sábado, 5 de fevereiro de 2011

Coleta de Lixo

  Mais um post para a série "meninges não formadas", hehehe. Estava eu olhando para janela 3a.feira quando passava o caminhão de coleta de lixo. Achei tudo tão prático, tão organizadinho, que foi impossível não fazer comparações. Aliás, quando a gente chega pra morar num país novo, isso é o que gente mais faz: comparações. O tempo todo fico pensando "Ah, no Brasil isso seria assim" e coisas parecidas. Com a coleta de lixo foi a mesma coisa.
  Primeiro fiquei reparando na vestimenta do moço. Vejam a foto abaixo:

  Não sei se dá pra enxergar, mas ele tá de bota, luvas e máscara. Até onde eu sei, no Brasil os lixeiros também devem usar máscara, mas na prática eu sempre os via sem nada. Quer dizer, sem máscara. Luvas eles usavam, sim. Mas ouvi de alguns casos de lixeiros que se cortaram com coisas que tinha no lixo. Inclusive de um que se cortou com uma seringa contaminada. É mole?? Como será que aconteceu isso? Ou será que é lenda urbana? :-)
  Mas enfim, aqui a coisa é bem mais prática. Toda casa tem essas lixeiras duras (Pelo que eu li nas próprias lixeiras, elas são propriedade do governo). Então você vai jogando seu lixo lá e, no dia da coleta, coloca a lixeira na frente de casa. O moço do lixo só encaixa a lixeira ali no caminhão, aperta um botão e vupt!, a lixeira sobe e joga o lixo lá dentro. Assim, ó:

  Prático, não? O moço não tem nenhum contato com lixo. Também não tem perigo de um cachorro rasgar o lixo, cair lixo pela rua, pingar aquela aguinha nojenta de lixo, urgh... Lá em casa, no Brasil, isso vivia acontecendo. Tadinha da Daniela (minha empregada), era sempre ela que ia lá catar.
  Os lixos aqui também são separados. Lixo orgânico vai no container verde. E esses containers tem uma trava, acho que pra evitar que os esquilos consigam abrir e fuçar lá dentro. O reciclável é no azul e o não reciclável vai no preto. Ainda não sei muito bem o que vai no lixo preto, só consegui pensar em pilhas. :-)

  Agora começam as comparações. Fiquei pensando que seria ótimo se no Brasil também fosse assim, com esse esquema das lixeiras duras. Mas aí fiquei imaginando que iam ficar roubando esses containers o tempo todo... Afinal, roubaram até o meu porta-lixo de metal que ficava na calçada de casa.
  Quando fiz minha venda de garagem no Brasil, roubaram até coisas que eu estava vendendo por 50 centavos. Poxa, que falta de dignidade. Ou vai me dizer que a pessoa não tinha 50 centavos pra comprar o treco? Tsc tsc tsc.
  Poxa, tanta gente boa e decente no Brasil... Tinham que inventar um teste de caráter, separar os bons e criar um Brasil novo. Aí sim seria o melhor lugar do mundo pra morar.

10 comentários:

  1. Oiii...olha, na minha cidade Rio Grande e em Pelotas onde moro já tem isso...lixeiras a cada tantos metros e o caminhão encosta e só despeja...são lixeiras bem maiores que essa (comporta o lixo de um prédio inteiro), mas são feitas para serem encaixadas nos caminhões, rápido e prático...então não sei no resto do Brasil, mas no Rio Grande do Sul isso já chegou...rs... (tri gaúcha orgulhosa!) bjoca!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Aline! Realmente, Rio Grande do Sul é outra história, né? :-)
    Eu já vi no Paraná também esses containers grandes de prédio que encaixam direto nos caminhões. Mas em Maringá isso só tem no centro, onde tem mais prédios. Nos bairros residenciais, é o velho esquema de sacos de lixo. Aí não adianta... Tem que ser em todo lugar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não sei no Canadá, mas aqui pilha não pode ser jogada em lixo em hipótese alguma!! Tem que levar para um local especial de coleta (ou ao supermercado, tem uma caixinha separada para elas).
    No lixo preto (que seria o cinza daqui) você pode jogar madeira, isopor, brinquedos velhos, estas coisas :-)
    Ah, e não tem um container separado para vidro e papel? Se não tiver, você pode jogar neste contâiner também :-)

    ResponderExcluir
  4. Ah, não? Poxa, achei uma ideia tão boa!! No Brasil tinha caixinhas de coleta de pilha no shopping e no banco real. Aqui acho que vou ter que fazer uma pesquisa...
    Madeira eu já tinha imaginado que seria no lixo preto. Na verdade, tinha lembrado dos palitos de sorvete, que no Brasil eu nunca sabia onde jogar. Chiclete também, a gente nunca acha uma boa lixeira pra isso. Na motorola tinha lixeira pra plásticos, outra pra metal, outra pra papel e outra pra orgânicos. Pobre chiclete, tão sem lugar neste mundo...
    E aqui o container de recicláveis é único, seja plástico, vidro, metal, papel, ou isopor reciclável.

    ResponderExcluir
  5. Ola moderadora,primeira vez no seu blog, e aproveitando para desejar feliz aniversario hehehe

    Bjoo Rodrigo Brandel Martins

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica vi seu blog outro dia, e hj estou novamente visitando-o, adorei e espero que vc esteja atualizando sempre. Aproveito tbem para lhe desejar Feliz Aniversário bem gelado!!!! Bjos e muitas saudades Dú

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas visitas e pelos parabéns. Voltem sempre! :-)

    ResponderExcluir
  8. Aháaa, eu moro num bairo e adivinhe só: no meu prédio tem dois conteineres e pilhas também não podem ser jogadas lá, aliás em lixo algum, e acredito que isso deve ser em todo o país...bjos!

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito todos os prédios tem containers, né? Só falta melhorar o esquema de coleta pras casas. E continuo não sabendo onde jogar minhas pilhas... Tenho que pesquisar, mas tô com preguiça. :-)

    ResponderExcluir
  10. Aniversário????? Como assim aniversário??? Não acredito, eu sou uma vergonha! Desculpa o esquecimento, Camilla, nem o Facebook me ajudou dessa vez, é a gripe!!! :'(
    Mas vc sabe que eu te desejo toda felicidade do mundo né? Ou pelo menos deveria saber! hehe
    Beijão, Camis, tudo de bom pra vc, muitos anos de vida, muita alegria em terras canadenses!

    ResponderExcluir