sábado, 21 de maio de 2011

Orgânicos

  Hoje está um dia liiiindo!! Solzão, temperatura de cerca de 23graus lá fora. Claro que fui levar o Nathan no parquinho de manhã. Nós dois de camiseta, sem casaco! Uau!! Agora ele está no seu cochilo pós-almoço, mas quando formos lá de novo à tarde vou colocar bermuda nele. No sol fica muito quente.

  Quase que desvio do assunto... Bom, outra hora conto mais sobre o parquinho e o laguinho que tem lá. Agora queria falar sobre os orgânicos. Já contei que aqui eles estão em toda a parte? Pois é, quando eu estava em Toronto achava que era porque estava numa cidade grande que eu encontrava tantas opções. Mas não, aqui em Burlington é a mesma coisa. É muito legal!! Várias prateleiras e corredores de produtos orgânicos nos mercados. E não são só frutas. Tem cereal orgânico, leite orgânico, aveia orgânica... E tem açougues só de carnes orgânicas, obviamente mais caras que as normais.
  No Brasil eu comprava todos os orgânicos que encontrava, mas era pouca coisa. Só legumes e ovos. Aqui, como a oferta de produtos é muito grande, eu regulo um pouco, já que eles são sempre caros... Tento priorizar leite, ovos e carnes, que são produtos em que a diferença entre orgânico e tradicional é maior. Mas se prestar atenção nas promoções, também dá pra fazer negócio. O que eu fiz com o leite foi comprar de saquinho. O preço do leite orgânico de saquinho é o mesmo preço do leite fresco de caixinha. Aí não fico com dor no bolso e ainda temos uma opção mais saudável. :-) Para usar saquinhos, comprei aquele treco que não sei o nome em português mas que aqui se chama milk pitcher. Para quem não faz ideia do que estou falando, segue foto:
  Esse porta-saquinhos-de-leite me lembra a minha vó... Não sei por que, já que minha mãe também usava esse negocinho antigamente. Eu coloco o saquinho de leite, corto as duas pontinhas com a tesoura e frequentemente lembro da minha vó. Lembro da tesourinha que ela usava, do ganchinho na parede onde ela ficava pendurada, lembro dela colocando a mesa para o café... Puxa, que saudade que me deu. E agora vontade de chorar, bolinhas... Será que continuo escrevendo ou faço uma pausa para chorar e relembrar?
  Bom, continuando. Para comprar carnes orgânicas baratas também tenho um método: sites de compras coletivas. Sabem do que estou falando, né? No Brasil o mais conhecido é o groupon, ou clube urbano. Pois é, aqui eu estou cadastrada em uns 10 desses sites de descontos. É uma maravilha! Aí de vez em quando tem promoção de açougues orgânicos. Acabei de comprar um voucher que, ao preço de $30 dólares, me dá direito a:
- 3 8oz Ribeyes,               (8 oz deve dar uns 230gramas. Então aqui são 3 bifes de 230gramas )
- 3 8oz Striploins,            
- 3 9oz Chicken Breasts,  (peito de frango. 3 peitos de 255gramas cada )
- 3 6oz Wild B.C. Salmon Filets,   (salmão)
- 1lb Bacon,                                 (1/2kg de bacon)
- 1lb Peameal Bacon,                    (não faço ideia do que seja peameal bacon)
- 6 Berkshire Breakfast Sausages,  (algum tipo de linguiça)
- 3 Berkshire Sausages (Wine or Chorizo)  (outro tipo de linguiça)

  Bom, esse é o pacote básico. Também tem outras opções, substituindo bacon e linguiça. Aliás, aqui a gente nunca sabe o que vai encontrar quando vê escrita "linguiça". Tem de boi, de porco, de carneiro, de frango, vegetariana, mistura disso, mistura daquilo. Pra quem gosta de variar e experimentar novidades, é ótimo!
   Ribeye é tipo contrafilé, mas faz parte da costela e é molinho. Striploin é parecido com nosso contrafilé. Ah, esses cortes de carne são muito confusos. Pra quem quiser tentar desvendar esses cortes, releia o meu post sobre isso. :-)
  Enfim, não é exatamente barato, mas assim fica bem mais razoável.

  Outras coisas orgânicas que já comprei aqui:
 Salmão

 Aveia

 Granola

 Azeite

 Manteiga

 Ovos

 Leite

  Outra coisa que já vi foi lavanderias fazendo propaganda de "lavagem orgânica". É, acho que o termo orgânico está sendo utilizado à toa por aí... Em geral isso significa que eles utilizam produtos que são menos agressivos pro meio ambiente. 

  Mas o cúmulo mesmo foi isso aqui:
 
  Tintura de cabelo orgânica??? Ah, vai ser orgânico assim lá na fazenda!!

2 comentários:

  1. ai Cá!
    q maravilha!
    aqui compramos todos os legumes, verduras orgânicos lá na feirinha do Pq da água branca!
    q bom q vamos fazer a festa dos orgânicos aí!!!
    vc já experimentou o morango? acho q é a coisa mais maravilhosa q tem!!! rs
    bj

    ResponderExcluir
  2. Já comi, sim! Mas nem me impressionei tanto com eles. Me divirto mais com as opções de berries que tem aqui. Blueberries, raspberries, blackberries. Nham nham. :)

    ResponderExcluir