quarta-feira, 4 de abril de 2012

Enganando o seu filho

  Quando a gente tem filhos pequenos, a gente sempre os engana, né? Falamos coisas tipo:
"Ah, acabou a bolacha"
"Hoje não dá pra ir na piscina, está fechada"
"Não sei onde está sua chupeta"
  Pois é, mas chega uma idade que essas táticas não funcionam mais. Acho que não tô conseguindo mais enganar o Nathan em nada.

  Esses dias fomos ao mercado. Logo na entrada tinha uma montanha gigantesca de cookies. Era justamente o da embalagem azul, que eu normalmente compro e ele conhece muito bem (e adora). Rapidamente fiz uma curva estratégica pra direita e tentei distraí-lo com alguma outra coisa, como eu sempre fazia ("Isso, cookie. Vamos ali pegar laranja?". Mas dessa vez não deu muito certo. Não sei se fazia muito tempo que ele não comia e estava com saudade, ou se estava com fominha, mas ficou repetindo sem parar "Cookie! Cookie! Cookie!". Aí tentei outra tática. Como já estávamos longe da pilha, falei pra ele: "Na hora de ir embora a gente pega, quando passar lá perto dos cookies de novo, ok? Você lembra a mamãe?".
  Continuamos fazendo as compras normalmente e, ao chegar no caixa, eu já tinha esquecido completamente dos cookies. Mas se tivesse lembrado, também ia fingir que não. Enfim, paguei a conta e, quando estávamos passando pelas portas do mercado, o Nathan fala "Cookie!". Danadinho... Não é que levou ao pé da letra o que eu falei? Quando saímos do mercado e ele viu que estávamos indo pro carro (ou seja, "hora de ir embora"), me lembrou dos cookies, como eu tinha falado. Bom, como eu sou a favor de sempre cumprir as promessas, guardei as compras no carro, voltamos pro mercado e compramos os cookies. Ele mereceu, né? :-)

  O Nathan gosta muito de carne e frango. Sempre dei misturada com arroz e legumes, mas nos últimos meses ele só pescava a carne e deixava o arroz. Então o que eu fazia pra evitar isso era servir primeiro o arroz com legumes. Quando ele parava de comer, aí eu trazia a carne. Mas... não dá pra enganar um toddler pra sempre. Hoje levei o arroz com abobrinha pra ele (e uns 10 dias atrás ele ainda comeu feliz e contente), que olhou pra mim e perguntou: "Cai?" (sua palavra pra carne). Eu não podia falar que não tinha, porque depois eu ia aparecer com o frango. É, essa tática também não funciona mais. Tem dias que realmente eu não faço carne, mas ele não é bobo e já percebeu que, quando tem arroz, normalmente a carne vem em seguida.
  Bom, aí o jeito foi dar o frango pra ele. Mas dei pouco e deixei o arroz em cima da mesinha dele, junto com um pote de abacaxi picado. Só 1hora depois de comer o frango foi que ele comeu umas 2 colheradas de arroz, mas aí resolveu que abacaxi era mais gostoso e comeu tudo.

  E aqui vai uma foto do meu mocinho, todo sujo e feliz comendo uma pizza:

3 comentários:

  1. hahaha, eu faço assim qdo faço arroz, beterraba, e carne, digo, um pouco de cada na colher, aí ela mesma já faz isso, se não tem beterraba, ela aponta e diz! Batata frita, se tem, tem q comer o arroz a carne junto, corto ela pequenina pra dar na colher, e funciona suuuper bem, ela come de tudo sempre! aí no final se comeu super bem, o premio é deixar ela pegar a batata frita na mão inteirinha só pra ela....sou super a favor de cumprir promessas, não falo o q nao vou cumprir nao minto, tipo vamos passear, e chegamos ao médico....digo, vamos no médico, vamos tomar injeção...ela confia muito em mim, sabe, qdo vou ao médico com ela e o médico é pra mim, ela nao fica desconfiada, olha pra mim e diz, mamãe, to aqui tá! nao fica com medo...rs....acho importante isso sabe, confiança...se digo q só vamos conversar com o médico, ela acredita e fica tranquila na consulta (trauma de injeção né)....agora doía meu coração dizer na saída de casa q iríamos dar uma injeçaõ, mas fazer o q! era a verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tática essa: um pouco de cada na colher. Devia ter feito isso desde cedo com o Nathan, porque atualmente ele tá com mania de querer comer só a parte preferida da refeição. Ou só a carne, ou só o brócolis e por aí vai.
      Só fiquei com dó na batata frita. Odeio batata misturada com arroz feijão, bléé, hehehe. :)

      Excluir
  2. Como dizem por aqui "combinado não sai caro" - se bem que a gente tem que pensar muito bem antes de fazer o combinado, né! Porque se fez, tem que cumprir mesmo.
    Eu também nunca menti sobre médicos, vacinas e remédios... Dizia "filha, o gosto é bem ruim, mas vai ajudar a sarar o seu dodói". Eu tenho a maior raiva quando ouço alguém dando remédio dizendo que é gostoso.
    Agora, pra comida... Precisava conseguir alguns truques, porque as duas estão ficando suuper "picky"

    ResponderExcluir