quinta-feira, 7 de julho de 2011

Legumes novos

  Um dia desses me deparei no mercado com um legume que eu nunca tinha visto nem ouvido falar - fiddlehead. Fiquei curiosa e comprei. O moço do mercado me ensinou uma receita (basicamente fritar com alho, óleo e só), então a segui, mas o danado do fiddlehead não ficava mole e eu não sabia se era assim mesmo... Resolvi procurar na internet, onde descobri que tinha que cozinhar primeiro, pra depois fritar. Ainda tentei salvar, cozinhando e fritando outra vez, mas ficou um gosto meio suspeito... A cara dele é essa aqui:
  Diz a wikipedia que tem omega 3, omega 6, ferro, fibra, antioxidantes, mas se não cozinhar, tem algumas toxinas perigosas. Parece espinafre... Bom, o gosto era razoável, vagamente semelhante a aspargos, mas o Alessandro detestou. Como eles só ficam disponíveis uns 2 meses por ano, não sei se comprarei novamente...

  Outro legume novo pra mim é o celery. Mas esse tem no Brasil, com o nome de aipo. Eu até lembro desse nome, mas não sei onde os aipos se escondiam, pois não lembro de ter visto no mercado, nem varejão, nem restaurantes. Já aqui o aipo é até bem comum. O Alessandro gosta de colocar cru na salada. Eu achei que ficou horrível, mas como se estiver cozido no meio de outras tralhas. Normalmente vem junto com a comida tailandesa, que é sempre uma mistureira de legumes+carne, com arroz ou macarrão.

  Finalmente, temos o (a?) parsnip. Tentei colocar no google translator e ele me deu o nome "cherivia". Alguém já ouviu falar disso? Parece uma cenoura albina. Já tinha comido em Chicago e achei boazinha. A cara dela é essa aqui:

  Outra novidade que comi aqui é pimentão laranjado. Eu só conhecia amarelo, verde e vermelho. Vai ver cruzaram o vermelo e o amarelho, aí ficou laranja, hehehe. E é bem gostoso. Descobri que não gosto tanto assim do verde, prefiro os de cores quentes. 
  Também descobri aqui que existe uma variedade enoooorme de batatas. Acho que já vi uns 6 tipos diferentes. Aparentemente, pra fazer batata recheada você tem que usar uma variedade específica, senão... é, não sei o que acontece, hehehe. Parece que a consistência não fica do jeito que deveria.
  Já vi outros legumes que eu desconheço no mercado, mas ainda não me dispus a experimentar. Vamos com calma, vamos com calma.

  Pensar que até mais ou menos 2005 eu comia basicamente tomate, cenoura, batata, mandioca, alface, couve, rabanete e pepino. Fora coisinhas como milho, ervilha e azeitona. Aí, um belo dia, resolvi dar uma nova chance ao brócoli. Acho que tinha esbarrado em um talo num yakisoba que comi e percebi que não era assim tão horrível. Resolvi que ia tentar gostar do treco e... deu certo! Hoje adoro brócolis! Incrível!
  Depois desse sucesso, resolvi que ia dar uma nova chance à berinjela (gela?). Comecei quando eu estava planejando engravidar, lá por 2007. Achei que eu tinha que comer mais legumes, pra dar um bom exemplo pro meu filho. Não cheguei a comprar e cozinhar, mas se ela aparecia numa lazanha ou em algum prato por aí, eu comia. Com o tempo, me acostumei com ela.
  Ainda antes de engravidar, em 2007 mesmo, um dia serviram em algum voo um prato que continha aspargos. Eu achava que não gostava, mas na verdade não fazia a mínima ideia de que gosto tinha nem lembrava se algum dia tinha experimentado de verdade. Resolvi comer e... gostei de cara! Que mágico! Esse nem precisei me esforçar.
  A coisa tava indo tão bem, que lá por 2008 resolvi que o próximo legume que eu ia começar a gostar seria abobrinha, mas só depois que o meu "gostamento" por berinjela estivesse mais estabelecido. :-) Mas refeição vai, refeição vem, acabei percebendo que eu gostava mais de abobrinha que de berinjela. E mais, percebi que eu realmente gostava desse legume!! Sim, hoje como refogadinha com sal, azeite e acho uma delícia!
  Em 2009 engravidei e resolvi acelerar o negócio, que um legume por ano estava muito devagar. :-) Também já estava planejando as papinhas, fazendo pesquisas, lendo muito sobre nutrição e tal. E assim comecei a comer pimentão, cará, inhame, chuchu e mandioquinha. E a cozinhar com cheiro verde fresco. Antes eu não picotaria uma cebolinha por nada!

  É, nada como um filho pra fazer a gente comer direito, né? E olha que exemplo na minha infância não faltou. Meu pai come salada no almoço e na janta TODO SANTO DIA. Faz isso desde... que eu me lembre, desde sempre. Não importa o cardápio, ele sempre enfia pelo menos uma folha de alface no prato. Também lembro do meu pai e minha comendo rodelas de abobrinha à milanesa super sorridentes, se deliciando, lambendo os beiços. Poxa, pelo menos nesse legume minha mãe tinha razão quando dizia "Você não sabe o que está perdendo", hehehe. Não sabia mesmo. Agora sei e acho uma pena que eu não tenha comido todos esses anos, quando estava ali prontinho, na mesa. Agora eu mesma tenho que preparar, hehehe. Mãe, vem pra cá fazer abobrinha pra mim? :-)
  Aliás, aqui tem uma variedade de abobrinha que é maravilhosa!! É mais amarelinha por dentro e tem a casca de um verde bem escuro. Achei mais gostosa que a brasileira. Nham nham, deu até vontade. Aliás, esse papo tá me dando fome, hehehe.

  Bom, agora vamos ver se consigo incentivar para que o Nathan goste de legumes mais do que eu, quando era criança. Ou será que ele também vai ter que fazer 30anos e ter um filho pra comer direito? :-) Na época das papinhas, ele gostava muito de abobrinha e aspargos, eram os legumes preferidos. Ah, couve ele também sempre gostou e ainda gosta bastante. Mas o que ele gosta mesmo é de carne. Se deixar, ele praticamente só come isso. Hoje ele experimentou bife à parmigiana pela 1a. vez e adorou! Eu que fiz! E achei que ficou bom, mesmo, nham nham. Pena que já acabou.
  É, o papo tá bom, mas vou lá na cozinha que, como já disse, esse assunto me deu fome. Até mais!

9 comentários:

  1. Achei essa verdura ? verde bem estranha, e o formato dela idem.
    Ja a Taia disse que parece um verme !!
    Eu como nao conheco nao posso opinar, mas legumes sao sempre bons.
    Comi hoje um milho doce, e nao e que e doce mesmo?
    Mesmo assim gostei.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Camilla, fui indo que nem tu, aos poucos,mais por pensar no meu bebê mesmo...meu marido sempre comeu muito, aliás, churrasco na família dele tem 7 tipos de saladas e 2 tipos de carne (sem mentir)...ah, e não é salada de maionese! Incrivelmente, minha cunhada não vê um filme comendo pipoca, come brócolis, pasme! Cru!!!Fico impressionada com a alimentação deles...muito legal, pq nem é pq é saudável, é por um super costume do pai deles...ah, uma dica que descobri com eles, eles temperam salada com azeite, sal e deixam o azeite num alho amassadinho que fica outro gosto! Como muito mais salada depois de conviver com eles tb...mas por causa da Betina tb, claro, abobrinha, chuchu, mandioca,beterraba, cenoura, alface tudo isso já faz parte do meu dia a dia...maternidade faz milagre né!Só não sou dos verdes, nao gosto de folhas, só alface, e de preferencia americana. bjocas!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o Alessandro diz que o milho doce é muito doce. Eu acho uma delícia, mas na verdade encho de sal, hehehe. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Aline, eu também não gosto de muitos verdes, não. Não como rúcula nem escarola, por exemplo. Por outro lado, como espinafre e adoro couve!!! Mas também, quando eu criança comia feijoada toooodo sábado, acompanhada de couve, claro. :-)
    Aqui no Canadá descobri umas variedades diferentes de alface que também são muito bons, têm sabor suave e tal. Muito bons!
    Boa essa dica do azeite! Eu adoro azeite, adoro olho, os dois juntos só pode ficar bom. :) Na verdade eu já vi uns azeites assim em pizzaria, sempre pensei em fazer igual mas nunca coloquei o plano em prática. Tenho que colocar na minha to-do list.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nem comi mas já adoro esse fiddlehead! :) (lembrei do fiddler! Kkkk) eu sou suspeita porque gosto de tudo (menos jiló), o que pega é a preguiça de lavar. Super chato ficar lavando cada folhinha, depois deixar de molho no vinagre ou produto pra desinfetar salada! Então acabo não comendo tanto!
    Achei que essa cenoura albina tá com cara de mandioquinha. Será que não é uma variedade de mandioquinha não?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse fiddlehead é o único legume que conseguiu a façanha de me fazer ter nojo de olhar. E olha que eu sou uma firme defensora da política de que os legumes e as verduras são super gente boa! Gosto de todos, até de jiló (frito, cozido, ensopado, à milanesa, etc, etc) E não fique achando que é por causa da sua foto não... googlei outras e achei todas muy estranhas...
    Segundo o Sérgio, ele já comeu isso (ou já viu posto em alguma mesa de refeição) e aqui se chama broto de samambaia.
    Pra mim ficou explicado: os legumes e as verduras continuam sendo gente boa. Esse tal de fiddlehead é um intruso nessa categoria ;-)

    ResponderExcluir
  7. Broto de Samambaia com Costelinha de Porco


    1 colher (sobremesa) de corante
    1 colher de banha de porco
    400 gramas de broto de samambaia
    Tempero e cheiro verde a gosto
    1 quilo de costelinha de porco
    1 cebola
    1 tomate
    1 pimentão


    Lavar o broto de samambaia. Ferver o broto de samambaia pelo menos 2 vezes, por 3 minutos, para tirar o amargo, escorrendo e reservando. Temperar a costelinha. Fritar a costelinha e refogar na banha de porco ou óleo de soja junto com o tempero, o cheiro verde, a cebola, o tomate e o pimentão (cortados em pedacinhos). Cozinhar por 25 minutos. Juntar o broto de samambaia. Cobrir os ingredientes com água até a metade da panela, fervendo por mais 10 minutos. Servir com feijão batido, arroz, angu e uma boa cachaça de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani. Hmmm, ela é diferente da mandioquinha. Mas de repente é uma prima, sei lá. :-)

    ResponderExcluir
  9. Credo Alessandra, essa receita parece horrível, hehehe. Eca!!
    Aliás, fui ver as fotos de broto de samambaia no google e... uau, é parecido mesmo! Será que foi isso que eu comi?
    Ah, que preconceito contra o pobre brotinho. Planta é planta, uai. :-)

    ResponderExcluir