segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gestação conserta tudo - até infertilidade

  Já ouviram falar que gestação faz as mulheres ficarem mais inteligentes? E terem memória melhor (não logo que o bebê nasce, obviamente)? Pois é, tem uns estudos que mostram isso. Também serve pra regular hormônios, pode fazer as mulheres viverem mais, ter menos doenças, menos chance de alguns cânceres se amamentarem... Enfim, sei lá, mágicas da maternidade. :-)
  Entre outras coisas, conserta até fertilidade. Volta e meia tinha alguém me perguntando se/quando eu ia ter outro filho. Para alguns resposta qualquer e para os mais íntimos a verdade: "Olha, até quero mais um. Mas foi tão difícil engravidar do Nathan, não sei se vou conseguir". E pra isso praticamente todo mundo responde a mesma coisa: "Ah, mas minha cunhada/vizinha/sobrinha/amiga/secretária também fez tratamento pra ter o primeiro, depois teve mais um/dois/três/gêmeos naturalmente!".
  Eu já tinha pesquisado sobre isso. Realmente tem alguma mágica na gestação que conserta o corpo feminino. E não, não é só aquela velha lenda de que a mulher relaxou e por isso engravidou. Não senhor. Os hormônios mudam.
  Eu percebi mudanças logo que minha menstruação voltou, poucos meses atrás. Como o Nathan continuou mamando bastante, ela demorou pra voltar, o que só aconteceu quando ele tava com 19 meses, finzinho de junho. E meus ciclos já estavam diferentes.

  Talvez eu deva fazer um parênteses aqui pra explicar como eu sei que tava diferente. E que diferenças são essas. Nem todo mundo vai entender como eu me sentia e como podia ficar tão obcecada com tantos detalhes. Só quem teve dificuldade pra engravidar entende completamente a angústia, a ansiedade, a paranoia... Bom, pra ficar mais ilustrativo vou contar brevemente a historinha pra eu conseguir engravidar do Nathan.

ENGRAVIDANDO DO NATHAN
==========================
  Comecei a tentar engravidar como todo mundo, eu acho. Parei a pílula, prestava atenção pra saber quando era o período fértil e só. Nos primeiros 6 meses tava tranquila, achando que ia dar tudo certo, ia engravidar rapidinho, etc. Aí minha ginecologista pediu exames hormonais e pareciam todos ok.

1. Dicas para engravidar
-----------------------------
 Tentativas continuam, mas aí comecei a fazer pesquisas e coletar dicas, das mais variadas e esquisitas:
- Após a relação:
   1. Não urinar
   2. Não tomar banho
   3. Não levantar
   4. Colocar um travesseiro embaixo do bumbum
   5. Ficar deitada com as pernas pra cima, apoiadas na parede
- Fazer relação dia sim, dia não no período fértil
- Fazer relação todos os dias no período fértil
- Tomar sei lá quais chás
- O homem não pode tomar banho quente antes da relação
- Não consumir álcool
- Não tomar café
- Tomar ácido fólico

2. Dicas para achar o dia da ovulação
---------------------------------------------
  Também tinha dicas para saber quando a mulher estava no período fértil e quando era a ovulação. Pra quem tem dinheiro sobrando é fácil, é só comprar um testezinho parecido com teste de gravidez. É só fazer xixi no pauzinho e pronto, o teste te diz se tá no dia certo.
  Outro método era o da temperatura. Todo dia ao acordar, antes de levantar da cama, você pega um termômetro, põe na boca e mede. Aí você anota todos os dias e faz um gráfico. A temperatura basal sempre sobe um pouquinho após a ovulação. Então você vai medindo todo dia e, hora que subiu, tá liberada, pode parar de tentar até o mês que vem. :D Com o passar dos meses, se o seu ciclo for regular você descobre quando é o seu dia de ovulação. O gráfico fica mais ou menos assim:


  Outra coisa que você podia observar é o seu muco cervical. Eu nunca tinha reparado nisso antes, mas aquele pequeno corrimento feminino muda ao longo do ciclo. Depois que você menstrua ele é mais cremoso, aí vai ficando aguado e, no período fértil, fica grudento e gosmento igual clara de ovo, eca! Sinal de que um dos seus hormônios está se elevando pra que ocorra a liberação do óvulo. Esqueci o nome do hormônio... E, logo após a ovulação, o muco seca ou volta a ficar cremoso.
 
3. Mais exames
  Bom, com dicas ou sem dicas, a gravidez não vinha. Um ano se passou e fiz um exame horrível chamado histerossalpinografia. Nesse exame, jogam um líquido pelas suas trompas para ver se o caminho está livre e vão tirando alguns raio-x durante o processo.
  Minha ginecologista olhou e disse que o exame tava normal, que o líquido passou direitinho e chegou nos ovários. Também repeti exames hormonais e tudo parecia ok. O Alessandro também fez exames e estava tudo perfeito com ele.

4. Especialista em reprodução
  Os meses foram passando e decidimos consultar um especialista em reprodução. Levei todos os exames que já tinha feito até o momento. Após analisar tudo e eu contar toda minha história, ele me disse o seguinte: "Olha, sua histerossalpingografia mostra que suas trompas são meio enroladinhas. Isso por si só não significa que você vai ter dificuldade pra engravidar. Mas no seu caso todo o resto parece ok, então só pode ser isso". E para tentar resolver, eu podia ou fazer uma cirurgia ou fazer Fertilização in Vitro.

5. FIVs
  Decidimos pela FIV, porque parecia mais rápido. Eu tinha um pouco de pressa, porque queria ter um filho ainda no Brasil, antes de mudar pro Canadá.
  1a. tentativa - não deu certo. Só conseguimos um embrião e ele não vingou. Pra piorar, o médico ainda descobriu um endometrioma (endometriose em um dos ovários). Ou seja, pode ser que eu tivesse uma endometriose não diagnosticada e isso também estivesse me atrapalhando.
  2a. tentativa - aumentou-se a dose dos remédios. Também não deu certo.
  3a. tentativa - nem lembro dos detalhes, só sei que não deu certo.
  Nessa altura meu próprio médico já estava desesperançoso. Me falou pra começar a pensar em doação de óvulos. Não dá nem pra começar a tentar explicar o que eu senti quando ele me falou isso. Ele parecia estar jogando a toalha. Não tinha mais o que fazer pra me ajudar. Acabou. Eu não ia conseguir. Os sonhos de uma vida toda, desde que eu era criancinha e brincava com bonecas, tudo acabado. Minha barriga nunca iria crescer, eu nunca iria sentir um bebê mexer lá dentro.

6. Nova médica, novos exames, novo diagnóstico
  Mas enfim, fui em São Paulo em outra especialista em reprodução. Ela me pediu uns exames mais high-tech. Um deles nem era feito no Brasil, meu sangue foi passar lá nos Estados Unidos. Quando o resultado chegou, um novo diagnóstico: baixa reserva ovariana. Vocês sabem que toda mulher já nasce com seu estoque de óvulos, né? E ao longo da vida, vai gastando a cada ciclo. Pois é, pelos exames a minha quantidade de óvulos já estava baixa, mesmo eu sendo nova. E quando a oferta é pequena, fica mais difícil pro corpo conseguir achar um que preste.
  Resumindo: não era impossível eu engravidar naturalmente, só muito difícil e talvez não acontecesse nunca. Como se eu tivesse mais de 40 anos, sei lá.

7. FIV final
  Levando em consideração tudo, resolvemos tentar de novo, mas seria a última vez. Até porque o dinheiro tava acabando. Com o novo diagnóstico, veio um novo protocolo, novos remédios, tudo diferente. Nisso também aprendi que a espessura do endométrio (que é a camada interna do útero) também influencia na facilidade de implantação do embrião. Essa foi a única FIV que chegamos ao passo de implantar embriões no meu útero. Tudo tinha que estar perfeitinho.
  E felizmente, tudo estava, porque enfim, após 2 anos de tentativas, engravidei e assim nasceu o Nathan, êêêêê. :-)


SINAIS DE FERTILIDADE APÓS A GESTAÇÃO
================================
1. A primeira diferença foi no meu fluxo. A minha menstruação sempre durou poucos dias e o fluxo era fraquinho. Agora ela começou a durar mais dias e era mais forte. Concluí que isso era um sinal que agora o meu endométrio estava ficando mais espesso e, como já comentei, isso ajuda o embrião a se implantar no útero.
2. Logo de cara parecia que o meu ciclo já tava se regularizando por volta dos 30dias. Ele sempre foi tão doidão, achei até estranho.
3. Lembram do tal muco clara de ovo? Pois é, antes eu procurava pelo dito cujo com todas as minhas forças. Chegava até a... er... procurar lá dentro. Ei, não vale me julgar, mulher desesperada querendo ser mãe faz dessas coisas, hehehe. Bom, mesmo procurando, procurando, era difícil achar. Nem todo mês eu tinha e, quando tinha, normalmente era beeeeem pouquinho, não daria nem um décimo de uma clara de ovo de codorna. :P
  Pois é, mas isso era antes. Depois do Nathan, tinha clara o suficiente pra fazer formas e mais formas de suspiro! E nem precisava mais procurar. Quando eu me limpava após ir ao banheiro já dava pra sentir ao passar o papel higiênico.
  Achei interessante as mudanças e fiquei pensando que, quando eu fosse tentar engravidar de novo, talvez até fosse mais fácil e quem sabe, talvez, eu pudesse até engravidar naturalmente? Bom, melhor não sonhar muito...

A PROVA FINAL DE QUE GRAVIDEZ CONSERTA TUDO
============================================
  Até que, em uma bela 5a.feira de outubro, meu estômago ficou meio esquisito depois de tomar café. Eu sempre tomava uma xicarazinha por dia, após o almoço, logo depois de colocar o Nathan pra dormir. Era minha hora de descansar, ler emails, escrever no blog e... tomar cafezinho!
  No dia seguinte, uma 6a.feira, estômago ruim de novo. Comecei a achar que estava tomando café demais. Aí à noite, meu estômago ruim de novo, eu com frio, com tremedeira, sei lá, tava tudo estranho.
  Sábado de manhã saí pra comprar umas coisinhas que o Nathan ia precisar pra escolinha. Cheguei na loja me arrastando, passando mal, mal, mal. Ah, comentei antes que meu ciclo tava regulado, né? Pois é, esse mês tava atrasado. Mas imagina, né? Nem adianta achar que podia ser gravidez. Afinal, gestação pode até consertar a parte hormonal, mas não vai fazer brotar mais óvulos nos meus ovários. Concluí que, como o Nathan resolveu dar uma reforçada nas mamadas (carência por causa da escolinha, eu acho), isso devia ter bagunçado meus hormônios de novo.
  Mas enfim, nesse sábado eu já estava me sentindo esquisita demais há tempo demais. Então resolvi fazer um testezinho, assim, só pra não ficar com minhocas na cabeça.

    Bom, eu aprendi na minha época de tentativas que uma linha fraquinha é sempre uma linha. O máximo que significa é que a gravidez tá no comecinho, não importa o quão fraca seja a linha. Bom, deixa eu analisar então.
  Um, só tem uma linha vertical. Ok, nada de gravidez então. Epa, mas peraí. A legenda diz que não gravidez é uma linha horizontal, não vertical. Epa epa, tem um trequinho na horizontal ali. Aquilo é uma linha? Não é só... tipo... a marcação onde a linha aparece ou deixa de aparecer? Aiai, por que fui fazer o teste durante o dia, em vez de esperar a 1a. urinha da manhã?
  Bolinhas, não aguento até amanhã. Vou comprar outro.


  E aí está, queridos leitores, a prova de que gravidez conserta tudo. Concepção há mais de 3 semanas. Pelos meus cálculos, estou completando hoje 7 semanas. E toda essa lenga lenga foi só pra falar que estou grávida. :-) Mas eu não podia ser tão breve assim. Tinha que explicar melhor, pra vocês saberem o quanto isso é, no meu caso, especial, inesperado e improvável.
  Tenho muito mais pra falar. Bom, isso não é lá uma novidade. Cada post que escrevo é maior que o outro... Mas agora tô com muito sono, passando muito mal, super enjoada. Mas eu volto. Até breve!

12 comentários:

  1. Viva!!!!!!!!!! Estava só esperando você contar por aqui também :-) Tinha certeza que seria emocionante. E foi.
    Estou muito, muito, muito feliz por vocês! E que venha mais meu novo sobrinho ou sobrinha :-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. E como foi emocionante Taia, até o teclado do computador se emocionou e ficou todo molhado.
    Eu também estava esperando a Lica postar aqui para fazer algum comentário.
    Parabéns Liquinha, vc merece.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!
    Grávida no Canadá!
    Parabéns Cá!!
    Aproveitou que eu não fui te ver aquele dia e mandou ver com o maridones, né?!
    eeeeeeeeeeee
    Muito feliz por ti, viu?!
    Bjnhos mega feliz
    eeeeeeeeeeeeee
    eeeeeeee
    eeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  4. Ai....não acredito!!! Que delícia amiga!!!Que emoção novamente! Nossa, curou mesmo! Não li todo o post, depois vou ler com calma, fiquei nervosa e fui pro final! Guria! Deus é maravilhoso né! Que venha uma menina agora pra ser diferente! E o Alessandro, como tá? Conta mais!!!! Adorei a novidade, dá até uma vontade de passar por isso de novo! Bjos mil!

    ResponderExcluir
  5. Ha que maravilha,a sua vontade Deus ouviu.....agora pela segunda vez, talvez vc me ache um pouco tonta naquilo que vou escrever....mas.....nem precisei ler tudo...isso é o poder de Deus.Antes todo o tratamento, agora sem o tratamento que fiel é o Senhor....
    Um grande beijo felicidades e parabens.

    ResponderExcluir
  6. Ah Aline, não vale trapacear, rsrsrs. Tem que ler tudo. :-)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu li tudo ;-) e me emocionei também. Em parte por lembrar como é legal engravidarais fácil do segundo filho. Aliás quase tudo é mais fácil. Boa sorte com os enjoos (espiei no fb). Se serve de consolo, dizem que quanto mais enjoos mais indícios de que a gravidez está bem estabelecida.

    ResponderExcluir
  8. Camilla,
    Parabéns!!
    Que presentão!!
    Desejo tudo de bom!
    Muito feliz por vc!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Oi Camilla. Tenho acompanhado seu blog. PARABÉNS! Que notícia ótima. Eu estou de 35 semanas na expectativa da chegada da minha Nicole. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Alessandra, também já ouvi dizer que enjoos são sinais de gravidez bem estabelecida. É meu único consolo, na verdade. :-P

    ResponderExcluir
  11. Oi Monika! E eu tô acompanhando sua gravidez pelo facebook, rsrsrs. Até votei na sua frase. :-) Beijo!

    ResponderExcluir