terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ecológicos

  O mundo está ficando cada vez mais verde e mais ecochato. Eu era uma pessoa relativamente "verde": separava o meu lixo, não desperdiçava muita água, às vezes levava minha sacola retornável pro mercado, comprava orgânicos e sempre cogitava mudar pras fraldas de pano. Bom, as fraldas de pano eu estava esperando uma época mais tranquila ou quando o Nathan dormisse a noite inteira. Como nenhuma das alternativas aconteceu, ainda continuo com as descartáveis. :-)
  Mas enfim, aqui no Canadá, como em vários outros países, tem uma grande guerra contra as sacolas de plástico. No estado de São Paulo, a primeira pergunta que a caixa do supermercado fazia era "quer cpf na nota?". Aqui, a primeira pergunta é "vai precisar de sacola?". Não sei como é nos hipermercados grandes, mas no mercado de tamanho médio que costumo ir, a maioria das pessoas leva sacola retornável ou coisa parecida. Aí, em frente do mercado sempre tem um monte de gente ajeitando as compras em bolsas e mochilas. O pessoal sai do caixa e vai ajeitar, arrumar, distribuir o peso, etc.
  Esses dias eu tava em um mercado de frutas aqui em casa e reparei que as pessoas que não levam as sacolas praticamente se desculpam ao falar pro caixa que precisam de sacola. Ficam se explicando, dizendo "esqueci minha sacola" ou "ficou no carro". Não falam simplesmente "Sim, quero sacola". Será que é considerado falta de educação usar as de plástico?
 Aí esses dias, vi numa loja um aviso explicando que uma lei X obrigava o estabelecimento a cobrar 5 centavos por cada sacola de plástico. Ah bom, agora entendi por que todo mundo se esforça tanto para não usar as de plástico. O dinheiro é a melhor das motivações. Fui checar minha nota e realmente estão lá os 5 centavos.
Viram? Plastic bag - 0,05.
  Hoje comprei um brinquedo pro Nathan na Toys R Us e a mulher nem se dignou a perguntar se eu queria sacola. Me deu a notinha e ficou fazendo cara de paisagem. Mas acho que ela era mal educada, mesmo...
  Por enquanto eu e o Alessandro vamos às compras com uma bolsa grande. Ela tem rodinhas e uma alça retrátil, então é bem prático, é só puxar. Não fazemos isso pra economizar os 5 centavos, é pra não ter que carregar um monte de sacola no braço, mesmo. Essa vida sem carro não é fácil...
  Aliás, ontem gastamos mais ou menos 2,5horas (entre metrô e ônibus) pra ir num shopping encontrar uma conhecida de internet minha. Aí coincidentemente, hoje o Alessandro passou o dia vendo modelos de carros na internet, escolhendo qual ele vai comprar. Coincidência, claro. :-)

3 comentários:

  1. Baita ideia cobrar por sacola...só assim aqui no Br as pessoas levariam suas sacolas...eu vivo dizendo que não quero sacolas e falo, não obrigada, coloco na bolsa, vamos ajudar o planeta...acho q me acham louca...rsssss

    ResponderExcluir
  2. Aqui acho que não chega a ser uma lei, mas nos supermercados e "drogarias" a gente também paga por sacolas. Até mais caro que aí, chega a custar 20 centavos :-)
    Mas em lojas as sacolinhas são gratuitas também. Só que os vendedores sempre perguntam se você quer mesmo uma. Mas os alemães normalmente não querem. Em lojas de calçados o normal é deixar a caixa do sapato lá pela loja mesmo, você nem leva pra casa...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, no Brasil, quando eu recusava sacolinha, também me olhavam com aquela cara de "Como assim?", rsrsrs. No mercado as caixas já tavam mais acostumadas, mas na farmácia, lojas e oisa parecida, sempre estranhavam.
    Que caro! 20 centavos de euro! E você leva o sapato onde, se não leva nem sacola nem caixa? Sai carregando na mão? Tem que andar sempre com mochila?

    ResponderExcluir