terça-feira, 17 de maio de 2011

Atendimento ao consumidor

  Eu já tinha ouvido falar que por aqui vale a pena reclamar. Então, como estava insatisfeita com dois produtos, resolvi fazer o teste! Primeiro, foi com o produto "johnson's baby bubble bath & wash". É, o nome é comprido.
  É basicamente um sabonete líquido, que teoricamente também faria bolhas na banheira. Pois é, teoricamente. Segui as instruções, joguei 3 tampinhas, agitei, agitei e nada de bolhas. Humpf. Tentei outro dia com mais, outro dia com menos, quase desenvolvi tendinite de tanto agitar, mas formou apenas uma espuminha. Então fui no site da Johnson's e escrevi relatando o ocorrido. Sabem o que aconteceu? Me mandaram email pedindo desculpas, perguntando o nome do lote e, dias depois, recebi aqui em casa um cupom para eu escolher outro produto, totalmente grátis! Pode ser qualquer shampoo, condicionador, sabonete, etc para bebês. Razoável, não?
  O segundo produto insatisfatório é um band-aid. É isso aí, até de band-aid eu reclamo. :-) Mas ele não para grudado, uai!! Não é pelo dinheiro, é uma questão de princípio. :-P Então escrevi reclamando e aconteceu a mesmíssima coisa. Me pediram desculpas por email, perguntaram o número do lote e me mandaram pelo correio um voucher para pegar grátis, em qualquer mercado, qualquer produto Band-aid, ou Listerine, ou FirstAid, ou... tem várias opções de marcas da Johnson's. Mas aqui tem uns 20 modelos de band-aid diferentes. De diferentes tamanhos, formatos, cores, etc. Não gostei daquele específico, mas ainda acho que a marca é melhor do que as genéricas.
  Legal, não? Quase dá vontade de sair reclamando aleatoriamente, só pra ganhar mais coisas, hehehe. Brincadeira, eu não faria isso não. Se a falta de ética imperar, esse modelo deixa de funcionar. E eu também prefiro sempre fazer tudo certinho.
  Aí semana passada aconteceu uma coisa chata. Recebemos uma carta da administradora do prédio dizendo que o cheque que dei pra pagar o aluguel voltou. Achei estranhíssimo... Eu tenho uma conta em banco aqui, mas não uso pra praticamente nada. Só abri pra pedir um cartão de crédito e, com isso, construir um histórico de crédito. Já falei da importância disso por aqui, não? Eu tenho que pagar certinho todo mês, porque aí fica registrado que eu sou uma "boa pagadora" e com isso é mais fácil financiamento pra comprar casa e os juros são mais baixos!! Se eu não tiver cartão, não tenho nenhum registro que diga se eu sou pagadora ou não.
  Anyway, minha conta é só pra isso, então ela tá lá quietinho, com o mesmo saldo (praticamente nulo) faz quase 3 meses. Como na hora de pagar aluguel precisava de cheque e o Alessandro tava sem talão, transferi dinheiro da outra conta pra essa minha e dei o cheque. Ou seja, eu sabia que tava tudo certo.
  Fui correndo no banco. Era 6a.feira, umas 18:30 (a agência fica aberta até 20:00). As duas caixas estavam vendo televisão e batendo papo, hehehe. Fui numa delas, que foi muito simpático, olhou os extratos e chegou à conclusão que alguém cometeu um erro. Como eu não estava na "minha" agência oficial, rolaram alguns telefonemas entre eles, até que ela veio me dizer que alguém na minha agência cometeu um erro, mas que já estava sendo corrigido.
  Falei que beleza, mas que tinha um problema. Minha administradora dizia que eu tinha que pagar uma taxa de 25 dólares por causa do cheque que voltou. Levei a carta pra eles verem e no próximo dia útil eles jogaram $25 na minha conta. Okay, é o mínimo que podiam fazer. Mas pelo menos foi rápido e não teve burocracia nenhuma.

  Ouvi dizer que quando a gente reclama de alguma coisa que aconteça na Air Canada a gente ganha vouchers para upgrades grátis pra 1a. classe. Vou voar pra Montreal mês que vem. Tô quase torcendo pra ter um motivo pra reclamar. :)

7 comentários:

  1. Jah vai passear neh, tem aeroporto em Burlington ou tem que ir ate toronto ? Bjo irma

    ResponderExcluir
  2. hahaha...Camilla tu é uma pessoa politicamente correta...mas é legal, pq realmente não tens perfil de "brasileira" que só quer levar vantagem...eu tb acho q viveria bem fora daqui pois sou assim...me chamam na minha família de vários apelidos...fiscal, motorista legal, tudo q mostre como sou chata...mas tb acho, se vc paga, tem q ter o q realmente te prometeram...tenho dito! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu nem procurei pra ver se tem aeroporto? Mas acho que não, a cidade é muito pequena pra isso. Vamos sair de Toronto, mesmo. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Aqui as coisas estão melhorando. Mas também precisamos de mais gente "reclamadora"... nas minhas reclamações acho que tive uma ótima resposta em uns 70-80% dos casos. Mas confesso que mais recentemente ando meio preguiçosa.
    Ah, e precisamos aprender a reclamar no lugar certo, da maneira certa. Meu irmão já conseguiu até ressarcimento por pneus do carro que estouraram depois de passar em buraco na rua (a prefeitura pagou o conserto dos pneus - pensa que avanço!)

    ResponderExcluir
  5. Tem razão, Alessandra. O problema não é "o país" e sim as pessoas. Eu mesma não era tão reclamadora assim no Brasil. Até acionamos o procon algumas vezes, mas pra casos mais sérios do que um simples band-aid que não gruda. :P
    Mas tem coisas que desanimam. Por exemplo, a gente ganhou um processo na justiça contra a Telefonica (que ficou cobrando da gente coisa que não devia), eles sabem que estão errados e, em vez de pagar logo, ficam entrando com recurso após recurso. Algumas empresas simplesmente não se importam com o consumidor.

    ResponderExcluir
  6. ai Camilla!
    espero q eu tbm tenha um motivo pra reclamar da Air Canada! kkkkk
    vou pra Toronto em setembro e vamos ver como vai ser!!
    a minha ida será de executive-first e a volta econômica...e estarei sozinha com o baby...vamos ver como será a viagem pela AirCanada com um baby sozinha!!!!
    bj

    ResponderExcluir
  7. Bom, a minha vinda pra cá com o Nathan foi tranquilíssima. Ele dormiu praticamente a viagem toda. Só acordou umas 2 vezes pra mamar e voltou a dormir rapidinho. Tinha uma poltrona vazia entre a minha e a do Alessandro, então a gente ajeitou ele com travesseiros e cobertores e ele ficava deitado lá, com as pernas em cima da gente, ou coisa parecida.
    Mas claro que sozinha é sempre mais complicado, né? Carregar bolsa, bagagem de mão, achar passaporte... Mas vai dar tudo certo. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir