terça-feira, 12 de julho de 2011

Ajudante não, empregada!

  A impressão que eu tenho é que hoje em dia tem muita gente que acha que a palavra "empregada" é sinônimo de escrava. Ou acham feio, humilhante, degradante, sei lá. Aí ficam inventam palavrinhas novas para descrever a função da moça. Aí fica um tal de "Ah, a minha ajudante faltou", "A moça que trabalha lá em casa é ótima...", "A minha funcionária não cozinha" e por aí vai.
  Ok ok, funcionária até que é razoável. Mas qual, afinal, é o problema com a palavra empregada? Quando eu ainda tinha uma, assinava carteira de trabalho, pagava salário, imposto, tudo certinho. Na carteira eu assinava como "Empregador". Ora, se eu sou empregador e empreguei, ela é minha empregada, uai!! Qual o problema de chamar a empregada doméstica de empregada doméstica?
  Aí a moda hoje é chamar de ajudante, como se ela estivesse fazendo um favor. Tsc tsc tsc. Por outro lado, já ouvi falar de uma que não queria ser registrada como empregada doméstica na carteira de trabalho. Pediu pra inventar outra coisa, colocar cozinheira, babá, tudo menos empregada!! :-)
  E por falar em empregada, tenho saudades da minha, a Daniela. Aiai, nada como sair de manhã deixando uma casa suja e chegar em casa à noite e ver tudo limpinho.
  Vocês também se irritam? Também chamam a empregada de ajudante? Ou será que eu apenas estou de mau humor hoje? :-) 

13 comentários:

  1. Agora existe outra expressão "Secretária", eu tb acho hiper estranho.
    Mas relamente existe um tabu com isso.
    Pra mim não tem nada haver empregada doméstica é empregada doméstica!
    E não secretária.
    Beijocas sempre estou por aqui!

    ResponderExcluir
  2. O problema Lica naum é a palavra empregada, e de como as pessoas tratam elas afinal, é um dos trabalhos mais delicados....limpar a sujeita dos outros, eu particulamente adoro limpar a casa.E tem pessoas que tratam elas como se fosse uma ninguem...é... mas ainda bem que esse mundo da voltas, devemos ter respeito sim e naum gosto deste termo empregada axo ele muiro fote.Que eu ainda saiba ninguem ainda tem seu proprio negocio, entaum carteira na mao....
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo contigo, chamo de empregada, mas não tenho, então sempre chamo de faxineira! hehehehe...quem dera ter uma empregada...rs...sinto falta da minha faxineira...me mudei e não achei uma como ela...aliás, ela é empregada da minha mãe agora....roubou pra ela! Saudades de Cibele...

    ResponderExcluir
  4. Hahahah, achei que este post viria mais cedo! Confesse se este não é um motivo e tanto para se ter saudades do Brasil? :-)
    Quanto ao termo, também acho meio desnecessário o eufemismo. Melhor que mudar a maneira de chamar a empregada é mudar a maneira de tratá-la!

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eufemismo para cargos e funções é uma coisa muito irritante na minha opinião...

    ResponderExcluir
  6. Ju, não entendi a sua última frase. O que o "negócio próprio" tem a ver com a história? E "carteira na mão"?
    Não precisa ter empresa para ser empregador. Basta empregar. É lógica pura. Eu dei um emprego para ela, logo ela é minha empregada. Não tem falta de respeito nenhuma nisso. Qualquer um que tenha um emprego é empregado ou empregada. A diferença é que nas residências elas são "empregadas domésticas" e, nas empresas, normalmente a gente tem uma função com algum outro nome. Só isso. Nomes são apenas nomes.
    Aliás, eu sempre achava engraçado quando a Daniela comentava algo referindo a mim como sua patroa. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Taia.
    Ah, esse post eu podia ter escrito até antes de sair do Brasil, hehehe. Eu tinha certeza absoluta que ia sentir muita falta de uma empregada. Nesse ponto dá saudades, lógico!! Foram anos e mais anos com uma. Snif snif...
    Limpar a casa não é tããããão ruim. O chato é limpar a casa com o Nathan grudado na minha perna. :-) Ou ter que deixar a casa suja porque o Nathan resolveu que não quer que eu ligue o aspirador de jeito nenhum, talvez porque atrapalha ele ouvir o desenho, sei lá, hehehe.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. é como chamar o moço da limpeza pública de lixeiro! acho feio o termo empregada,coisa pobre de se dizer,mais feio ainda o salário que pagam, e ainda se acham no direito de dizer "Minha Empregada" hahaha que tal chama-lá pelo nome?!
    beijoss a todos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lívia.
    Realmente, no Brasil, é um emprego de pessoas pobres. Eu posso chamá-la de funcionária, amiga, ajudante, colega, que não vai mudar esse fato. Mas o salário pago às empregadas domésticas varia muito. Você nem sabe quanto a minha recebia, logo você não pode opinar. Mas lembro que minha sogra costumava comentar que achava que a "minha empregada" ganhava muito bem para o pouco serviço que tinha.
    E sim, me acho no direito. Direito legal, sintático e semântico. Acabei de dizer e digo de novo: minha empregada! Quer dizer, ex-empregada, hehehe. Infelizmente mudei e tivemos que nos separar.
    Ah sim, eu costumava chamá-la pelo nome. Lembro que no meu trabalho volta e meia eu contava alguma história e todo mundo sabia que ela se chamava Daniela. Ela certa vez ficou muito doente e ficou uns 5 meses de licença. Eu vivia dizendo "Que saudade da Daniela". Nem precisava explicar. Aliás, reli agora o meu post e vi que inclusive mencionei o nome dela.
    Enfim, tem muitas formas de se mostrar respeito. Eu gostava muito da Dani, me preocupava com ela, almoçávamos na mesma mesa, pedia por favor, falava obrigada... Em 3 anos de convivência, nunca teve um grito, nunca teve uma briga. Tudo isso importa muito mais que o nome de sua profissão.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. ainda bem que tá longe, gente com mentalidade como a sua já basta nesse país. O que muda na sua vida se a moça gentil quer chamar de empregada, secretária ou ajudante? Não é problema seu. Chama a coitada da sua como você quiser, mas não se meta na dos outros. Você se acha muito boazinha por sentar com ela pra comer ? Ora, ele é uma pessoa como outra qualquer. Não deve ser mandada pra comer em outro lugar e nem você se achar a melhor patroa por "deixá-la " se alimentar com a honra da sua presença. Cresça! Fora as palavrinhas de educação que temos a obrigação de usar com todas as pessoas. Você não merece mérito por isso não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica.
      Não entendi por que você está brava comigo. Eu a tratava bem, pagava bem, tratava com respeito e quando falava dela para meus amigos a chamava pelo nome. O que exatamente você acha que fiz de errado?
      Acho que você entendeu completamente errado o que eu quis dizer com esse post. O que é compreensível, afinal você não me conhece e está me julgando pela superfície, pelas poucas palavras desse post.
      Mas enfim, eu quis dizer que algumas pessoas se apegam demais a palavra "empregada" e que eu, quando a uso, não tenho por objetivo denegrir ninguém, porque pra mim essa é só uma profissão como outra qualquer, uai. Assim como também acho frescura chamar juiz de Excelentíssimo.
      Os exemplos que dei, de almoçar junto e usar educação foi pra mostrar que as atitudes do dia a dia é que são importantes.

      Excluir
  11. Respostas
    1. ??
      Estou curiosa pra saber uma coisa: você já trabalhou como empregada, ou já teve uma empegada?

      Excluir