quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Escolinha - Dia3

3a.feira foi o terceiro dia do Nathan na escolinha. Dessa vez fomos mais cedo e chegamos acho que 08:40 ou 08:45. No começo tudo bem de novo. Ele entrou, viu os peixes e as tartarugas, foi andando pelos corredores, até chegarmos na salinha dele. Chegando na porta da sala dele, ele deu uma travada. A professora o chamou pra entrar, toda animada, mas ele só grudou na minha perna e não parecia muito a fim de entrar, não.
  Peguei no colo e levei até a mesinha, porque estava na hora do café. Bom, tava na hora pra ele, porque as outras crianças já tinham comido. Ele sentou na cadeirinha, ficou lá numa boa, segurou a sua tigelinha de cereal, mas praticamente não comeu. Mas segurava firme quando alguma criança se aproximava, como quem diz "Eu não quero, mas é meu!". :-)
  Nisso eu sentei num cantinho e fiquei lá, tentando interferir o menos possível. Era pra ele ver que eu estava ali, mas que na escolinha eu não ia brincar com ele. Se ele me pedia alguma coisa, eu falava pra ele pedir pra professora. Bom, não ficamos muito tempo ali, porque às 09:00 as crianças foram pro Drama Studio. Fui junto.
  O que acontece no Drama Studio depende um pouco da idade das crianças, claro. Mas acho que a ideia é brincar de faz conta e de coisas da vida real. Acho que os mais velhos brincam de fantoches, teatrinho, sei lá. A ideia é bonita, mas pelo menos nesse dia basicamente as crianças brincaram de casinha. :-) Era uma salinha com fogão, geladeira, panelinhas, comidinhas, carrinho de compras, etc. O Nathan gostou bastante dessa salinha, ele adora brincar com comidinhas! Ele me serviu algumas comidas no pratinho. Falei pra ele servir pra professora e ele foi lá levar pra ela. Eu estava sempre tentando que ele interagisse com ela o máximo possível.
  09:30 voltaram pra salinha oficial dos toddlers. A professora tentou convencer o Nathan a dar a mão pra outra criança ou pra ela, mas nada feito. Chegando lá voltei pro meu cantinho e o Nathan continuou brincando.
  10:00 é hora de brincar lá fora. Um pouquinho antes, como sempre, começa a preparação. Calça por cima da calça, casaco, gorro, luva. Deixei a professora vesti-lo. Ele não gostou muito não, ficava reclamando e gritando "Mamãe!". Mas quando tava pronto, foi atrás das outras crianças até lá fora. Chegando no pátio já achou uma bolinha e ficou brincando numa boa. Lá pelas 10:30 tava tudo bem, a professora chata já tinha me perguntando duas vezes se eu não ia embora, então resolvi deixá-lo um pouquinho. Falei tchau pro Nathan, disse que ia sair um pouquinho mas voltava depois. Ele não gostou e começou a chorar. Foi pro colo da professora, que tentou distraí-lo com um brinquedo, mas enquanto eu andava até a porta ele só chorava e gritava "Mamãe! Mamãe!". Snif... :-(
  Fiquei explorando as redondezas, vendo as lojas que tinha naquela praça. Academia, restaurante, spa, empório... Acho que fiquei uma hora dentro do empório, olhando, olhando. Até achei algumas coisas interessantes, mas tava passando mal, nada me dava muita vontade. Voltei pra escolinha e fiquei na recepção lendo revista. Eram mais ou menos 11:50. A recepcionista foi até a salinha dos toddlers e voltou pra me dizer que ele estava almoçando. Esperei mais uns 10 minutos e fui até a sala.
  Fiquei do lado de fora, espiando pelo vidro. Ele tava comendo alguma coisa gosmenta, parecia alguma sobremesa. As outras crianças já tinham acabado. Ela tava comendo sozinho, bonitinho, então resolvi esperar, pra não atrapalhar. E, claro, pra observar. Ele continuou comendo, tava tudo bem, eu enjoei de esperar e entrei. Quando ele me viu não ficou desesperado como na última vez. Só me entregou a colher, pra eu acabar de dar o iogurte pra ele. Mas não pediu pra vir no meu colo, não chorou, não levantou, nada. Parecia que tava tudo bem, mesmo.
  A professora disse que ele chorou um pouquinho quando eu saí, mas logo parou. Depois disso, disse que ele chorou nas transições. Tipo, hora de sair do pátio e entrar. Hora de parar de brincar e ir pra rodinha de história. Hora de parar de brincar e sentar na mesa pra esperar o almoço... Essas coisas. Normal. Criança de 2 anos quer escolher o que fazer, não receber ordens. E, lógico, eles odeiam esperar. Ainda mais se não sabem o que estão esperando. :-)
  Bom, não pareceu tão ruim. O pior mesmo é o choro esganiçado a hora que estou indo embora, ele me olhando com aquela cara de: "Não me abandona aqui!!! Por favor!! Por que você está fazendo isso comigo?". Pelo menos essa é a minha interpretação da carinha dele...
  Mas enfim, quando o busquei tava tudo bem, peguei no colo, ele deu tchau pra professora, fizeram um Hi-5 e fomos. Esse dia ele acordou cedo, antes das 07:00, então achei que ele ia dormir no carro. Mas não, chegou acordadão às 12:30. Fui comer e ele também re-almoçou. O coloquei pra domir quase 13:30 e... cadê o sono? Não adormecia de jeito nenhum. Rolava, rolava, rolava, rolava, pediu pra mamar, rolou mais um pouco e mais um pouco, até que finalmente dormiu.
  Aí à noite, quando o Alessandro foi colocá-lo pra dormir... quem disse que dormia? Parece que demorou um tempão pra adormecer. Ou pelo menos foi o que pareceu. Porque eu tava lá tomando meu banho, como sempre faço quando eles vão dormir, quando de repente um menininho de pijama vem bater na porta. :-) Ou não queria dormir sozinho, ou (mais provável) queria dormir comigo. O Alessandro ficou com ele de novo, mas eu me troquei, sequei o cabelo, escovei os dentes e ele ainda tava lá acordadão. Já eram umas 22:00. Deitei com ele e dormiu rapidinho. Fiquei com ele lá a noite toda.
  Na 4a. à noite, novamente não adormecia de jeito nenhum. O Alessandro disse que o Nathan ficava dando a chupeta pra ele. Como sempre que ele levanta tem que dar a chupeta, acho que raciocionou que entregar a chupeta significa levantar da cama. :-) Tudo bem, a afirmação do consequente é um erro comum, quando ele crescer eu ensino pra ele lógica booleana e tautologia, hehehe.
  Enfim, ficaram um tempo lá, até que o Alessandro desistiu e me chamou. Deitei junto e rapidinho o Nathan dormiu (e eu também). Às 02:00 levantei com sede, tomei água e fui pra minha própria cama. Ah, se eu soubesse o problema que isso ia causar. Às 03:00 o Nathan acordou chorando. Fui lá. Pediu pra mamar, aí rolou, rolou, rolou, quis mamar de novo, rolou, rolou, rolou... Mudava de pose, vinha pra cima de mim, me dava cabeçada, puxava edredon, chutava edredon, sentava, deitava, mamava de novo, rolava, rolava... Ficou assim muito, MUITO tempo. Até que resolvi olhar que horas eram. 05:30. WHAT??????? Eu cansada, com sono, com estômago doendo, já tava perdendo a paciência. Mas nada do Nathan dormir. Pelos meus cálculos adormeceu lá por 06:00. Justo de 4a. pra 5a.! É que 5a. feira era dia de escolinha de novo e eu queria que ele acordasse cedo pra tomar café lá de novo e continuar na rotina.
  Bom, aprendi algumas lições. Por mais que a adaptação PAREÇA estar indo bem, isso claramente está afetando o Nathan. Segundo, aprendi que durante esse período é melhor ficar a noite toda lá no quarto dele, mesmo. Porque ficar acordada das 03:00 às 06:00 da madrugada, ainda por cima passando mal, NÃO DÁ!!

4 comentários:

  1. Poxa, a adaptação dele não está fácil mesmo, a impressão que passa, é que ele está se sentindo muito inseguro, mas acredito que isso seja uma consequência dele ter ficado quase só com vcs desde que se mudaram. Não tinha como ser diferente, mas aos poucos vai melhorar, e ele vai conseguir aproveitar o que a escolinha tem de melhor, e lembra o que vc mesma me dizia quando eu ia leva-lo aqui na escolinha ?
    Não faça cara de triste perto dele,não diga coitadinho nem nada do gênero, será que vc sem perceber não está passando isso para ele?
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que chato, hein? Realmente a minha adaptacao light (!) foi bem melhor tanto pra Sophia, quanto pra mim, pois mae sofre também...
    Mas se tem que ser deste jeito entao tente passar uma dose extra-grande de carinho e conforto, para ele saber que em casa está tudo como sempre foi. E lembre-se que geralmente as criancas realmnete param de chorar quando seus pais se vao. Sei que nao é muito consolo, mas enfim. E concordo com o que a mae disse: tente fazer cara de alegre para ele nao passar nenhuma mensagem negativa pra ele, sem querer...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não lembro, mãe. O que é que eu dizia? Pra fazer cara de feliz? :-) Nem falar "coitadinho"? Como eu era sábia, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Oi Taia.
    Bom, em relação à minha cara está tudo bem. Nunca fiz cara triste, preocupada, nem nada. Quando chegamos também falo com ele animada, lembrando as coisas que ele vai ter pra brincar e tal.
    É só que... por mais divertido que seja, não é casa e não é a mamãe.

    ResponderExcluir