, é seu. Tenha uma boa noite.
- Ah, muito obrigada. Boa noite pra você também!
 
  Depois disso, fiquei com a maior consciência pesada e fui revirar meu carro, com medo de os preguinhos terem caído em algum cantinho e já pensando no que que eu ia falar quando fosse devolver. Ia colocar a culpa no Nathan, lógico, hehehe. Tadinho. :-) Mas não achei os preguinhos!!! Então fui pra casa e todos viveram felizes pra sempre. E eu tenho mais um motivo pra continuar comprando no Canadian Tire.   

5 comentários:

  1. Esta história dos preguinhos me fez lembrar da história da havaiana da mãe, ela já te contou?

    Ah, você nunca me disse se recebeu seu presente de aniversário...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Hmmm, não me lembro de nenhuma história envolvendo havaianas...
    Nossa, sério que não falei? Chegou faz um tempããããããão. Ainda não fiz nenhuma receita, mas já li o livrinho do Nathan várias vezes. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKK eu também me lembrei de uma história, mas foi a da Taia que colocou a culpa em mim por não ter encontrado um papel da escola da Sophia, e enquanto lia o seu blog pensei: ufa, se eu estivesse aí, a culpa oa cair em mim, talvez algo assim: minha mãe pensou que fossem perigosos para o meu filho e deixou de propósito na esteira, ou algo do gênero.....
    E por falar em presente de aniversário, o meu também não chegou ainda ?
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Outro dia comprei alguma coisa na SEARS, nao lembro o que. E a mulher "ah, isso aqui vai entrar em promocao amanha, deixa eu jah te dar o desconto aqui".

    Nice...

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas historias de atendimento/reclamação do consumidor

    ResponderExcluir