quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Coisas do Nathan

  Hoje não tem exatamente uma novidade pra contar. Estou escrevendo mais pra registrar as coisinhas engraçadas que o Nathan faz.
  Ele está com 14 meses agora e passando por aquela fase de imitar tudo que a gente faz. Então eu vou escovar os dentes dele, ele pega a escova e tenta escovar os meus dentes. Estava secando o cabelo e, quando acabei, ele pegou a escova pra pentear meus cabelos. A gente toma banho juntos na banheira, aí ele passa a mão no sabonete e começa a me lavar. Também tenta lavar o próprio cabelo e se ensaboa sozinho. Ficando independente. :-)
  Quando come, ele é muito generoso. Sempre oferece comida pra quem está em volta, seja conhecido ou estranho. Mas ele nem sempre gosta quando as pessoas aceitam, hehehe. Às vezes, quando você vai pegar o que ele está oferecendo, ele tira correndo e fala "Não!" Ou melhor, "nhão". Por outro lado, quando ele quer que a gente coma alguma coisa, ele é muito insistente e não aceita não como resposta. Fica tentando enfiar na nossa boca e, se a gente vira a cara, vai na bochecha mesmo.
  Desde as férias do Natal ele tem dado mais trabalho pra comer. Ele sabe onde moram as comidas mais gostosas, então fica apontando pros armários e pedindo. E quando a gente não dá, faz um escândalo enooorme! Bate a cabeça no sofá, berra, ou bate a mão na própria cabeça, hehehe. É bem engraçado... Nos primeiros dias aqui, com a correria de resolver documentação a gente acabou apelando pro pão, bolacha, papinhas industrializadas, macarrão e coxinhas de frango. Aí agora é só isso que ele quer. Ele vem na sala, pega na minha mão, me leva até a cozinha e aponta pro armário pra pedir pão. Mas hoje fomos firmes e ele já começou a comer um pouco de comida, depois de muitos protestos e tapas na cabeça. :-)
  Ele continua mamando e ainda pede várias vezes por dia. Aponta pro meu peito e fala "mamá". Se ele acha que eu não entendi o recado, começa a mexer na minha roupa. Quando ele acaba de mamar, abaixa a minha blusa, como quem diz "Tô satisfeito. Pode guardar". Às vezes, se ele fica o dia inteiro sem mamar (porque estamos fora de casa ou outro motivo qualquer), quando ele finalmente mama, fica tão feliz que às vezes para para bater palminhas. Depois de aplaudir, ele volta a mamar.
  Aqui no Canadá ele ainda não tem muitos brinquedos. O que ele mais gosta é de uma bolinha pequenininha que minha mãe comprou pra ele no shopping, em Maringá. Fica jogando e correndo atrás. Ou jogando pra eu ou o Alessandro pegar. Hoje ele inventou de ficar jogando a bolinha embaixo do sofá. Aí ficava chorando pra gente pegar. Aí era só pegar que ele ia lá e jogava de novo. E ele só brinca sozinho se eu ou o Alessandro estivermos por perto. Se a gente sai da sala, ele vem correndo atrás. Se estou indo de um quarto pro outro, pra arrumar as roupas, ele fica indo atrás de mim de um quarto pro outro também. Mas depois de umas 3 ou 4 vezes ele começa a ficar bravo, hehehe.
  O Nathan continua gostando de ver bichos. Aliás, impressionante a quantidade de pessoas passeando com cachorros por aqui, com neve e tudo. Hoje tava vendo um homem com o cachorro e pensando "Tadinho, não tem nem uma roupinha, nem um sapatinho, deve estar com frio". Aí segundos depois, o cachorro se jogou na neve e ficou rolando, rolando... É, acho que ele não era tadinho. :-) Aliás, uma propaganda que vi hoje na tv dizia algo do tipo - Um canadense de verdade nunca diz "Vamos esperar um dia mais quente".
  Mas voltando, sempre tem cachorros pra ele ver e também esquilos. Impressionante como tem esquilos por aqui. É só olhar pra fora da janela da nossa sala pra ver pelo menos um correndo pelo fio de luz. Vejam na foto abaixo um esquilinho na árvore:
Ah, ele também sempre lembra da musiquinha do passarinho que a vovó Marido a cantava pra ele. É só falar pra ele a palavra "passarinho" que ele começa a balançar as mãozinhas, imitando passarinho voando. Uma gracinha. :-) Eu falo pra ele "Nathan, cadê o passarinho?" e ele já começa a bater as asinhas, hehehe.
  O Nathan também tá mais beijoqueiro. Ele tá dormindo comigo quase todo dia, aí às vezes acorda, dá um sorrisão e vem me dar aquele beijo molhado de boca aberta dele. Hoje, pela 1a. vez aqui no Canadá, comprei melancia pra ele. Ele adorou!!! Só de ver a melancia já ficou todo animado, sapateando, batendo os pezinhos. Aí depois de comer um pouco, ele ficava me dando vários beijos, acho que pra agradecer. :-)
  Abaixo, uma foto do Nathan tomando suco de laranja no aeroporto, no dia da nossa viagem pra cá.
  Ah, outra atividade que ele adora é subir escadas. Nos shoppings, se deixar, ele não sai da escada rolante. Por ele, ficaria o dia todo lá, subindo e descendo. Aliás, essa é a única hora que ele pega na minha mão. Porque agora o que ele gosta é de andar livremente e ficar brincando de se esconder atrás das colunas.

  Talvez, se pensar bem, ele seja apenas uma criancinha normal, fazendo o que toda criança nessa idade faz. Mas pra mim, obviamente ele é único e especial e cada coisinha que ele faz, cada novidade é única. Quando ele fica brincando no sofá de se jogar pra trás ou de pular e cair sentado, pra mim ele é a 1a. criança no mundo que teve essa ideia. :-) Enfim, fica aqui o registro pras vovós matarem a saudade (ou ficarem com mais saudade ainda) e para eu ler no futuro e ficar com saudade dessa época tão trabalhosa e tão gostosa.

5 comentários:

  1. Oi Camilla,
    E os seus bichinhos de estimação??
    Adorando acompanhar as suas novidades.
    Beijocas pra vcs!
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Como assim para as vovós, e as tias-avós??? Humpf!! Afinal leio o seu blog todos os dias...
    Beijos sob protesto.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei bem o q dizes!Tudo é encantador né!!! Cada descoberta....ai...vai dar saudade....to adorando voltar a ler seus relatos....ah, eu to no desmame amiga...bjoca!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra. Os bichinhos ficaram todos no Brasil. A boxer ficou com um amigo, a Rotweiller com outro e a Natasha (minha gata) ficou com a minha mãe. Ainda tenho vontade de trazer a Natasha pra cá, mas acho que vai ser difícil. :-(

    ResponderExcluir
  5. Ai Camilla, quanta coisa linda!!! Fiquei feliz de ler tudo isso. Parabéns pelo Nathan e por ser uma mãe tão atenciosa!

    ResponderExcluir