terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Rotina Matinal

  Aqui os dias ainda são meio estranhos... Parece que estamos de férias, falta rotina. Nunca sei se é dia da semana, ou domingo. Na maior parte do tempo é bom, mas às vezes dá vontade de um pouco de previsibilidade. Também sinto falta da minha cama. Ela era tão boa, tão grande, tão gostosa! Sinto falta de travesseiros bons e de dormir com um monte de travesseiros.
  Mas enfim, em meio ao caos estou tentando estabelecer uma rotina, mesmo porque acho importante pro Nathan. Pelo menos de manhã estamos indo bem. Ele tem acordado por volta de 07:30. Às vezes um pouco antes (06:30) às vezes depois (tipo hoje, acordou +- 08:45). Às vezes ele acorda com fome e já pede pra mamar. Quando não pede, eu também não ofereço. Troco a fralda dele, tiro o pijama e coloco uma roupinha. Aí eu falo pra ele "Nathan, fica aí que eu vou no banheiro e já volto". Acho que ele entende, porque ele fica brincando na cama e quando eu volto ele ainda tá lá, sentadinho. Aí ele continua brincando com o relógio, ou o pacote de algodão, lencinhos umedecidos, ou simplesmente pulando na cama, enquanto eu também troco de roupa.
  Alguns dias ele tira a chupeta sozinho e me dá. Outro eu tenho que pedir, mas ele sempre obedece. A chupeta fica no quarto e vamos pra sala. Eu ligo a tv e o deixo assistindo, enquanto vou pra cozinhar preparar o café. Normalmente não funciona e ele me segue pra cozinha e fica brincando com alguma coisa. :-)

  Ou então ele me ajuda a organizar o armário, como na foto abaixo:

  O café da manhã dele é quase sempre a mesma coisa. Como o Alessandro comprou uma aveia integral em flocos grandinhos, achei que o Nathan não ia gostar. Então cozinhei um pouco a aveia no leite pra ela ficar mais molinha. Como ele gostou, continuo cozinhando. Aí junto maçã e banana e pronto! Está feito um delicioso e gosmento café da manhã, hehehe. Fica grudento e docinho, o Nathan adora! Ultimamente comecei a colocar quinoa também e ele come do mesmo jeito.
  Esses dias ele sumiu da cozinha por um tempo e eu não ouvia som algum. Ué, cadê o Nathan? Quando fui ver, estava sentadinho na sala, vendo tv. Nossa, preciso descobrir o que tava passando, isso pode ser útil, rsrsrs. Olha que comportadinho!
  Nessa foto vocês também já podem ter uma visão panorâmica da nossa sala. É uma sala até bem grandinha, tem bastante espaço pro Nathan correr e brincar. Às vezes eu também o coloco de pé em cima do aquecedor. Tem uma tabuinha em cima dele que fica sempre morninha, mas nunca muito quente. Então ele fica ali olhando pra fora e já serve de esquentador de pés, também. :-) Mas ele quase nunca se interessa pela janela, provavelmente porque não tem muitos bichinhos lá fora. Na nossa casa em Jaguariúna ele adorava ficar na janela, olhando a Afta e os passarinhos.
  

  Enfim, voltando ao assunto, quando os nossos pratos de cereal estão prontos, levo pra sala e ele já vem correndo atrás de mim, todo animado. Hoje, depois de comer metade do pratinho dele, quis experimentar do meu cereal. Só que o meu é uma coisa bem sem gracinha feita de 7 grãos integrais. É levemente adoçado com mel, mas eu não acho nada doce. Como além disso os grãos são meio durinhos, tinha certeza que ele não ia gostar. É, o Nathan às vezes me surpreende. Gostou e não quis mais o cereal dele, preferiu o meu. Então tá, né? Ainda bem que eu como um cereal saudável e dou um bom exemplo.
  No começo estávamos tomando café na sala. Eu ficava sentada e o Nathan indo e voltando, indo e voltando. Comia uma colherada, corria um pouco, arrastava um brinquedo, comia outra colherada, jogava a bolinha, pegava a bolinha, outra colherada, pulava no sofá... Enfim, nesse processo às vezes ele se sujava, sujava o chão, me sujava... Achei melhor mudar para a mesa. Então agora tomamos café na sala de jantar. Como não temos cadeirinha, eu sento numa cadeira e ele fica de pé em outra (não quer ficar sentado). Bem mais fácil.
  Acabando o café, vamos pro banheiro escovar os dentes. Estou usando uma pasta de dente da Weleda, sem flúor. Mas uso tão pouquinho que às vezes precisa de uma lupa pra enxergar a pasta. Deve ser menos que o tamanho de 1/4 de ervilha. É só pra dar uma animada. E dá certo, ele adora o gostinho da pasta. Quando vê a escova, abre a boca na hora. Só que enquanto eu tento escovar, ele fica tentando chupar a escova, hehehe. Embaixo até que é fácil, mas ele não gosta de escovar os dentes de cima. Não sei se machuca, se faz cócega, se irrita, mas ele sempre reclama (ou seja, grita, berra, joga a cabeça pra trás). Aí eu termino a limpeza com o dedo, mesmo. No Brasil eu usava gaze, tenho que descobrir em que parte da farmácia escondem isso, por aqui.
  Depois disso eu acordo o Alessandro, que vai para seu interminável banho. Aí eu e o Nathan ficamos brincando na sala. Quando o Alessandro está "pronto", fica com o Nathan e aí finalmente consigo tomar um banho. Quando saio, normalmente eles estão assistindo videozinhos e o Nathan já tá com chupeta e com sono. O resto do dia ainda varia muito, mas em geral perto de 10:30 ele dorme. Se ficamos em casa o Alessandro o põe pra dormir e se saímos, rapidinho ele dorme no carrinho. Aí ele acorda e já tá na hora de almoçar.
  Aliás, ele já está comendo muito melhor. Depois que ele começou a comer bolacha, pão de queijo, batata frita ele começou a ficar mais enjoado pra comer. Aí chegava na hora da refeição e ele ficava apontando pro armário (onde ficam o pão e as bolachas). Ele também comeu wings (franguinho) e adorou! Quando via, não queria mais nada. Aí falei pro Alessandro que a gente precisava ser firme pra ele voltar a comer direito. Isso significa não dar mais pão nem bolacha perto ou na hora da refeição, não importa o quanto ele chorasse. E nada de só comer carne. Depois dessa resolução o Nathan realmente fez manha e gritou bastante, mas continuamos firmes. Sentamos na mesa os três, ofereci uma colherada e o Nathan já falou "não". Ficou apontando pra coxinha de frango. Depois de muitos gritos, finalmente aceitou uma colherada e comeu bem. É que a colher tinha arroz junto com o frango, aí o danadinho não queria. :-)
  Na refeição seguinte ainda esperneou um pouco, mas agora já voltou a comer bem. Ontem no almoço comeu arroz integral, carne, cenoura e cogumelos. E tomou suco de laranja natural (sem açúcar). Tá ótimo, né? Esses dias almoçamos fora de casa e comemos num lugar de comida chinesa. O meu prato tinha um arroz com ervilha e cenoura, carne com brócolis e cogumelos e frango com legumes. O Nathan comeu de absolutamente tudo! Gostou tanto da comida que fiquei até com fome, porque parei de comer pra deixar pra ele, rsrsrs. Mas passo fome com gosto! É muito bom vê-lo comer assim.
  Acho que tá bom de notícias por hoje, né? Amanhã escrevo mais. Tchau pra vocês!

Um comentário:

  1. Oi Camilla...q bom q estás insistindo em coisas saudáveis...A Bê aqui tem q esconder as verduras junto com o arroz e feijão...amassando...carne ela adora...feijão ela come fica catando grãos...adora....come cereal, adora bolacha e pão também...ela come super bem, pelo q as pessoas me falam...só toma suco de frutas, mas frutas é q é difícil... sao poucas q ela gosta de comer com gosto...banana, maçã, pera, pessego....ela deixou de gostar de várias q comia qdo bebezinho...
    Escovação vou escrever no blog pq está bem melhor! bjinho e adorei saber a dinâmica da sua manhã...

    ResponderExcluir