domingo, 17 de julho de 2011

Mais palavras, sem frases

  O Nathan continua falando muito e dizendo pouco. :-) Ele fala o tempo todo, conversa, mas ainda é mais em Nathanês do que em português ou inglês. Mas a velocidade com que ele aprende a falar não tem importância, o que importa é que ele continua aprendendo e desenvolvendo suas habilidades de comunicação. Algumas novidades no "vocabulário" dele:
- Mimil (milho)
- Apo (sapo)
- Popó (galinha pintadinha)
- bagá/gaguá (água. Só falta tirar o g da frente, mudar a sílaba tônica e pronto, hehehe)
- Dedê (cadê)
- achuuu (achou)
- peixe
- pipa ou pipo (pipoca)
- pipiu (é como faz o pintinho)
- píssia ou pissa (pizza)
- pissa (piscina)
- pigui (pinguim)
- oiá (olá)
- bata (batata)
- ugo (suco)
- mãe ou mommy

  Pois é, o Nathan continua não falando mamãe. Mas agora resolveu me chamar de mãe ou mommy. Já é um progresso, até pouco tempo atrás ele me chamava de pai, hehehe. :-) Mas para relembrar, fui caçar um vídeo que fiz em março, durante a curta temporada em que ele falava mamãe. O chato é que, aquele dia ele tava falando o tempo todo mas, justo na hora que resolvi filmar, o Alessandro resolveu atrapalhar, grrrrr. Mas pelo menos ainda saiu certinho UMA vez. Bom, aí vai o vídeo.


  Aí tava pensando em como as mães querem que os filhos façam tudo depressa. Engatinhem logo, andem logo, falem logo... Pra depois sentir saudade de quando ele era pequenininho, não tinha dente, não falava, hehehe. Volta e meia alguma mãe ou pai fala toda(o) feliz: "ele só tem xx meses e já faz tal coisa!!!". Hehehe, a gente fica orgulhoso, né? Sabe-se lá por quê. Normalmente isso não faz diferença nenhuma e não quer dizer que será um adulto mais inteligente. Mas os pais costumam achar o máximo quando o filho faz alguma coisa antes da maioria das crianças da mesma idade. Até eu.
  Eu na verdade não tenho muita pressa propriamente dita. Mas ainda assim gosto quando o Nathan atinge algum marco, principalmente por causa daquela paranoia de mãe. Sabe, aquela paranoia de querer saber se o filho é normal? Aliás, quando passa isso, hein? Quando ele tiver 7anos? 10? Enfim, por enquanto ainda sinto aquele "ufa" bobo de vez em quando. Ufa, ele engatinhou, nenhum problema motor por enquanto. Ufa, ele andou. Ufa, ele tem dentes, não vai ser banguela o resto da vida. Ufa, ele tá começando a falar. Ufa, ele faz contato olho-no-olho, não é autista. Pois é, ainda tô na fase dos ufas. Praticamente todos já se foram, mas ainda me pergunto por exemplo se ele enxerga todas as cores ou se é daltônico... :-)
  Bom, mas tirando essa parte, não tenho pressa nenhuma de que ele cresça. Adoro essa fase dele!! Ele me dá muitos beijos expontâneos, muitos abraços, é lindinho, fofinho, uma gracinha, simpático e faz muito sucesso. Esses dias uma mulher no elevador falou que ele era muito lindo. Aí ela ficou quieta, pensou mais um pouco e falou: "Ah, ele é tão perfeito!". Ok, concordo com você, dona. :-)

  Pra terminar, mais um video, do Nathan falando pipa (pipoca).

7 comentários:

  1. Que coincidência!! Acabo de postar algo relacionado à linguagem também! Heheheh e lá eu já concordei com você de como nós mães por um lado nos orgulhamos do avanço dos filhos, mas por outro lado sentimos a maior saudade das fases anteriores... Um paradoxo sem fim!

    Beijo!
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive pressa de minhas meninas alcançarem os marcos de cada idade... e as duas me vieram bem rapidinhas. Mas confesso que aaammmooo algumas coisinhas e não faço questão de apressá-las, como a fala errada da Glorinha, que até menos de dois meses atrás ainda confundia todo mundo quando perguntavam o nome dela e ela dizia "Gólia" ou "Golinha", o povo perguntava "Clara?", "Dora?"... eu e o Sérgio não falávamos errado para "acompanhar" (mesmo porque ela sempre ouviu muito bem, e ficava irritada quando imitávamos o "L"), mas curtimos muito o jeitinho "elado" dela falar e não corrigíamos, só fizemos isso quando a escola solicitou, por conta da alfabetização. Depois foi legal de acompanhar ela tentando se corrigir e colocar "R" em todas as sílabas possíveis. Enfim, a fase do Nathan e da minha Alice é realmente muito, muito gostosa. Aproveite muito e registre tudo o que puder, porque dá muitas saudades!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olha olha olha, como esse mundo é pequeno! :-)

    ResponderExcluir
  4. Só pude ver agora os videos.
    Que fofo o Nathan dizendo "pipa" e ele fala com toda a convicção!!! Fofíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Ai, nao consegui ver o primeiro vídeo, pq será? Não tem formato de vídeo, q estranho, e nem é um link...alguém viu??? Ai, eu curto muito esses marcos, estou sempre orgulhosa de como a Bê é falante, esperta pra idade...claro q eu sei q não quer dizer q será inteligente, mas não consigo não ficar orgulhosa!Coisa de mãe né! E tb rola essa coisa de ser normal...rs...agora o Neitãn (escutei tua pronúncia) está muito fofo...dá vontade de apertar...ele é lindo mesmo...tem uma carinha...a Betina fala popoquinha ..hehehe..tb não atingiu a perfeição....adorei ver um vídeo e escutar tua voz, q pra mim era uma incógnita! hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline. Não sei se alguém viu, ninguém comentou nada... Esse primeiro video, em vez de colocar no youtube, fiz upload direto pro blogspot, mesmo. Vou fazer outro post pra colocar de novo...
    Sabe que faz pouco tempo que vi um video no seu blog e escutei tua voz, também? Achei super estranho, pra mim sua voz seria totalmente diferente, hehehe. :-)

    ResponderExcluir
  7. A minha voz nas gravações fica horríiivel!!! Fica totalmente diferente! Odeio!

    ResponderExcluir