quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Frio, mas not so bad

  Todo mundo tem uma amiga friorenta, né? Aquela que fecha a janela, desliga o ar condicionado, reclama de frio... Pois é, sou eu. Eu sempre fui a amiga friorenta. Vocês estão pensando em alguém que sente muito frio e não sou eu? Acredite, eu ganho fácil. Nunca conheci ninguém que reclamasse de frio mais do que eu. Ano após ano, volta e meia vinha um engraçadinho cheio de originalidade me dizer "Se vier o frio que você tá esperando, eu tô perdido". Humpf. O que eu tava esperando é que alguém inventasse uma frase nova, porque essa já enjoou. Eu sinto frio, ué! Vou deixar de usar meus casacões quentes só porque os outros não sentem?
  Desde criança eu sinto frio. Me lembro quando morava em Portugal, brrrr, como passava frio! A nossa casa tinha aquecedor, mas acho que nem sempre ele era ligado. Não lembro se era pra economizar ou porque os outros moradores da casa não tinham o mesmo "problema" que eu. Só sei que, em alguns dias de frio, eu dormia com 7 camadas de cobertores.Sendo que o último era um cobertor de lã de carneiro pesadíssimo!!!
  Cresci mas continuei sentindo frio. É mais fácil eu esquecer a bolsa em casa do que casaco. Levo pra todo canto. Pro trabalho, pro shopping, pro cinema, pra praia... Onde eu vou, o casaco vai junto.
  Em 2005 fui morar em Recife e estava feliz e contente, achando que ia sofrer menos com a temperatura. Pfff, ledo engano. Em todo lugar naquela cidade tem ar condicionado, grrrr. E ar forte!! Acabei passando mais frio do que em Maringá. Afinal, você acorda, abre a janela, tá aqueeeele calor. Aí você, aproveitando que é mulher, coloca um lindo e leve vestido, certo? Como eu sou eu, sempre levava no mínimo uma jaqueta só pra prevenir. Mas não adiantava. Era entrar num shopping para eu congelar. Mesmo com a jaqueta, o frio nas pernas era ruim demais! Aí eu vivia naquele dilema. Ou colocava mais roupa e suava na rua, ou colocava menos e passava frio quando chegava no destino. Em geral acontecia as duas coisas todos os dias.
  Pra piorar, o ar do Cesar, onde eu trabalhava, era muito inconstante. Às vezes tava muito gelado, às vezes médio, às vezes quebrado. Eu nunca sabia o que esperar. Pra evitar problemas, já deixava uma blusa de lã e um casaco lá. Em geral, eu chegava e já colocava os dois. De curiosidade, levei pra minha baia um reloginho que tinha termômetro. Um dia, numa sala de reunião, tava 16 graus. Pô, fala sério!!! Todo mundo vestido para uma temperatura externa de 36 graus e o ar a 16? Ninguém merece. Passei muito frio aquele dia, porque tava de sandália.
  Enfim, o frio sempre foi uma das minhas características. Já achei até que era doença. Fiquei procurando na internet se frio intenso era sintoma de alguma coisa. Até agora não descobri nada. Já pensei em procurar tratamento, acupuntura, qualquer coisa. Se alguém souber de algo, me avise por favor.

  Bom, todo esse gigantesco prelúdio é para explicar o quanto a ideia de morar no Canadá me assustava. :-) Afinal, no Brasil com qualquer temperatura abaixo de 15 graus eu sofria. Colocava meia-calça, calça de veludo, blusa de lã, o meu casaco mais quente, bota de cano alto e ainda assim passava frio. Logo, não conseguia nem imaginar o que ia acontecer com -15graus, -20... O medo do inverno canadense era enorme. Uma parte da culpa do meu medo é da tv. Não é tão frequente acontecerem coisas no Canadá dignas de passar no jornal no Brasil. O assunto mais frequente acho que eram as tempestade de neve. Então, quando eu pensava em inverno no Canadá, o que me vinha à cabeça era muito vento, neve voando, pessoas encapotadas andando com as botas afundando na neve. Quase igual esses filmes no pólo norte, hehehe. :-) Tipo essa foto abaixo:
Eu achava que ia ser assim todos os dias. Que eu ia andar pisando na neve, que não ia enxergar o que era rua e o que era calçada. Tinha medo de frostbite (quando uma parte do corpo congela de tanto frio. Acho que o mais comum é as pessoas perderem dedos). Verdade, ué! Eu tinha, hehehe. Achava que ia ficar 5 minutos fora de casa e já ter que correr pra dentro, por causa do frostbite. :-)

  Enfim, depois de tanto medo estou positivamente surpresa. Não é tão ruim assim, ufa! Nas avenidas principais, onde tem o comércio, alguém sempre "dá um jeito" na neve. Jogam sal ou coisa parecida pra ela derreter e empurram o excesso pros ladinhos. Então na maior parte do tempo fica como na foto abaixo:
Ou seja, a calçada livre, com montes de neve do lado da rua. Já nas ruas residenciais tem bem mais neve. Fica só um espacinho pra caminhar, igual nessa foto:
Mal dá pra passar o carrinho. Na nossa rua tem uma casa que o pessoal nunca tira a neve da calçada. Grrr, dá uma raiva! Mas tudo bem, quando tá difícil eu vou com o carrinho pela rua, mesmo. Sem problemas.

  Mas voltando ao frio, depois de tanto medo, até que não está sendo tão ruim assim. Tem dias iguais aos da primeira foto, sim. Mas são poucos e, no dia seguinte, já deram um jeito de limpar a neve das ruas. Eu achava de verdade que ia ficar praticamente ilhada em casa no inverno. Que com aquele tantão de neve, eu não ia querer sair de casa nunca. Principalmente com o Nathan. Mudar pra cá no meio do invernão e ter que procurar apartamento parecia a coisa mais terrível que eu poderia fazer na vida. É, às vezes a gente se engana.
  Ah, uma das coisas boas é que aqui posso me encampotar à vontade, sem nenhum engraçadinho aparecer pra tirar sarro. Ah, que maravilha!! Posso usar 2 calças, bota com recheio de lã de carneiro, gorro, luva, sobretudo, enfim, todo meu aparato para o frio, que ninguém estranha. Volta e meia tem alguma doida de pernas de fora, mas no geral todo mundo anda muito bem agasalhado, tanto quanto eu.
  Se eu sinto frio? Sinto, claro. Mas agora sei que -15 não é assim muito pior do que 0graus. As duas temperaturas são praticamente igualmente horripilantes. Tem feito muitos dias nublados por aqui. Aí esses dias tava sol, que delícia! Fui no mercado e, quando voltei, o Alessandro perguntou se estava frio lá fora. Aí eu respondi "Até que não, tava gostosinho". Aí eu pensei: peraí, o que foi que eu disse??? Tava -10 graus lá fora e eu disse que tava gostosinho??? Eu devo estar ficando louca! Mas é verdade. Quando faz sol sempre dá vontade de dar uma saidinha.
  Mas enfim, o principal é ter as roupas apropriadas. Depois que comprei um casacão, uma bota forrada e uma luva forrada e um gorro, passo bem menos frio. Quando estou bem agasalhada, sofro menos do que sofri aquele dia em Recife, com os pés de fora, quando estavam 16 graus. :-) Continua sendo horrível esperar ônibus, horrível quando venta, meu nariz fica super gelado, mas pelo menos não tenho mais medo de perder um dedo, hehehe. Vou conseguir sobreviver numa boa até a gente comprar um carro.
  Dito tudo isso, ainda assim... ah, que vontade que chegue logo o verão! :-)

6 comentários:

  1. Bom saber que você está se adaptando tão bem ao frio!!! Confesso que quando você me falou a primeira vez em ir para o Canadá eu dei uma de Neri...

    ResponderExcluir
  2. Ah, nunca se sabe, né? Daqui a pouco minhas meninges se formam e aí, vai saber? :-)
    Já o Alessandro sempre falava pra mim "Você já sente frio o tempo todo, mesmo. Não vai fazer muita diferença".

    ResponderExcluir
  3. Oi...na verdade tb teria medo como vc...pq -15 é inimaginável pra mim...ah, eu tb teria medo de congelar dedos do pé...pq vi um episódio do house, é o mais apavorante é não sentir qdo vc quebra um dedo...pode levar a morte...então eu faria uma conferencia todo dia de todas as extremidades! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Bom, vc e o Pai podem dar as nãos, é só eu ligar o Ar que ele fala: estou com frio .
    Mas o problema é que aí é frio mesmo, já aqui.....

    ResponderExcluir