segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1a. consulta com a parteira

  Hoje tive a 1a. consulta com a parteira (midwife) que vai me acompanhar a gestação toda. Teoricamente eu iria ficar revezando consultas com a parteira suplente, mas por azar (ou não) ela está em licença maternidade, então só vou conhecê-la quando estiver já com uns 8 meses de gravidez. Então espero que no dia H, na hora P, a minha oficial possa me atender, já que gostei dela. Simpática, parece boazinha e legal.
  Na consulta de hoje ela voltou a me explicar o que uma parteira faz ou deixa de fazer. Na verdade, é tudo bem oficial. Me deram um envelope cheio de panfletos e um dos papeis listava um monte de situações diferentes, dizendo em quais casos o protocolo requer que você a) Se consulte com um médico ou b) Seja transferida e continue seu pré-natal com um médico. Mas ela disse que mesmo nesses casos não é  "Foi um prazer, tchau". Elas continuam dando assistência paralela e dão assistência ao bebê nas primeiras 6 semanas, fazem visitas em casa, etc. Bom, mas eu sou bem saudável e provavelmente não vou precisar de médico.
  Uma coisa que eu adorei é que, muitas das coisas que no Brasil a gente agrupa sob o rótulo de "parto humanizado", aqui são procedimentos padrão. Tanto que nem achei uma tradução para o termo. Tá certo que com médicos a coisa não é tão garantida, pelo que me falaram. Mas com parteiras, a impressão que tenho é que tudo acontece como eu sempre sonhei:

1 - Não é procedimento oficial aspirar o bebê após o nascimento. Só se faz isso se precisar.
  Pra quem nunca pensou no assunto: pô, machuca, né? Imagina um enfermeira toda apressada passando um tubo pelo nariz, boca, garganta de um recém-nascido? Fora a sensação de: "Meu Deus, o que aconteceu comigo? Fui abduzido por alienígenas!".


2 - Não é obrigatório pingar nitrato de prata nos olhos.
  Esse "colírio" serve pra prevenir algumas infecções, principalmente se a mãe estiver com clamídia ou gonorreia. Por outro lado, o próprio nitrato de prata arde e, em muitas casos, gera uma conjuntivite no bebê. Melhor fazer os exames dessas doenças e dispensar o tal colírio, certo?



3 - O corte do cordão umbilical não é feito correndo
  O bebê, até nascer, "respira" pelo cordão. Teoriza-se que cortar o cordão correndo dá uma sensação semelhante a sufocamento. Então o ideal é esperar o cordão parar de pulsar e, enquanto isso, o bebê vai começando a usar seus pulmõezinhos aos poucos.


4 - O bebê nasce e vai direto pro colo da mãe.
  Dispensa explicações, né? :-)


  Tem muito mais coisas que eu ainda quero perguntar sobre parto e cuidados com o recém-nascido, mas a consulta já durou exatos 60 minutos, então vou deixar pra ir perguntando aos poucos.
  Fora isso, ela me falou novamente que tenho a opção de parto em casa, mas posso decidir isso a qualquer momento. Tá certo que eu moro a umas 3 quadras do hospital, mas... anestesia é tão legal, né? :-) E se for pro hospital, se quiser também posso ir pra casa no mesmo dia, umas 3 ou 4 horas depois do parto. Hmmm, mas vamos deixar esse assunto pra depois.
  Aliás, outra coisa que a parteira falou é que ela orienta, dá conselhos, sugere, mas... as decisões finais são todas minhas. Ótimo, é isso mesmo que eu queria.

  Ah, sim, ela também falou pra não comer carne mal passada e sushi (snif). Por outro lado, disse que posso pintar o cabelo. Aparentemente, por aqui ninguém nunca ouviu falar dessa história de não poder pintar cabelo na gravidez. Todas as recomendações aqui são baseadas em evidências científicas e ninguém te recomenda fazer algo "Só pra garantir". Mas lógico, no final você decide.

  Fora isso, só acrescento que o consultório é um lugar super aconchegante, parece um quarto. :-) Todo decorado, a parede não é branca, tem um tapete no chão e uma escrivaninha com três cadeiras. Não tem uma maca, tem uma cama! Com uma colcha bonitinha, travesseiro e tal. E uma caixa de brinquedos no cantinho, caso você leve um filho junto nas consultas. Na "casa" também tem uma biblioteca com vários livros sobre gestação, maternidade, amamentação, alimentação saudável, que podem ser emprestados. E uns caixotinhos onde me disseram que sempre tem amostras grátis, ebaaa! Já peguei uma, de creme para assaduras. Tinha uma amostra de fraldas, mas acabei esquecendo de levar. Gente, que fraldinha pequeniniiiiiinha. Tô acostumada com as do Nathan, me espantei com o tamanho. Parecia de boneca. :-)
  Enfim, acho que tô meio deslumbrada, hehehe. Eu tinha um pouco de receio de ter filho aqui, sem plano de saúde!! Achava que depender da saúde pública significaria não poder decidir nada. Felizmente não é bem assim. Agora é esperar e ver se tudo continua tão cor de rosa.

  Ah, mas não se enganem pelo "cor de rosa", eu continuo me sentindo péssima. Meu estômago doi o dia inteirinho. Meu corpo tá ocupado fazendo bebê e se esqueceu de que tem que digerir comidas também. Ou eu tenho enjoo, ou azia, ou indigestão ou tudo isso junto. Às vezes me acordo me sentindo quaaaase bem. Diferente das outras grávidas, posso acordar e ficar 1 ou 2 horas sem comer que não me dá enjoo. Mas é colocar o primeiro alimento na boca que tudo começa. Mesmo que seja apenas uma inofensiva banana. Snif snif.
  Bom, mas amanhã completo 10 semanas. Talvez o fim do sofrimento esteja próximo. :-)

6 comentários:

  1. E como foi o exame propriamente dito? Foi só conversa ou teve um exame semelhante ao do ginecologista?

    ResponderExcluir
  2. Fico mais tranquila em saber que está tudo bem, e também é bom a gente sentir que está meio que no comando das coisas e não sendo levada pela corrente sem emitir suas próprias opiniões.
    Quanto aos enjoos, só posso dizer que é normal, e torcer para que parem logo.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Não, não teve exame. Quando você estava grávida, já te examinavam, cedo assim? Aqui foi só conversa, mesmo. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi mãe. Como é típico de 2a. gravidez, estou bem mais tranquila. Mas... lógico que fico sempre aguardando ansiosa o próximo ultrassom, né? :) Meu próximo é daqui 2 semanas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Tá diferente essa gravidez? Mais enjoo? Não lembro da tua primeira....agora gostei da parteira, bem humana né...se eu tiver outro filho vou pensar nesses pontos...hehehe...bjo!

    ResponderExcluir
  6. Aline, tá bem mais difícil, sim. Na primeira eu tive um pouco de azia no começo, mas praticamente só isso. Já nessa gravidez tenho muuuuuuuito enjoo e muita indigestão. Meu estômago doi o tempo todo, snif. :(

    ResponderExcluir