terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bebê 2 - 1a. consulta e 1o. ultrassom

  Semana passada tive minha 1a. consulta de pré-natal. Desde já aviso que consultas sem ultrassom não têm a menor graça. A médica mais fez perguntas do que outra coisa. Perguntou a data da última menstruação, perguntou várias coisas sobre a gravidez e parto do Nathan, mediu minha pressão (baixíssima, 8x5), me pesou e perguntou se eu tinha alguma dúvida.
  Também pediu vários exames de sangue de rotina (hiv, hepatite, glicose, tireóide, etc). A médica também não acreditou muito na data que eu passei pra ela como sendo a de concepção, porque estava muito longe da data da última menstruação. Oras, como ela acha que acidentes acontecem? :-) Mas nem insisti muito na minha convicção, porque aí ela me pediu um ultrassom pra ajudar a determinar a idade gestacional. Eba!! Normalmente o 1o. ultrassom aqui é só com 12 semanas, aquele da translucência nucal.
  Ela não me falou pra deixar de fazer nem comer nada. Quando perguntei sobre isso, ela me falou das coisas que eu já sabia que devia evitar - carne mal passada, sushi (buáááá), embutidos, café, etc. Me receitou um remédio pra enjoo, específico pra grávidas e também me deu dicas já conhecidas - comer frequentemente, comer uma bolachinha antes de levantar da cama, chá de gengibre, etc.
  Aí finalmente ela me falou das opções de acompanhamento pré-natal e parto:
Opção 1 - Continuar o pré-natal com a médica de família. Mas, como ela não faz parto, no último trimeste eu seria encaminhada para um obstetra, pra finalizar o pré-natal com ele. O motivo eu não sei, já que na hora P quem faz o parto é o obstetra de plantão, não necessariamente aquele obstetra que te acompanhou no finzinho da gestação. Conta final - 1 (médico família) + 1 (obstetra) + 1 (plantonista) = 3 cuidadores diferentes.
Opção 2 - Achar um médico de família que faz partos. Aí teoricamente você faz tanto o pré-natal quanto o parto com o mesmo médico. Mas pelo que a minha própria médica me explicou, mesmo nesses casos são poucos os médicos que garantem que vão estar lá na hora do seu parto. No fim, o parto também acaba sendo com o plantonista. Conta final - 1 (médico família) +1 (plantonista) = 2 cuidadores.
Opção 3 - Parteira. E aqui devo fazer um parênteses pra explicar que as parteiras canadenses são mais qualificadas do que o nome sugere. Elas fazem curso superior de 4 anos em universidade, mais 1 ano de "residência". Não só fazem partos, como também fazem o pré-natal, têm autorização para pedir exames de sangue, analisar os resultados, pedem ultrassom, prescrevem medicação, pedem anestesia... Enfim, praticamente tudo o que um médico faz. Acho que só não fazem cesárea.
  Já estão percebendo pra onde esta conversa está caminhando, né? Com a parteira, você faz todo o pré-natal com ela e mais uma suplente. E no seu parto, ela garante que estara lá. A não ser que coincidam dois partos ao mesmo tempo, caso em que você vai com a suplente. Tudo isso coberto pelo sistema público de saúde. E você também pode escolher parto no hospital ou parto em casa. Tudo bonitinho, regulado e previsto pelo sistema de saúde.
  Ah sim, no caso de parteira ela também acompanha o bebê nas primeiras 6 semanas de vida, dando assistência a amamentação, dicas iniciais sobre cuidados, etc.

  Depois de me contar sobre essas 3 opções, minha médica fala: "Ah, mas infelizmente acho que você não vai mais conseguir uma parteira. Elas são muito concorridas. Se você não liga logo no comecinho da gravidez, dificilmente consegue uma vaga". O que ela não sabia é que eu sou muito esperta, háá!! Logo que fiz o teste de gravidez, corri pra internet e fui procurar opções de parto. No mesmo dia descobri sobre esse lance de parteiras e, por via das dúvidas, já liguei na 2a.feira seguinte e fiz minha inscrição. E consegui uma vaga! Semana que vem é minha primeira consulta com a parteira. Espero que ela seja legal. De qualquer forma, sempre tenho como voltar para a opção 1 ou 2.

PRIMEIRO ULTRASSOM
======================
  Aí, hoje, fiz meu primeiro ultrassom. De acordo com meus cálculos, hoje eu completo 9 semanas. E o ultrassom deu... 9semanas e 1 dia. :-) Ahá, acho que acertei, hein? O bebê mede 2,5cm e consegui ver uma cabecinha, um toquinho de braço e um toquinho de perna. Também vi o coração batendo, a 173bpm. E o bebê estava agitadinho, se mexendo. É, acho que agora dá pra acreditar que é de verdade. É incrível, mas tem um bebê aqui. Crescendo, parasitando e se mexendo.
  Quase fugindo do assunto, vocês tomam mesmo 4 copos de água 1 hora antes de um ultrassom? Esse era o procedimento que eles queriam que eu fizesse. Hahaha, tá bom. O ultrassom era 08:30. Eles queriam que eu tomasse 4 copos de água até 07:30 e não fosse no banheiro até a hora do ultrassom. Ignorei total, né? Me conheço! Levantei 07:00, banheiro, tomei café da manhã normalmente e tal. 08:00, antes de sair de casa, fui no banheiro de novo e só então tomei 1copo. Às 08:15, no caminho, tomei outro (levei uma garrafinha). Às 08:35, quando começou o ultrassom, estava me perguntando se tinha sido o suficiente, quando a moça comenta: "Ah, sua bexiga está bem cheia!" Será que a capacidade da minha bexiga é de 300ml? E é por isso que vou tanto ao banheiro? Enfim, na hora do ultrassom, quando ela começou a apertar aquela maquininha, argh, já deu vontade de ir de novo!

  Bom, é isso. Infelizmente aqui o relatório vai direto pro consultório da minha médica, então não tenho nem uma fotinha pra postar, snif snif. Só agora pensei que devia ter pedido pra moça pra tirar uma foto da tela com o celular. Mas também não sei se ela ia deixar... De qualquer forma, acho que vou ter que ir lá pedir uma cópia pra levar pra parteira. Aí finalmente vou ter um registro. O bebê 2 merece, né? Afinal, do Nathan tenho tantos ultrassons e fotos!
  O melhor de tudo é que agora está confirmado. Eu não estou louca e não é gravidez psicológica. :-) Portanto preparem-se e comprem as passagens que o bebê 2 vem aí!

4 comentários:

  1. Parabéns Camilla!!!! Que notícia ótima!!!!!!!!

    Eu e Sofia já estamos na torcida pra esse bebê 2 vir tão lindo quando o Nathan.

    Bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha, eu tb escolheria uma parteira! óbvio...e era óbvio q tu iria acertar tudo...te conhecendo como eu conheço! Capaz da médica errar...hahahaha bjos! PS: logo comento os outros posts...:)

    ResponderExcluir
  3. Aline, eu tinha todas as datas lá no fertilityfriend, hehehe. Desde que a monstra voltou, comecei a anotar tudinho lá. Aí ficou fácil. :)

    ResponderExcluir