sábado, 26 de fevereiro de 2011

Compras no mercado

  Uma das coisas que adoro fazer quando viajo pra um lugar diferente é passear no mercado. Tanta coisa nova e diferente pra experimentar, é tão divertido!! E não só gosto de mercados em cidades novas, mas gosto também de mercados novos! Acho que já fui em uns 5 por aqui.
  O último foi ontem. Fui numa loja comprar uma cadeirinha de alimentação pro Nathan e ver cadeirinhas pra carro. Mesmo a gente ainda não tendo carro, é importante pra quando a gente alugar ou quando pegar carona com alguém. Ouvimos dizer que a multa aqui pra criança no carro sem cadeirinha é de 5000 dólares! Bem salgado, não?
  Essa loja foi indicação do casal russo/búlgaro que conhecemos no meetup semana passada. Falaram que tinha de tudo e era mais barata que a toys r us, que é a loja mais famosa para coisas de criança. A loja é meio fora de mão. Quer dizer, longe daqui e do centro. Mas como é perto de uma estação de metrô, beleza. Aqui a gente mora a 15minutos a pé de uma estação do metrô. Então pra ir em qualquer lugar que seja perto de algum metrô é tranquilo.
  Enfim, fui lá e acabei comprando um booster em vez de uma cadeirinha. É daqueles que você amarra na cadeira tradicional, pra criança ficar mais alta. O bom é que ele é portátil e inflável, então é fácil de transportar e ocupa pouco espaço. Vejam uma foto da cadeirinha e outra do Nathan sentado nela:


A cadeira pra carro vou acabar comprando o mesmo modelo que ele tinha no Brasil. Lembro que fiz uma pesquisa gigantesca na época pra comprar, então confio na minha escolha. Não tô com tempo agora pra fazer toda aquela pesquisa de novo. Mas a loja não entrega, então temos que primeiro ter um carro, pra ir lá comprar.
  Saindo da loja, o que eu vejo no outro lado da rua? Sim, um mercado!! Oba!! Fui lá conhecer. Adorei esse mercado! A sessão de futas é gigantesca. Acho que tinha uns 15 tipos diferentes de maçã, uns 6 tipos de tangerinas (até ponkan tinha). Tinha frutas que não imaginava nunca encontrar, tipo caqui, carambola, maracujá. Por outro lado, mamão papaya não tinha. Até agora só encontrei o formosa, que o Nathan não gosta muito. Interessante que aqui o mamão se chama "papaya". E o mamão formosa é chamado de "large papaya", ou seja, "mamão grande", hehehe. Acho que se eles começarem a vender banana prata, ela vai ser chamada de "small banana". :-) Embaixo das frutas sempre tem uma plaquinha indicando a procedência. Tem fruta de muitos países diferentes, mas não vi nada do Brasil...
  Outra coisa legal era a parte de produtos naturais/orgânicos. Achei até kefir!! No Brasil, pra arrumar kefir você tem que achar alguém que te dê os grãos e depois fazer o seu próprio kefir a partir dos grãos. Para quem nunca ouviu falar, kefir é uma espécie de iogurte com trecos vivos. Tipo os lactobacilos vivos do yakult. :-) Mas é considerado bem mais saudável que o iogurte, muito bom para a flora instestional e bom para reforçar o sistema imunológico. Ou assim diz a lenda. Quer dizer, alguns benefícios já foram comprovados cientificamente. Outros, como as propriedades anticancerígenas, antifúngicas, antivirais e antimutagênicas só foram comprovadas em animais. Quem se interessar, pode ler mais aqui na wikipedia. E aqui vai a foto do kefir que eu comprei:
  Pra finalizar, uma coisa interessante desse mercado que fui era o self-checkout, para você mesmo somar e pagar suas compras. Sabe essas coisas que você sempre lê em revistas que um dia vão existir, mas você nunca as vê pessoalmente? Essa era uma delas. Eu já tinha lido sobre isso há décadas, mas nunca tinha visto ao vivo. :-) Olhei, olhei, quase fui num caixa normal, mas aí pensei: "quem tem medo de uma maquininha?" aí fui lá. É fácil, é só seguir as instruções.
  A maquininha dizia pra passar o código de barras do 1o. produto. Passei. Aí ela falou: coloque na sacola. Tá bom, coloquei (sou muito obediente). Aí continuei passando tudo e cliquei em checkout. A máquina perguntou quantas sacolinhas de plástico eu queria comprar. Cliquei em 1, tudo coube em uma sacola, aí ela adicionou 5 centavos na minha conta. Aí foi só escolher a forma de pagamento (cartão de crédito), inserir o cartão, senha e pronto! Compras feitas e pagas sem precisar falar com ninguém. Perfeito! Sem pegar fila, sem ninguém te apressando pra empacotar as compras. Ah, adoro tecnologias. E mercados!! Mal posso esperar pra conhecer o próximo. :-)
 

8 comentários:

  1. Hahahaha, legal a sua primeira experiência com o caixa sem atendente! Aqui, na Ikea também é assim. A Sophia é quem costuma ficar com o leitor do código de barras nas mãos e ela adora!!!

    Engraçado também você falando do kefir. Nem sabia que dava pra fazer você mesma! Você chegou a fazer isso no Brasil? Aqui também tem no supermercado, heheheh.

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu tenho medo de maquininhas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, q maravilha não ter q lidar com atendentes, mal humoradas, mal amadas, mal remuneradas, mal resolvidas...queria isso no Brasiiiiiil!!:(

    ResponderExcluir
  4. Oi Taia. Hehehe, engraçado mesmo. Eu não sabia que dava pra comprar e você não sabia que dava pra fazer. :-) Aliás, vi um site brasileiro sobre kefir dando um alerta grande "Se alguém quiser te vender os grãos de kefir, recuse! Kefir é para ser doado!". Hehehe, bem hyppie isso... E não, nunca fiz no Brasil. Nunca fui atrás de alguém para me doar. Você costuma comprar isso por aí? É super hiper maravilhoso, cura para todos os males? :)

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nem sei como cheguei aqui, mas adorei!!!

    Menina, também AMO supermercados. Meu marido sempre fala que supermercado não é lugar de ser feliz e eu retruco sempre porque adoro passear por eles, ver as novidades e pra variar comprar pra valer. rsrs

    Muito bacana seu post. Queria essa experiência de self_checkout por aqui também.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah essa história do kefir é verdade, vc não pode comprar só ganhar, mas eu nunca usei não, já me ofereceram, e já que vcs estão falando que é bom, vou aceitar...beijos!

    ResponderExcluir
  7. Aceite sim! Eu comecei a tomar recentemente, então não posso atestar todos os benefícios. Mas pelo menos uma coisa eu percebi, faz seu intestino funcionar que é uma maravilha. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Camilla, aqui na Áustria tbem tem essas lojas com maquininhas onde vc mesma paga tudo sem precisar de atendente...meu marido acha o máximo,e é mesmo...o q é a tecnologia..rsrs

    ResponderExcluir